SóProvas


ID
3080605
Banca
FCC
Órgão
MPE-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                              Linguagens
 
      Há muitas linguagens em nossa linguagem. Disse isso a um amigo, a propósito da diversidade de níveis de comunicação, e ele logo redarguiu:

      − Mas certamente você concordará em que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores.

      − Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. A própria noção de erro ou acerto está mais do que relativizada. Tanto posso dizer “e aí, mano, tudo nos conformes?” como posso dizer “olá, como está o senhor?”: tudo depende dos sujeitos e dos contextos
envolvidos.
      As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance diferenciam-se enormemente, cada uma envolvida com uma determinada função. Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento
.

                                                                                    (Norton Camargo Pais, inédito)

No último parágrafo do texto,

Alternativas
Comentários
  • natureza ética

    "é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento."

    Conceito de ética

    "parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, refletindo esp. a respeito da essência das normas, valores, prescrições e exortações presentes em qualquer realidade social."

    "conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa e moral de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade."

    Abraços

  • O que há de errado na letra A?

  • "brigas de trânsito" - valor ético?

  • Meu Deus...rs ' discussão de trânsito pode até ser ético...na maioria das vezes 1% dos casos...Muito subjetiva esta resposta cabe um recursinho...

  • Pqp! FCC anda cheia de pitadas de maldade. Deve ser interessante ver uma briga de trânsito pautada pelo "diálogo" só com termos éticos...

  • Não há, no texto em questão, qualquer menção à ética, mas um dialogo sobre os possíveis de níveis de comunicação a depender da situação. Conquanto, o amigo do dono texto, refute ao afirma: "que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores." Este abre uma discussão subjetiva do assunto, aquele, para defender sua tese, exemplifica, no ultimo parágrafo, tais situações, a saber:"As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance diferenciam-se enormemente, cada uma envolvida com uma determinada função. E arremata, que ao me ver, foi o que gerou o texto: "Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento". Mas ética?, por favor, se um dos colegas a vislumbra no texto, ficaria honrado se poder dividi-la. abç!!!!

  • Cade o Fodastico do Arthur Carvalho pra nos esclarecer esta questão?????

  • kkkkkkkkkkkk.

    alguém, por obsequio, nos explique o porquê da resposta não ser a letra A???w

  • Valores éticos? WTF

  • FCC se tornado FGV agora?

    Tanta banca pra se espelhar e quer ser a pior delas, pqp.

  • Peçam comentário do professor!!

  • Reitero as palavras do Ministro Luís Roberto Barroso:

    "Me deixa de fora desse seu mau sentimento, você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia."

  • Não marquei a letra A porque fala de "níveis" de linguagem, mas o que o texto propõe não é um escalonamento delas, como o próprio amigo afirma ao dizer que há "boas e ruins", "melhores e piores", e sim que há uma linguagem para cada situação. Fui por exclusão, porque também achei a letra E estranha, mas olhando as outras, essa pareceu estar mais certa.

  • As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance...

    Entendi que essa parte se referia aos "diferentes níveis de comunicação" para a letra A. Fui sem medo e errei lindamente.

    Não identifiquei nada que fale de ética, socorro!

    Pedi comentário do professor!

  • MEU DEUS!! Essa questão teve o maior índice de erros que eu já vi em 3 anos de QC.

  • Fiquei de cara com a redação tosca da alternativa E que só contribui pra confusão toda. Mas acredito que a alternativa refere-se à última frase do texto, quando o autor associa a pluralidade de discursos à defesa da liberdade de expressão e de pensamento.

  • Fui na letra A. Porém quando vi um índice alto de erros, com certeza pensei em mudar para uma questão que poucos a marcariam.

    O homem que mais comenta questões de português, Arthur Carvalho, deve estar pesquisando a resposta, porque até agora ele não se pronunciou.

  • Alguém anotou a placa?

  • Gabarito E

    ALTERNATIVAS

    A) empregam-se como ilustrações textuais diferentes níveis de comunicação. CORRETA

    B)corrobora-se a formulação de juízo aventada pelo amigo do autor do texto.

    Não se corrobora, pelo contrário.

    C)vai-se de encontro à tese predominante do texto, que supõe valores relativos.

    Extrapolação, não se falou em valores relativos, falou-se apenas em respeitos as diversas formas de discurso.

    D)elenca-se uma série de linguagens que atendem a um padrão de alta formalidade.

    Padrão baixo/médio de formalidade.

