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ID
3080584
Banca
FCC
Órgão
MPE-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                   Antropologia reversa
 
      É sempre tarefa difícil – no limite, impossível – compreender o outro não a partir de nós mesmos, ou seja, de nossas categorias e preocupações, mas de sua própria perspectiva e visão de mundo. “Quando os antropólogos chegam”, diz um provérbio haitiano, “os deuses vão embora”.

      Os invasores coloniais europeus, com raras exceções, consideravam os povos autóctones do Novo Mundo como crianças amorais ou boçais supersticiosos – matéria escravizável. Mas como deveriam parecer aos olhos deles aqueles europeus? “Onde quer que os homens civilizados surgissem pela primeira vez”, resume o filósofo romeno Emil Cioran, “eles eram vistos pelos nativos como
demônios, como fantasmas ou espectros, nunca como homens vivos! Eis uma intuição inigualável, um
insight profético, se existe um”.

      O líder ianomâmi Davi Kopenawa, porta-voz de um povo milenar situado no norte da Amazônia e ameaçado de extinção, oferece um raro e penetrante registro contra-antropológico do mundo branco com o qual tem convivido: “As mercadorias deixam os brancos eufóricos e esfumaçam todo o resto em suas mentes [...] Seu pensamento está tão preso a elas, são de fato apaixonados por elas! Dormem pensando nelas, como quem dorme com a lembrança saudosa de uma bela mulher. Elas ocupam seu pensamento por muito tempo, até vir o sono. Os brancos não sonham tão longe quanto nós. Dormem muito, mas só sonham consigo mesmos”.

(Adaptado de GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 118-119)

O título – Antropologia reversa – justifica-se porque o autor considera em seu texto a

Alternativas
Comentários
  • Antropologia é uma ciência que se dedica ao estudo aprofundado do ser humano. É um termo de origem grega, formado por ?anthropos? (homem, ser humano) e ?logos? (conhecimento).

    A reflexão sobre as sociedades, o homem e o seu comportamento social é conhecida desde a Antiguidade Clássica pelo pensamento de grandes filósofos. Em destaque há o grego Heródoto, considerado o pai da História e da Antropologia.

    No entanto, foi somente com o Movimento Iluminista no século XVIII que a Antropologia se desenvolveu como ciência social, através do aprimoramento de métodos e classificações humanas. Neste período, o relato de viajantes, missionários e comerciantes sobre os hábitos dos nativos das novas terras descobertas e os debates sobre a condição humana, foram muito importantes para o desenvolvimento dos estudos antropológicos.

    Estudar o ser humano e a diversidade cultural, envolve a integração de diversas disciplinas que procuram refletir sobre todas as dimensões humanas.

    Abraços

  • gab: C

    Eventualidade de que um objeto de nossa análise antropológica passe a ser ele próprio o sujeito que nos analisa.

    Antropologia reversa porque é o oposto do esperado, um revés. Evidenciando a maneira como os povos autóctones do Novo Mundo enxergavam os europeus, ou ainda a visão do Davi Kopenawa em relação aos brancos. De objetos de análise passam a ser sujeitos observadores e atentos.

    Bons estudos.

  • GABARITO: LETRA C

    → temos a ideia de uma antropologia reversa , ou seja, é apresentado uma visão contrária, o texto mostra como o "branco", os invasores europeus consideravam um povo;

    → no último parágrafo esse povo que é alvo de uma análise sofre o processo reverso e é analisado:   O líder ianomâmi Davi Kopenawa, porta-voz de um povo milenar situado no norte da Amazônia e ameaçado de extinção, oferece um raro e penetrante registro contra-antropológico do mundo branco com o qual tem convivido [...] >>> ou seja, há uma antropologia às avessas.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Confesso que fiquei em dúvida em relação as alternativas "C" e "E". Porém, no enunciado da alternativa "E" o examinador usa a expressão "culturas primitivas". Um juízo de valor ultrapassado há muito tempo. Fui na C!

  • Antropologia reversa significa analisar / estudar o lado oposto ao lado principal.

    Alternativa (A) incorreta O pesquisador e o pesquisado não constituem uma antropologia reversa, já que “reverso" significa oposição oposta à normal. É até incoerente afirmar que o sujeito o qual analisa e seu objeto de estudo adotando os mesmos critérios para se qualificarem simultaneamente seja uma antropologia reversa. Reverso seria se o que é objeto de estudo passasse a ser o analisador, e não os dois sendo objeto de estudo.


    Alternativa (B) incorreta Essa dificuldade em compreendermos o outro a partir dos valores antropológicos que elegemos como absolutos faz parte do objeto de estudo do sujeito que analisa. Não é considerado reverso, ou seja, oposto. 

    Alternativa (C) correta É uma antropologia reversa porque os brancos passaram a ser objeto de análise daqueles que, até então, eram os objetos de análise. A forma como os povos autóctones do Novo Mundo observavam e descreviam os invasores coloniais europeus corrobora a troca de posições do sujeito e objeto de análise.

    Alternativa (D) incorreta O erro está em afirmar que os intérpretes de uma cultura diferente sejam os menos qualificados para analisar a cultura de um outro povo.


    (Aqui, abro um parêntese para afirmar que não existe cultura estranha, mas diferente. Penso que o uso da palavra “estranha", ao se referir à cultura de um povo, é inadequado, visto que gera uma discriminação.)


    Alternativa (E) incorreta O objeto de estudo – os povos autóctones do Novo Mundo – mudou de posição, isto é, passou a ser o sujeito de análise; porém, não foi uma penalização que eles tenham sofrido, foi algo eventual, ou seja, ao acaso.

    Gabarito da professora: Alternativa C.

  • Fui de B.. não entendi