Diversos autores, tanto da Administração como da Psicologia baseiam-se nas técnicas apresentadas na obra de Norman R. F. Maier. Para a autora, existem três relações de causa e efeito baseadas em três tipos de entrevistas de avaliação: falar- e - convencer, falar-e-ouvir e solução de problemas.
O método falar-e -convencer ou diga- e-venda estão baseados na capacidade de persuadir um colaborador a mudar a forma como se posiciona diante do seu trabalho, ou seja, é a maneira como ele entende que o trabalho deve ser feito. Isso pode exigir novos comportamentos por par te do colaborador e o uso hábil de incentivos à motivação por parte do avaliador/supervisor.
O segundo método apresentado pela autora é o falar-e-ouvir ou método diga-e-escute. Esse método implica que a entrevista seja dividida em duas etapas, que exigem habilidades específicas. Na primeira etapa, é importante a capacidade de comunicar os pontos fortes e fracos do desempenho do avaliado. Já na segunda par te da entrevista, são explorados amplamente os sentimentos do avaliado sobre a avaliação.
O terceiro método proposto por essa autora é o solução de problemas. Segundo esse método, o papel do avaliador deixa de ser o de juiz do desempenho e passa a ser o de auxiliar. Ouvir, aceitar e reagir aos sentimentos são elementos essenciais na entrevista de solução de problemas, que além do interesse pelos sentimentos do avaliado, busca estimular seu crescimento e desenvolvimento, discutindo seus problemas, necessidades, inovações e insatisfações. (GABARITO)
Dalmau, M. B. L.; Benetti, K. C. (2009). Avaliação de Desempenho. Curitiba: IESDE.