-
Fatores Motivacionais - Intrínsecos: São chamados de fatores "satisfacientes", pois se atendidos levam à satisfação com trabalho realizado, mas, se não atendidos, não leva à insatisfação, mas à falta de entusiasmo, à apatia e à perda de sentido do trabalho. Exemplo: Enriquecimento de tarefas; Possibilidade de crescimento...
-
Segundo a teoria Bi-fatorial ou de dois fatores de Herzberg, existem fatores que levam a satisfação e existem fatores que se não atendidos levam a insatisfação.
Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Os fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
Enriquecimento de cargo, em suma, se caracteriza pelo aumento do conteúdo do cargo do funcionário, com ampliação das atividades desenvolvidas pelo mesmo e da responsabilidade atribuída àquele cargo. Logo, percebemos que o Enriquecimento de Cargo consiste num fator Motivacional.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Os Fatores Motivacionais operam no sentido positivo, tendendo a aumentar a produtividade e os resultados, trazendo motivação no longo prazo.
Os Fatores Higiênicos produzem motivação no curto prazo e tendem a atuar no sentido de impedir situações negativas.
-
E eis que eu cai na pegadinha! ;x
Fatores Motivacionais (Influenciam a satisfação)
•crescimento pessoal
•Conteúdo do cargo (enriquecimento das tarefas)
•Exercício da responsabilidade
•Reconhecimento
•Realização
Fatores Higiênicos (Influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativo)
•Salários
•Relacionamentos Pessoais
•Condições de trabalho
•Supervisores
•Segurança
•Políticas da empresa
GABA "a''
-
Segundo RIBAS (2015), motivação é “um estado interior que induz uma pessoa a
assumir determinados tipos de comportamento". A questão em análise trata especificamente
sobre a Teoria Motivacional de Herzberg
ou Teoria dos Dois Fatores ou Bifatorial. Essa Teoria proposta por
Frederick Irving Herzberg, nos
mostra que existem dois fatores, um interno ou motivacional e outro externo ou
higiênico, que impactam na motivação e na satisfação das pessoas.
Os fatores internos estão relacionados ao
conteúdo do trabalho exercido, como: aprendizado, reconhecimento, promoção,
desafios. Já os fatores externos estão relacionados ao ambiente em que esse
trabalho ocorre, como: benefícios, salário, relacionamentos, condições de
trabalho, políticas etc.
Após essa breve explicação e a partir da
análise da questão, podemos perceber que os fatores motivacionais se relacionam
com o conteúdo do trabalho exercido, ou seja, com o aprendizado, novos
conhecimentos, com os desafios intelectuais, com a expectativa de que o
trabalho seja desafiador intelectualmente, com o enriquecimento das atividades
realizadas. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a
letra “A".
GABARITO
DO PROFESSOR: LETRA “A".
FONTE:
RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3ª Ed. – Brasília: Alumnus,
2015.
-
GAB. A
Segundo Rennó (2015):
"Os fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade."
Nesse caso, o enriquecimento de tarefas está relacionado diretamente com a motivação das pessoas.
OBS: Nem DINHEIRO e nem PESSOAS são fatores motivacionais...
-
A teoria de Herzberg tem sido criticada por não considerar as diferenças individuais na motivação, trabalhando os dados de forma agregada. Outra crítica reside na simplificada relação presumida entre satisfação e produtividade. A pesquisa tentou medir a satisfação, a qual não implica sempre maior produtividade. Contudo, essa teoria influenciou, em boa medida, a prática administrativa e refletiu-se em programas de enriquecimento do trabalho.
Labuta nossa de cada dia.
-
Dentro da teoria dos dois fatores, temos como fatores motivacionais aspectos relacionados ao mais alto nível de autorrealização do indivíduo, tais como o reconhecimento, a possibilidade de crescimento pessoal, o conteúdo (atribuições) do trabalho e o exercício da responsabilidade. Em geral, são fatores intrínsecos.
A motivação ocorrerá apenas se estiverem presentes alguns desses fatores. E se eles não estiverem presentes? Teríamos desmotivação?
Errado! Teríamos neutralidade, ou seja, a ausência de fatores motivacionais não gera desmotivação, gera apenas uma indiferença pelo empregado.
Por outro lado, aspectos como salários, condições de trabalho, estilo de supervisão, segurança, relacionamentos pessoais no trabalho e políticas da empresa seriam fatores higiênicos. Fatores higiênicos são aqueles que se relacionam como a insatisfação no trabalho. Quando ausentes geram insatisfação, porém caso estejam presentes não geram motivação.
O enunciado descreve:” para proporcionar continuamente a motivação no trabalho (fator motivacional presente). A única alternativa que apresenta um aspecto motivacional (intrínseco) é a letra A.
O enriquecimento do trabalho consiste em modificar o conteúdo do trabalho, o que significa, na prática, aumentar a responsabilidade do emprego, o que, segundo a teoria dos dois fatores, é um aspecto motivacional.
Coaching, trabalho em equipes, programas de mentoria e rodízio de papéis não atuam diretamente na modificação de aspectos intrínsecos do trabalho, por isso não representam a melhor alternativa.
Vale destacar, no entanto, que o Coaching e o rodízio de papéis podem ser utilizados dentro de um programa que estimule o crescimento profissional (fator motivacional). Ou seja, a depender do contexto, podem afetar aspecto motivacional. Portanto, acredito que a questão possa suscitar dúvidas em muitos candidatos.
Em questões dúbias, procure a alternativa “blindada” a polêmicas, isto é, aquela que indiscutivelmente está correta. Nessa questão, a melhor alternativa é o enriquecimento de cargo, pois ele modifica o conteúdo do cargo, que é a expressão utilizada nos livros de administração ao exemplificar os aspectos motivacionais. Em outras palavras, sempre que existir mais de uma alternativa plausível procure aquela que mais se aproxima do termo utilizado no pdf/livro.
Gabarito: A