    E) associam-se a valores característicos dos discursos valores de natureza ética.CORRETA

    "Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender(ponto de vista da ética/moral)"

    COMENTÁRIOS

    -Gabarito da banca E, alternativa mais correta pois o parágrafo fala em "obrigações que deveríamos atender" fazendo referência a ética. Ainda assim usando o termo errado porque a ética é a ciência, o correta seria "moral" que é passageira.

    -Todavia, a letra A também está correta, mas não é a mais correta.

    o presente texto apresenta duas visões opostas, o senso comum e a posição sociolinguística contemporânea.

    1)Senso Comum

     "− Mas certamente você concordará em que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores."

    O senso comum, acredita que a gramática normativa culta é a "correta", que existe um jeito "certo" de falar, que geralmente é a herança histórico/cultural/linguística de classes dominantes e poderosos. Pois os ricos e poderosos falam do jeito "correto".

    2) Posição sociolinguística

    "Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. A própria noção de erro ou acerto está mais do que relativizada. Tanto posso dizer “e aí, mano, tudo nos conformes?” como posso dizer “olá, como está o senhor?”: tudo depende dos sujeitos e dos contextos envolvidos."

    A posição sociolinguística contemporânea é científica, e como tal não admite juízos de valor baseados em crendices e preconceitos. Noutras palavras, não há uma "linguagem correta", da mesma forma que existe a gramática da língua culta padrão existe a da língua não culta, gramática da língua urbana, da língua falada.

    Portanto, enquanto o senso comum (expresso pelo primeiro falante) defende um uso de linguagem certo ou errado geralmente calcado numa genealogia de valores de classes ricas e poderosas, o outro falante defende que não há um valor certo e errado nos diversos discursos, o valor ontológico e essencial da linguagem é comunicar e cada ambiente exige um nível de linguagem diferente.

    Referências:

    -BAGNO, Marcos. A língua de Eulália: Novela Sociolinguística.

  • Esse concurso ta todo errado, já deve ser a terceira de português esdrúxula que eu vejo.

  • Meu filho, se nem Arthur apareceu aqui, não se sinta mal kkkk

    Essa FCC faz cada questão... E não é só de português, pra mim é a banca mais fu**da de todas.

    #FCC não seja a banca do INSS

    D=

  • bom ponto Corbusiana .

  • O único jeito de levar em conta a letra E como gabarito é fazendo uma inferência de todo o texto. E mesmo assim ainda estaria errada. Gabarito letra A!

  • Ainda está no prazo para recurso. "Vejemos" as cenas do próximo capítulo!

  • Puts, que negócio louco!

    Entendi como níveis a sequência de linguagens, cada uma com uma característica.

    O comentário de @Paul Phillip tem sentido na primeira parte, a segunda já não concordo tanto.

    Mas continuo com a opção A.

  • Resposta E.

    Qdo se fala em valores éticos (comportamento humano), quer significar que a linguagem empregada em determinada situação possue características próprias. Ex. Não se usa numa briga de trânsito a mesma linguagem de uma bula de remédio, não se fala com uma criança da mesma forma que se fala em um tribunal,,, casa situação exige a linguagem adequada.

    No que toca a alternativa A,, não há ilustrações textuais, o quê se encontra no segundo parágrafo: "aí mano, tudo nos conformes", mas sim ilustrações conceituais: "As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio...".

    acho que é isso.

  • Marquei a A, mas percebi depois que, talvez, ela esteja invertida.

    As ilustrações textuais (exemplos) é que são empregados como os diferentes níveis de comunicação.

    De qualquer forma, não consegui achar coerência na E. Sem gabarito.

  • GAB.: E

    A assertiva não atribui valor ético aos exemplos citados, como alguns estão falando (ex.: briga no trânsito). Ela se refere ao valor ético no discurso do autor, de ser dever de todos considerar linguagens distintas a partir da função que estão a exercer:

    Último parágrafo: Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento.

    Esta obrigação que o autor menciona é uma obrigação ética; ele encerra o discurso através de um valor coletivo de conduta.

    Ainda assim, também considero que a letra A esteja certa. A questão deveria ser anulada por apresentar duas respostas corretas.

    Bons estudos!

  • GABARITO E

    No vídeo, há a resolução da questão.

    Assistir a partir de 03:08:49

    https://www.youtube.com/watch?v=7CshwH6VBWI

    fonte: 1ª Overdose de Questões TRF3 - Estratégia Concursos - Prof. Adriana Figueiredo

  • GAB: E

    A) empregam-se como ilustrações textuais diferentes níveis de comunicação. O último parágrafo trata dos diferentes níveis de comunicação, mas não como ilustrações textuais(não tem isso no texto).

    diferentes níveis de comunicação : [...]notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance[...]

