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ID
3078442
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Agitador cultural, artista plástico, cenógrafo, jornalista, analista geopolítico, escritor, arquiteto e engenheiro de formação, Flávio de Carvalho (1899-1973), figura excêntrica ou mesmo marginal na história da modernidade artística brasileira, tem sido retomado nos últimos anos, como atestam recentes publicações e exposições acerca de seus trabalhos.

      Conhecido mais por suas pinturas e por suas polêmicas experiências artísticas, pouco se fala de sua produção no campo da arquitetura. Após concluir o curso superior em Engenharia Civil em Newcastle, norte da Inglaterra, Flávio retornou ao Brasil em 1922 e passou a trabalhar no escritório Ramos de Azevedo até 1926, quando abriu seu próprio escritório no centro da cidade de São Paulo.

      Se foi Gregori Warchavchick (1896-1972) quem publicou no Brasil o primeiro manifesto a favor da arquitetura moderna, em 1925, Flávio de Carvalho é quem realiza, em 1927, aquele que é considerado o primeiro projeto de arquitetura moderna no país. Sob o pseudônimo de Eficácia, o projeto excêntrico é feito para o concurso do Palácio do Governo do Estado de São Paulo. Embora derrotado, seu trabalho gera polêmica e produz discussões, ao apresentar inovações estilísticas e estéticas para o período, rendendo três artigos de Mário de Andrade com elogios e críticas, publicados no jornal Diário Nacional.

      Seus projetos de arquitetura moderna, entretanto, só se concretizaram quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias. Em 1936, iniciou a construção da Vila Modernista, concluída em 1938: um conjunto de 17 casas de aluguel localizadas no atual bairro Jardim Paulista (São Paulo-SP), na esquina da Alameda Lorena com a Rua Rocha de Azevedo. Elas vinham com uma “bula”, folheto informativo explicando os modos de uso que potencializariam sua habitação, que destacava: “Casas frias no verão e quentes no inverno”.

      Em 1938, Flávio de Carvalho construiu a Casa Modernista da Fazenda Capuava, na cidade de Valinhos–SP. De acordo com Flávio, em entrevista concedida a Dulce Carneiro, sua casa é concebida “(...) dentro de uma visão poética, é produto de pura imaginação, tentando criar uma maneira ideal de viver”.

     Com a conclusão da casa, Flávio passou a viver nela, que além de moradia funcionava como ateliê, onde vivenciava sua maneira ideal de viver. A casa era “(...) um misto de templo e aeronave, (...) uma aposta na continuidade do fazer artístico no espaço da existência (...). A reunião de materiais improváveis como o alumínio e a madeira, a escala dos espaços, a preocupação com detalhes como o tipo e a forma das maçanetas e armários, a policromia dos tetos, paredes e colunas, a conexão entre portas e janelas nas quinas de alguns cômodos, a integração entre espaços internos e externos, o paisagismo, enfim, a totalidade arquitetônica foi dimensionada cuidadosamente por Flávio de Carvalho. Mais do que uma máquina de morar, ele conseguiu um ninho ao mesmo tempo primitivo e futurista”.

(Adaptado de: STEVOLO, Pedro Luiz, “A Casa Modernista de Flávio de Carvalho”. Disponível em: www.revistas.usp.br

Seus projetos de arquitetura moderna, entretanto, só se concretizaram quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias. (4° parágrafo)


Uma redação alternativa para a frase acima, em que se mantêm a coerência e a correção, encontra-se em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Seus projetos de arquitetura moderna, entretanto, só se concretizaram quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias. (4° parágrafo) >>> temos uma conjunção coordenativa adversativa, procuramos por uma com esse valor e a coerência da frase e o sentido mantidos:

    A) Contando com dinheiro próprio e em terras familiares, os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho podia se realizar. → não temos uma conjunção apresentando o valor contrário, opositivo;

    B) Os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho, entretanto, eram realizados exceto com dinheiro próprio e em terras de família. → esse "exceto" exclui a ideia da realização com o dinheiro próprio, logo o sentido é danificado;

    C) Todavia, as suas custas e com terras de família que foram realizados os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho. → a ausência da preposição "a" causa uma falha, traz ambiguidade à frase, o correto seria: às suas custas;

    D) Assim se realizava, apenas nas terras da família de Flávio de Carvalho, e com dinheiro próprio, os projetos de arquitetura moderna. → o quê era realizado? Os projetos se REALIZAVAM.

    E) No entanto, apenas se realizados em terras de sua família e às suas próprias custas é que os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho se concretizavam. → frase correta, temos a conjunção coordenativa adversativa e o sentido é perfeitamente mantido.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • para entender essas questões da FCC tenho 4 dicas

    1 Exclua qual quer erro de concordância, regência gramatica, pontuação, e que esteja em desacordo com o que é dito

    SÓ Por exclusão de concordância a letra A e D fica fora do gabarito

    A -Contando com dinheiro próprio e em terras familiares, os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho podia se realizar.

    CONTANTO é uma conjunção condicional diferente de e entretanto que é ADVERSATIVA

    podia se realizar esta no singular não concordando com o sujeito OS PROJETOS

    D- Assim se realizava, apenas nas terras da família de Flávio de Carvalho, e com dinheiro próprio, os projetos de arquitetura moderna.

    ASSIM é conclusivo, e realizava não concorda com o sujeito - OS PROJETOS DE ARQUITETURA .

    só por logica da ideia letra B

    B- Os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho, entretanto, eram realizados exceto com dinheiro próprio e em terras de família.

    Aqui há 2 erros primeiro numa reescritura não é comum que se repita o que já foi dito na frase principal, então, só por isso, já poderíamos exCluir a frase pois repete a conjunção ENTRETANTO.

    E tem o fato de a frase estar em desacordo com a ideia principal pela termo EXCETO

    A DICA 2 ACHE CONJUNÇÕES EQUIVALENTES-

    Seus projetos de arquitetura moderna, entretanto, se concretizaram quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias.

    entretanto = TODAVIA ou NO ENTANTO

    SÓ = APENAS

    ficaríamos coma letra C ou E

    C- Todavia, as suas custas e com terras de família que foram realizados os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho.

    E ) No entanto, apenas se realizados em terras de sua família e às suas próprias custas é que os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho se concretizavam.

    Vou ser sincera nem pensei no que o Artur disse com relação a letra C da parte craseada, fiz a exclusão por essa outra dica

    3 - RESPEITE As SEQUÊNCIAs DAS IDEIAS

    Seus projetos de arquitetura moderna/, entretanto/, só se concretizaram /quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias.

    C - Todavia, as suas custas e com terras de família que foram realizados os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho.

    esta invertido da frase principal

    E- No entanto, apenas se realizados em terras de sua família e às suas próprias custas é que os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho se concretizavam.

    não esta invertido

    4 - DICA NÃO OMITIR TERMOS

    Seus projetos de arquitetura moderna/, entretanto/, só se concretizaram /quando realizados em terras da família e construídos com verbas próprias.

    C - Todavia, as suas custas e com terras de família que foram realizados os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho.

    E- No entanto, apenas se realizados em terras de sua família e às suas próprias custas é que os projetos de arquitetura moderna de Flávio de Carvalho se concretizavam.

    o verbo concretizar está omitidona letra C e a conjunção só = apenas, também.

  • A utilização de PRODUTO está correta, é o resto da frase que está equivocada. Produto = Renda = Despesa. No caso da curva OA/DA, o eixo x corresponde ao produto sim, enquanto o eixo y corresponde ao nível geral de preços.