-
Na letra E, acredito que a forma verbal "vê-se" deveria estar flexionada no plural (veem-se), pois trata-se de voz passiva sintética e refere-se a "demandas por direitos humanos".
Para facilitar, podemos reescrever a frase na voz passiva analítica, que ficaria assim:
"Demandas por direitos humanos são vistas em diferentes países e culturas..."
------------------------------------------------
Se minha análise estiver errada, corrijam-me por favor.
-
Na alternativa A, eu diria que o termo "hoje" está deslocado e, portanto, deveria ser colocado entre vírgulas.
-
Além dos erros já apontados nos comentários abaixo, não haveria outros erros na B e E?
Na alternativa B, "no qual" não deveria ser "nos quais", concordando com "Em lugares onde há sérios conflitos sociais".
E na alternativa E, "por ativistas que se faz ouvir" não deveria ser "...por ativistas que (os quais) se fazem ouvir; e, a divulgação , "tornaram-se" não deveria ser "tornou-se", concordando com "a divulgação"?
-
Os motivos para marcar a letra A)
B) no qual - nos quais
C) tem - têm
D) ativistas que se faz ouvir - ativistas que se fazem ouvir
E) veem-se demandas
-
O TERMO "HOJE" ESTÁ DESLOCADO E DEVERIA ESTAR ISOLADO POR VÍRGULAS, TRATA-SE DE UM ADVÉRBIO. QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO.
-
A) despeito de haver flagrantes violações aos direitos humanos em diversas partes do mundo, hoje eles constituem uma conquista e um patrimônio ético e cultural da humanidade.
B) Em lugares onde há sérios conflitos sociais, no qual ( NOS QUAIS) ocorrem violações a dignidade humana, de diversas ordens, tornam-se mais importantes do que nunca a promoção dos direitos humanos.
C) Na sociedade moderna, a autonomia do ser humano é valorizado( VALORIZADA) pelo pensamento filosófico, pois enquanto todos os homens são livres, iguais e tem direitos por natureza.
D) No plano internacional, a divulgação dos direitos humanos feitos ( FEITA) por ativistas que se faz ouvir, tornaram-se um dos instrumentos contra o cerceamento das liberdades individuais.
E) Vê-se em diferentes países e culturas, demandas por direitos humanos, mesmo nos lugares onde renega ( RENEGAM) a interpretação dos países ocidentais de quais seriam esses direitos.
Quaisquer erros me corrijam :)