    B) corrobora-se a formulação de juízo aventada pelo amigo do autor do texto. Ele não concorda plenamente com o amigo. [...]Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. [...].

    C) vai-se de encontro à tese predominante do texto, que supõe valores relativos. O último parágrafo não tem confronto entre as ideias dos parágrafos anteriores, talvez explicação ou causa.

    D)elenca-se uma série de linguagens que atendem a um padrão de alta formalidade. Ele dá exemplos de algumas linguagens formais e informais também. É o exemplo da discussão de trânsito.

    [...] As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance [...]

    E) associam-se a valores característicos dos discursos valores de natureza ética.gabarito

    na ordem direta fica melhor:Valores de natureza ética associam-se a valores característicos dos discursos.

    Aqui entendo que os valores éticos que o amigo atribuiu (linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores.) podem ser relativizados com os níveis de comunicação apresentados pelo autor e sua respectiva função.

    Bem complicado esse texto

    Bons estudos!

  • FCC não muda kkkk

  • A resposta é a alternativa "A" É isso

    Quem errou acertou e quem acertou errou! Boa noite a todos

    Obs: sou o dog do Arthur

    ele foi comprar pão.

  • O erro da alternativa A é uma questão de sentido, os tipos linguagens são enumerados no último parágrafo do texto, mas não são empregados como uma ilustração textual.

    ilustração textual ou text paiting: "termo em inglês que define uma analogia entre elementos textuais e musicais sugere, de maneira ilustrativa na escrita musical, sonoridades, ideias, ações, ambientes e emoções. Referindo-se a palavras específicas do texto, pode eventualmente representar personae ou simplesmente contribuir para criar uma determinada atmosfera poética."

    Fonte: O conceito de persona e suas representações instrumentais em três canções de Heitor Villa-Lobos Prof. Dr. Luiz Ricardo Basso Ballestero

  • GABARITO : E

    A ) O erro da letra "A" é classificar como "diferentes níveis". Não há qualquer nivel de hierarquia ou subordinação entre tais classificações

    B)Corroborar está no significado de ir no mesmo ideal, todavia, não é isso !! É exatamente o contrário !

    C) Não vai de encontro não, pelo contrário vai a favor dessa ideia. Dá exemplos de contextos diversos onde a linguagem, normalmente, é bem diferente.

    D) Você usaria alta formalidade de discurso em uma "discussão no trânsito"? Pois bem, já riscamos essa alternativa

    E) GABARITO

  • A ética está em respeitar os diversos tipos de discurso e entender como eles tem relação com a liberdade de expressão. Nada se fala sobre a discussão de trânsito ser ética.

    A parte do texto que corrobora com o gabarito é esta:

    " Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento. "

    No mais, poxa gente, vocês tem acesso a explicação em vídeo da professora, é só ir ali e ver o que a maravilhosa Isabel Veiga está comentando.

  • Gabarito E

    A.ERRADA.

    Observa-se que o último parágrafo do texto trata dos diferentes níveis de comunicação, mas não como ilustrações textuais, as quais não estão presentes.

    B.ERRADA.

    O autor não está de acordo com o pensamento do amigo. No caso, a redação da alternativa NÃO confirma ou consolida a formulação de juízo aventada pelo amigo do autor do texto. 

    C.ERRADA.

    Na redação da alternativa, constata-se que o último parágrafo NÃO vai de encontro à tese predominante do texto. Ao contrário, vai a favor dessa ideia. 

    D. ERRADA

    O texto elenca uma série de linguagens que atendem, também, a um padrão baixo ou médio de formalidade.

    E.CORRETA.

    Na redação da alternativa, afirma-se que os valores de natureza ética associam-se a valores característicos dos discursos. Tais valores, em verdade, são a manifestação da liberdade de expressão e de pensamento, trecho que arremata o texto.

    Estratégia C.

  • Esse tipo de questão nao me tira mais do sério, pois todo mundo que estuda sabe que estrapolou. Logo, nao marcaria a Letra E.

    Em resumo: todos erram.

  • ética na bula do remédio?

    ética em discussão de trânsito?

    não há sequer menção à ética no texto... essa banca está de brincadeira

  • Estranho

  • É ENGRAÇADO COMO TENTAM JUSTIFICAR UM GABARITO ABSURDO.