SóProvas


ID
3078559
Banca
FCC
Órgão
SEGEP-MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Suponha que determinado Estado, em face de situação de constrição orçamentária e financeira decorrente de queda acentuada na arrecadação de impostos, esteja reavaliando diversas ações e programas governamentais para definir aqueles que serão descontinuados. Nesse cenário, passou a avaliar programa de construção de moradias populares, voltado a famílias de baixa renda, buscando a redução do déficit habitacional e melhorias urbanísticas. Em uma auditoria de custos, ficou claro que o valor empregado na construção de cada moradia era significativamente mais alto do que seria esperado pelo metro quadrado de construções daquele padrão, além da verificação de sucessivos atrasos no cronograma de entrega das moradias. Diante de tais constatações, eventual decisão governamental de suspensão do referido programa estaria pautada:


I. Na falta de eficiência, eis que não se verificou o uso racional e econômico dos insumos.

II. Em falha quanto à efetividade, em decorrência do atraso na entrega, frustrando as legítimas expectativas da população.

III. Na ausência de eficácia, que impõe a aplicação de paradigmas do mercado privado para a atuação pública.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    ◼ Eficiência - implica fazer o melhor uso possível dos recursos disponíveis. Sejam eles humanos, financeiros, materiais etc.

    ◼ Eficácia - envolve o alcance dos objetivos ou metas pretendidos, independentemente dos custos envolvidos.

    ◼ Efetividade: é a dimensão do desempenho que representa a relação entre os resultados alcançados e as transformações ocorridas. Possui foco externo e refere-se aos impactos.

  • forçou heim o II

  • Gab. B

    Eficiência: significa fazer as coisas direito (fazer certo). É a relação en­ tre recursos (financeiros, materiais, humanos, tecnológicos, ambientais etc.). É a capacidade de realizar atividades ou tarefas com perdas mínimas, com o melhor aproveitamento possível de recursos.

    Eficácia: significa fazer a coisa certa. Está relacionado com o alcance das metas e objetivos estabelecidos. É o grau de coincidência dos resultados e os objetivos.

    Efetividade: é o resultado de um trabalho de qualidade de uma empresa. É a capacidade de produzir um efeito, que pode ser positivo ou negativo. Consequentemente, o que é efetivo não é necessariamente efi­ciente ou eficaz.

    Fonte: ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA - Giovanna Carranza, 3° edição.

  • EFICÁCIA

    >FAZER A COISA CERTA

    >ALCANÇAR AS METAS E OS OBJETIVOS

    >FOCO EXTERNO -->SOCIEDADE

    EFICIÊNCIA

    >FAZER MAIS COM MENOS

    >FAZER DIREITO

    >MEDIR A EFICIÊNCIA

    SETOR PÚBLICO: QUANTIDADE DE CIDADÃOS BENEFICIADOS

    SETOR PRIVADO: MARGEM DE LUCRO

    EFETIVIDADE

    PARA ADM PÚBLICA: GRAU DE IMPACTO A SOCIEDADE

    PARA ADM GERAL: EFICIÊNCIA + EFICÁCIA

  • Na boa, esse item II ficou mt duvidoso, não sou expert na matéria, mas achei forçado. O referido atraso da obra fica mais atrelado à falta de eficácia, enquanto a efetividade seria se a frustração da população pelas casas não suprissem a necessidade de moradia da população

  • ACHEI O ITEM II UM PÉ NO SACO...

  • Desde quando efetividade tem relação com frustrar expectativas? Pelo que eu sei efetividade tem relação com determinada ação produzir um efeito, impacto. Eu hein?! Essa fundação cópia e cola inventa cada uma.... ('_')

  • Absurdo a banca considerar o item 2 verdadeiro

  • Para resolução da questão, faz-se necessário o conhecimento de Eficiência, Eficácia e Efetividade. Eficiência é o uso racional e econômico dos insumos na produção de bens e serviços; é uma relação entre insumos e produtos. Insumos são recursos humanos, materiais e componentes. A eficiência também considera o custo dos insumos e não pode comprometer a qualidade. A Eficácia é o grau de alcance das metas, é uma medida de resultados utilizada para avaliar o desempenho da administração. Demonstra a capacidade de entregar bens/serviços imediatos. A eficácia não considera custos. Já a Efetividade, refere-se à capacidade de fazer uma coisa da melhor maneira possível e no maior grau de racionalidade possível, gerando um resultado, um impacto positivo, no público alvo.
    Em face do exposto, podemos afirmar que:
    I. Faltou eficiência, uma vez que não houve a utilização racional dos insumos;
    II. Houve redução do impacto esperado, pois a expectativa da população não foi atendida e a demora e o aumento dos gastos diminuiu o resultado da política pública;  
    III. Não podemos falar que a Administração não foi eficaz, uma vez que houve a entrega das casas.
    Portanto, as alternativas I e II estão corretas. Sendo assim, o gabarito da questão é a letra “B".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “B".