SóProvas


ID
3081916
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo acerca do tema do Serviço Social na divisão sociotécnica do trabalho:

I. É somente com o Código de Ética do/a assistente social e a Lei nº 8.662/1993 que vimos o Serviço Social se afirmar como uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e na técnica do trabalho social.

II. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos.

III. Os estudos de Marilda Villela Iamamoto possibilitaram a superação da necessidade de aprofundamento da pesquisa sobre as vertentes teórico-metodológicas que têm marcado presença no debate profissional a partir do período 1980-1990.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. É somente com o Código de Ética do/a assistente social e a Lei nº 8.662/1993 que vimos o Serviço Social se afirmar como uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e na técnica do trabalho social. → incorreto; Desde a década de 1980, vimos afirmando ser o Serviço Social uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais. Esta orientação é distinta da prioridade do mercado, tão cara aos liberais. Indagamos sobre significado social do Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais, numa perspectiva de totalidade histórica (Iama‑ moto, in Iamamoto e Carvalho, 1982).

    II. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos. → correto: O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos, para defender o seu campo de trabalho, suas qualificações e atribuições profissionais. Requer ir além das rotinas institucionais para buscar apreender, no movimento da realidade e na aproximação as forças vivas de nosso tempo, tendências e possibilidades aí presentes passíveis de serem apropriadas pelo profissional e transformadas em projetos de trabalho profissional.

    III. Os estudos de Marilda Villela Iamamoto possibilitaram a superação da necessidade de aprofundamento da pesquisa sobre as vertentes teórico-metodológicas que têm marcado presença no debate profissional a partir do período 1980-1990. → incorreto; não foi superado, é uma necessidade contante do exercício profissional.

    → Fonte: IAMAMOTO, M. V. ; CARVALHO, R. Relações sociais e Serviço Social no Brasil. São Paulo: Cortez/ Celats, 1982.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • ITEM I: 

    ERRADO : I. É somente com o Código de Ética do/a assistente social e a Lei nº 8.662/1993 que vimos o Serviço Social se afirmar como uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e na técnica do trabalho social. 

    CORRETO : Desde a década de 1980, vimos afirmando ser o Serviço Social uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado do trabalho na constituição dos indivíduos sociais. Esta orientação é distinta da prioridade do mercado, tão cara aos liberais.

     

     

     

    A formação acadêmico-profissional no Serviço Social brasileiro* Academic and professional training in the Brazilian Social Work Marilda Villela Iamamoto**

     

  • I. É somente com o Código de Ética do/a assistente social e a Lei nº 8.662/1993 que vimos o Serviço Social se afirmar como uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e na técnica do trabalho social.

    FALSO. A afirmação do Serviço Social como uma especialização do trabalho da sociedade ocorre desde a década de 80.

    II. O exercício da profissão exige um sujeito profissional que tenha competência para propor e negociar com a instituição os seus projetos.

    VERDADE. Deve-se a relativa autonomia do profissional.

    III. Os estudos de Marilda Villela Iamamoto possibilitaram a superação da necessidade de aprofundamento da pesquisa sobre as vertentes teórico-metodológicas que têm marcado presença no debate profissional a partir do período 1980-1990.

    FALSO, os estudos de Iamamoto não superou a necessidade de aprofundamento da pesquisa. Pelo contrário, os estudos da autora apresentam a necessidade de aprofundar pesquisas a respeito do debate profissional.

  • Oi!

    Gabarito: B

    Bons estudos!

    -Quanto MAIOR forem os seus estudos, MENORES são as chances de cair no fracasso.