SóProvas


ID
3079492
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/64, constitui receita derivada, instituída pelas entidades de direito público, nos termos da Constituição e das Leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou específicas exercidas por essas entidades. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Lei 4320 - Gabarito letra C

    Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinado-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades .

  • Tributo é uma das origens da Receita Corrente na classificação orçamentária por Categoria Econômica.

    Quanto à procedência, trata-se de receita derivada cuja finalidade é obter recursos financeiros para o Estado custear as atividades que lhe são correlatas. Sujeitam-se aos princípios da reserva legal e da anterioridade da lei, salvo exceções.

    Fonte: MCASP 8ª Edição.

  • CLASSIFICAÇÃO DAS RECEITAS

    Quanto à AFETAÇÃO PATRIMONIAL:

    Efetiva – Aumento o patrimônio líquido sem contrapartida no passivo. Ex.: Receita Corrente (salvo, recebimento da dívida ativa);

    Não efetiva – Entradas/ Alterações compensatórias. Ex.: Receita de Capital (salvo, recebimento de transferência de capital)

    Quanto à REGULARIDADE/PERIODICIDADE:

    Ordinárias Ingressos permanentes e estáveis (Ex.: IPTU, IPVA, IR, ...)

    Extraordinárias – Ingressos eventuais e imprevisíveis (Ex.: indenizações, ...)

    Quanto à COERCITIVIDADE:

    Originárias – Provêm do patrimônio do próprio Estado.

    Derivadas – Obtida pelo Estado via sua autoridade coercitiva. Ex.: Multa e tributos.

  • Art. 9º Tributo é a receita derivada instituída pelas entidades de direito publico, compreendendo os impostos, as taxas e contribuições nos termos da constituição e das leis vigentes em matéria financeira, destinando-se o seu produto ao custeio de atividades gerais ou especificas exercidas por essas entidades.           

  • C- TRIBUTO