SóProvas


ID
3082303
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santa Rosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No que se refere ao uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), preparo e aplicação da calda, analise as assertivas a seguir:


I. O uso de EPIs tem por objetivo proteger a saúde do trabalhador que utiliza ou manuseia defensivos agrícolas, reduzindo os riscos de intoxicações decorrentes da exposição.

II. Um EPI completo é composto por luvas, respiradores descartáveis, viseira facial ou óculos de proteção, jaleco e calça hidrorrepelentes, boné árabe, capuz ou touca, avental e botas.

III. O preparo da calda pode ser realizado pela adição direta do produto no tanque ou pela pré-mistura. É considerada a atividade de menor risco, pois o usuário manipula o produto em menor volume, estando ele concentrado.

IV. Calibração prévia do pulverizador, realização da tríplice lavagem das embalagens e realização de misturas prévias, especialmente quando houver um ou mais produtos cuja formulação é pó molhável, são procedimentos que melhoram a eficiência de pulverização e reduzem problemas de contaminação.


Quais estão INCORRETAS?

Alternativas
Comentários
  • confuso, mas as incorretas são a II e III, segundo o gabarito a resposta é mesmo a letra D.

    agora uma dica importantíssima de divergência entre a NR 6 (EPIs) e a NR 31 (Rural), pois no anexo 1 da NR 6 tem um rol taxativo dos equipamentos de proteção individual- EPIs (dentre os quais não estão relacionados boné, chapéu, avental, coletes ou faixa de sinalização) e na NR 31 consta:

    31.20.2 O empregador rural ou equiparado, de acordo com as necessidades de cada atividade, deve fornecer aos trabalhadores os seguintes equipamentos de proteção individual:

    a) proteção da cabeça, olhos e face:

    1. capacete contra impactos provenientes de queda ou projeção de objetos;

    2. chapéu ou outra proteção contra o sol, chuva e salpicos

    (...)

    g) proteção do corpo inteiro nos trabalhos que haja perigo de lesões provocadas por agentes de origem térmica,

    biológica, mecânica, meteorológica e química:

    1. aventais;

    2. jaquetas e capas;

    3. macacões;

    4. coletes ou faixas de sinalização;

    5. roupas especiais para atividades específicas (apicultura e outras).

    *vale a pena ter esse cuidado de conferir toda a lista e comparar nesse ponto essas divergências, e sobretudo a nomenclatura utilizada pela NR 31 (em desacordo com a NR 6). sobretudo lembrar que, conforme a norma especifica, um EPI só pode ser comercializado e utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação - CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho.

    E essa extrapolação da NR31 (chapéu, jaleco, avental, faixa de sinalização...) é justificada para prevenir o trabalhador de riscos, mas só com CA, pode ser denominado um equipamento de proteção individual.