SóProvas


ID
308230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-MT
Ano
2005
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Estado brasileiro adquiriu de Roberto, mediante contrato de compra e venda, um edifício localizado em Cuiabá – MT para servir como uma nova sede do TRE/MT.

Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •      a) Após a aquisição, o referido edifício tornou-se um bem público dominical afetado a um serviço público típico.
    Trata-se de bem público de uso especial, justamente por estar afetado a um serviço público típico (no caso, a jurisdição)

        b) O referido contrato de compra e venda deve ser classificado como um contrato administrativo.
    Segundo a doutrina dominante, a compra e venda de imóvel não é contrato administrativo porque a Administração não está em posição de supremacia em face do particular. Trata-se de um contrato privado da Administração.

         c) As partes do referido contrato de compra e venda são Roberto e a União.
    Correto. Importante lembrar que o Tribunal Regional Eleitoral é um órgão sem personalidade jurídica e que, apesar de possuir abragência territorial Estadual, pertence à Justiça Eleitoral é organizada e mantida pela União.

         d) Atualmente, a propriedade sobre o referido edifício é fato gerador de imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.
    Como o edíficio passou a ser da União, está albergado pela imunidade tributária recíproca ( Art. 150, Vi "a, CF/88), razão pela qual não incidirá IPTU.

         e) É vedado ao município de Cuiabá – MT determinar o tombamento do referido edifício, por tratar-se de bem integrante do patrimônio de entidade da administração indireta federal.
    É possível o tombamento de bem público (Decreto-lei 25/37). Além disso, o bem não é da Administração Indireta.
  • Excelente o comentário do Jorge, mas gostaria de fazer uma pequena correção:
    No comentário dele no item C, ele fala "Importante lembrar que o Tribunal Regional Estadual..." Na verdade não existe Tribunal Regional Estadual, mas sim Tribunal Regional Eleitoral, conforme art. 118 da CF/88.
  • De fato, havia um equívoco no meu comentário, que já foi devidamente corrigido. Obrigado pela observação.