SóProvas


ID
3080611
Banca
FCC
Órgão
MPE-MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                              Linguagens
 
      Há muitas linguagens em nossa linguagem. Disse isso a um amigo, a propósito da diversidade de níveis de comunicação, e ele logo redarguiu:

      − Mas certamente você concordará em que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores.

      − Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. A própria noção de erro ou acerto está mais do que relativizada. Tanto posso dizer “e aí, mano, tudo nos conformes?” como posso dizer “olá, como está o senhor?”: tudo depende dos sujeitos e dos contextos
envolvidos.
      As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance diferenciam-se enormemente, cada uma envolvida com uma determinada função. Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento
.

                                                                                    (Norton Camargo Pais, inédito)

Constituem exemplos de figuras de linguagem os segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Figuras de Linguagem

    São espécies do gênero figuras de linguagem a figura de som, figuras de palavras, figuras de pensamento e figuras de construção.

    Figura de palavra: a figura de palavra consiste na substituição de uma palavra por outra, isto é, no emprego figurado, simbólico, seja uma relação muito próxima (continuidade), seja por uma associação, uma comparação, uma similaridade. Esses dois conceitos básicos ? contiguidade e similaridade ? permitem-nos reconhecer dois tipos de figuras de palavras: a metáfora e a metonímia.

    Metáfora: a metáfora consiste em utilizar uma palavra ou uma expressão em lugar de outra, sem que haja uma relação real, mas em virtude da circunstância de que o nosso espírito as associa e depreende entre elas certas semelhanças. É importante notar que a metáfora tem um caráter subjetivo e momentâneo; se a metáfora se cristalizar, deixará de ser metáfora e passará a ser catacrese (é o que ocorre, por exemplo, com ?pé de alface?, ?perna da mesa?, ?braço da cadeira?). 

    Abraços

  • GABARITO: LETRA A

    discussão acesa e pomo da discórdia (3° parágrafo)

    → temos dois exemplos de metáforas: foi feito uma analogia sem uso de conectivos sem uma relação no mundo real; usado em virtude do momento ou da situação, depreendendo certa semelhanças: "discussão acessa" (uma discussão que está em alta, que apresenta diversos argumentos e contradições e serve como um verdadeiro ponto de embate); "pomo da discórdia" ("pomo" é uma espécie de uma fruta >>> uma fruta que causa discórdia, foi usado uma relação para se referir a algo que pode trazer uma verdadeira "briga", uma discórdia).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Metáfora: Comparação implícita. Termo substitui outro através de uma relação de semelhança com subjetividade de quem a cria. 

    Ex: As luzes brilhantes olhavam-me". (luzes brilhantes = olhos).

  • Ocorre Sinestesia. 

  • Gabarito: A

  • ja posso ser promotor rsrsr

  • "DISCUSSÃO ACESA " PERSONIFICAÇÃO

    "POMO DA DISCORDIA" ACREDITO QUE É UMA CATACRESE. TAMBEM NÃO VEJO AQUI UMA METAFORA