SóProvas


ID
3079279
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia atentamente um trecho da entrevista realizada pelo jornal “A tarde” com o consultor de marketing Mario Persona para responder à questão. (Adaptado)


      A Tarde: O que você tem a dizer sobre pessoas que "sofrem" uma espécie de ansiedade tecnológica, aquele tipo de situação que envolve a falta de capacidade de controle quando o assunto é dominar programas e utilização do micro?

      Mario Persona: Essa ansiedade é comandada pela necessidade. Hoje saber estar familiarizado com a tecnologia da informação é tão necessário quanto foi no passado estar familiarizado com a pena — saber escrever. Nossos sentidos foram expandidos e a entrada e saída de dados que recebemos do ambiente depende agora desses acessórios tecnológicos.

      A Tarde: Em muitos casos, a pessoa perde as estribeiras e parte para a solução mais "irracional" possível: pode até mesmo dar umas pancadas no micro...

      Mario Persona: Já fiz isso. Felizmente não quebrou nada. Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis. É a impressora que para na hora de imprimir aquela proposta urgente. É a Internet que decide ficar muda quando mais preciso enviar ou receber meus e-mails, ou pesquisar algo.

      A Tarde: No caso de a pessoa ter mais de três contas de e-mail, a seu ver, isso seria uma forma de ansiedade ou dispersão? O que acha disso?

      Mario Persona: Hoje é preciso ter mais de uma conta de e-mail, às vezes até por segurança ou prevenção. Aconselho que toda pessoa tenha pelo menos três contas. Uma da empresa onde trabalha, um e-mail pessoal ligado a toda sua rede de relacionamentos e uma terceira conta, de preferência dessas de provedores gratuitos, que é útil para ser usada nesses sites de Internet que pedem seu e-mail e depois enviam propaganda. Obviamente você não deve usar essa conta para contatos importantes. 

Leia o trecho extraído do texto e assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas, preservando o seu sentido original e respeitando a Gramática Normativa da Língua Portuguesa.


“Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → “Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

    A) tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios./ que resolve interromper a impressão daquela → CORRETO.

    B) resolve gerar problemas sem solução, devido à hora em que acontecem./ cuja a impressão dá algum problema justamente no momento de imprimir → não pode ter artigo após o pronome "cujo".

    C) , nas piores horas, costuma dar problemas./ em que apresenta, no pior momento, problemas na impressão daquela → nenhum termo exige o uso da preposição "em", o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

    D) decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes./ que decide dar problema no momento de imprimir → no momento de imprimir proposta urgente (fica sem qualquer sentido, a falta de um artigo causa um erro, deixa a frase incoerente).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Gabarito, Letra A

    Para quem ficou na dúvida entre "A" e "D":

    Trecho do Texto →"Até hoje o micro resolve inventar uma novidade nas horas mais impossíveis"

    A) "tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios." (sinônimo de indesejado, sentido mais aproximado de "Impossíveis")

    D) "decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes" (sinônimo de "conveniente" ou propício; possui sentido contrário a "impossíveis". Para preservação do sentido original do texto, o correto seria "mais inconveniente" ou "menos conveniente")

  • GABARITO: LETRA A

    → “Até hoje o micro _____. É a impressora _____ proposta urgente.”

    A) tem mania de causar dificuldades operacionais nos momentos mais impróprios./ que resolve interromper a impressão daquela → CORRETO.

    B) resolve gerar problemas sem solução, devido à hora em que acontecem./ cuja a impressão dá algum problema justamente no momento de imprimir → não pode ter artigo após o pronome "cujo".

    C) , nas piores horas, costuma dar problemas./ em que apresenta, no pior momento, problemas na impressão daquela → nenhum termo exige o uso da preposição "em", o correto seria somente o uso do pronome relativo "que".

    D) decide criar um problema novo nos momentos menos inconvenientes./ que decide dar problema no momento de imprimir → no momento de imprimir proposta urgente (fica sem qualquer sentido, a falta de um artigo causa um erro, deixa a frase incoerente).

  • Por que  tem concureiros que apenas repetem os comentários dos outros???? falta de criatividade ou outra coisa???

  • Só de ler percebe que é a alternativa A , as outras ficam totalmente sem nexo.

  • que decide dar problema no momento de imprimir (a) proposta..

    na D fica sem sentido .. falta um artigo aí 

    letra a
     

  • a letra  "B ", está errada pq nunca vem o artigo depois de  "cuja"

    e as outras letras o verbo "dar " tem que tá conjugado na 3 pessoa, ficando  "dá ", pois se refere ao micro e à impressora, portanto resposta correta letra  "A ". com a própria gramática resolve.

  • Achei a questão muito mal elaborada ou eu que estou lento. Sò depois que li os comentários, depois de forçar a barra, entendi que era p completar os trechos em brancos com umas das alternativas. (Esse povo da banca é uma praga). Ou a gente ferra eles ou ele nos ferra. É duro!