-
Eficiência:fazer certo as coisas.
Eficácia:fazer a coisa certa.
gab:B
Um administrador eficaz(EFICIÊNTE )é aquele que obtém produtos ou resultados à altura dos insumos (trabalho, materiais e tempo) usados para alcançá-los.
-
Olá Jandira, o estudo da administração é bem subjetivo. Uma vez assisti a uma aula da professora Giovana Carranza, alguns videos vc encontra no YouTube e ela diz que o estudo da Teoria da Administração nada é categórico, infelizmente. Ela citou, por exemplo, as leis, no Direito Administrativo exoneração é uma coisa, demissão é outra. Ja na Administração exoneração, demissão, chute na bunda, como ela mesmo diz, é a mesma coisa. Então tente não se basear em uma palavra especifica, pq em Administração NADA é categórico, busque achar a questão mais certa, por mais que muitas não pareçam estarem certas, infelizmente é assim.
-
Jandira, há muitas questões que trocam a direção pela liderança. Liderar é meio que a essência da função direção.
-
Alguém tem como me explicar melhor a diferença entre eficiência e eficácia?
-
Eficiência: conceito que relaciona os meios e os métodos. Mede a proporção dos recursos utilizados para alcançar os objetivos. Pode se referir ainda à capacidade de seguir rotinas e manuais (fazer as coisas da maneira certa). São exemplos de medidas de eficiência o custo do trabalho, o retorno pelo capital investido, a produtividade.
Eficácia: significa a capacidade de atingir objetivos e resultados pretendidos. Diferente da eficiência que se preocupa com os meios, a eficácia relaciona-se com os fins e propósitos. Significa fazer as coisas certas (necessárias), atingir os objetivos.
Efetividade: conceito que se relaciona a capacidade de produzir efeitos/impactos no longo prazo.
Fonte: Direção Concursos
-
Eficiência : Otimizar recursos, fazendo mais com menos.
Eficácia: Fazer a coisa certa.
Aprendi assim.
-
Gab. B - Um administrador eficaz é aquele que obtém produtos ou resultados à altura dos insumos (trabalho, materiais e tempo) usados para alcançá-los.
-
Para complementar os conceitos dados pelos colegas, trago um exemplo da nossa realidade que pode ajudar a entender:
Eficiência: Você é eficiente quando utiliza o seu pouco tempo de estudo para estudar o máximo de matérias possíveis do seu concurso. É fazer mais com menos.
Eficácia: Você é eficaz quando de fato aprende o conteúdo.
Efetividade: São as consequências geradas pelas suas ações. Você é efetivo quando passa no concurso que queria : )
-
Errei, mas a D forçou a barra com: Enquanto planejar e organizar lidam com os aspectos abstratos do processo administrativo [...]. Organizar não é "tirar do papel", ou seja, sair do campo das ideias, uma atitude concreta? Alguém pode ajudar?
-
Segundo Bateman/Snell ( página 58)
Eficiência: É a razão dos resultados pelos insumos.
Eficácia: É o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.
A questão B troca esses conceitos, tornando-a incorreta
-
Eficácia = Objetivos, Resultados / "Ganhar o Jogo"
Eficiência = Recursos / "Jogar Bem"
Eficácia está voltada para os Fins
Eficiência está voltada para os Meios.
"Os Fins justificam os Meios" (Nicolau Maquiavel)
-
Eficiente
-
Gabarito B
A eficácia é o alcance dos resultados. O item descreve a eficiência.
-
A questão solicita a alternativa incorreta em relação ao tema funções administrativas, eficácia e eficiência.
A- Certa. A assertiva trouxe corretamente uma das definições de administração, que envolve a utilização das funções administrativas e da utilização de recursos a fim de se alcançar os objetivos organizaconais.
B- Errada Um administrador eficaz é aquele que obtém produtos ou resultados à altura dos insumos (trabalho, materiais e tempo) usados para alcançá-los.
Eficácia está relacionada aos fins (resultados) e eficiência aos meios. A assertiva está incorreta, pois descreve um administrador eficiente, pois relaciona o resultado com a utilização correta de insumos.
Eficácia
- Ênfase nos resultados.
- Fazer as coisas certas.
- Atingir objetivos.
- Capacidade de realizar resultados.
- Capacidade de resolver problemas.
- Grau de realização do objetivos.
Eficiência:
- Ênfase nos meios.
- Fazer corretamente as coisas.
- Resolver problemas.
- Ausência de desperdícios.
- Uso econômico de recursos.
- Mais resultado com menos recursos utilizados.
C- Certa. A assertiva versou corretamente sobre a função planejamento.
- Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
D- Certa. Dentre as funções administrativas, aquela é considerada mais abstrata é o planejamento.
E- Certa. A assertiva versou corretamente sobre a função controle.
- Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte:
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014
MAXIMIANO, A. C A. Introdução à Administração. 8 ed. Atlas. São Paulo. 2013.
GABARITO: LETRA B