SóProvas


ID
3081943
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Analise as assertivas abaixo sobre o sistema capitalista e o Serviço Social na contemporaneidade:

I. Os espaços sócio-ocupacionais, em que se inserem os/as assistentes sociais, estão estabelecidos na totalidade histórica considerando as formas assumidas pelo capital no processo de revitalização da acumulação.

II. Em tempos liberais e fordistas como o que vivemos atualmente, há a reafirmação do mercado como órgão regulador e a prevalência do indivíduo social.

III. Um fator obstaculizador que marca a contradição da atuação do profissional assistente social, no capitalismo contemporâneo, é que o projeto ético-político do Serviço Social não é explícito quanto aos seus compromissos, o que põe barreiras à ideia de um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    I. Os espaços sócio-ocupacionais, em que se inserem os/as assistentes sociais, estão estabelecidos na totalidade histórica considerando as formas assumidas pelo capital no processo de revitalização da acumulação.

    II. Em tempos liberais e fordistas como o que vivemos atualmente, há a reafirmação do mercado como órgão regulador e a prevalência do indivíduo social. → incorreto, visto que o indivíduo é colocado em segundo plano, deixado de lado.

    III. Um fator obstaculizador que marca a contradição da atuação do profissional assistente social, no capitalismo contemporâneo, é que o projeto ético-político do Serviço Social não é explícito quanto aos seus compromissos, o que põe barreiras à ideia de um projeto societário que propõe a construção de uma nova ordem social. → o nosso projeto ético-político se concretiza através de documentos, através do Código de Ética de 1993 e a Lei de Regulamentação, os quais explicitam claramente acerca dos compromissos profissionais, direitos e deveres, princípios.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • Complementando o comentário de Arthur sobre os erros da assertiva II:

    Vivemos tempos neoliberais (uma versão ainda mais austera do liberalismo clássico) e o atual modelo de produção é o toyotismo (produção flexível) e não fordismo (produção em massa).

  • Contribuindo com a resposta dos colegas, acertiva III, o Projeto Ético Político também se materializa por meio das Diretrizes Curriculares de 1996, que norteia a formação profissional dos Assistente Sociais. Portanto, é evidente nestes documentos a direção sócio-política do Serviço Social referente ao seu compromisso (numa perspectiva hegemônica) com os interesses da classe trabalhadora.

    Continue a nadar...

    Até a posse!

  • Segundo Iamamoto, em S.S. NA CONTEMPORANEIDADE, sobre a acertiva II, "hoje vivemos sob a hegemonia do capital financeiro" e não em tempos liberais e fordistas.