-
Níveis da Cultura
Artefatos: É o primeiro nível, o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Exemplos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico etc.
Valores: Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Exemplos: histórias, lendas, linguagem e símbolos.
Pressupostos Básicos: São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. Exemplos: histórias, lendas, linguagem e símbolos.
gab. A
-
Gabarito: A
-
Artefatos observáveis: Caracterizados pela camada mais superficial e visível. São representa dos pela tecnologia, prédios e instalações, produtos, serviços, disposição física, vestimentas, maneiras como as pessoas se tratam, marca etc.
Valores: Nem sempre é possível visualizá-los com facilidade, pois representam a camada intermediária da cultura, referem-se aos valores, normas, ideologias, filosofias adotadas e documenta das de uma cultura, etc.
Pressupostos básicos: Camada mais profunda da cultura. Geralmente não é possível observá-los com facilidade, sendo representados pelo nível mais pro fundo da cultura, tais como crenças inconscientes, percepções e sentimentos.
-
GABARITO: LETRA A
1. Artefatos
Entre todos os componentes, os artefatos são os mais fáceis de identificar. Isso acontece porque eles são tudo que há de concreto na organização, como os produtos, os serviços, a decoração do ambiente, o organograma e o grau de formalidade, por exemplo.
Antes de continuar, aproveite e baixe agora o nosso manual para desenvolver a marca empregadora.
2. Valores compartilhados
Os valores compartilhados definem o padrão de comportamento daquela cultura, justificando porque elas fazem o que fazem. Eles são criados pelos fundadores e líderes da empresa, incluindo também as normas e a filosofia do negócio.
3. Pressuposições básicas
Elas só são reconhecidas por meio de uma análise aprofundada da cultura organizacional. As pressuposições básicas são crenças e percepções inconscientes que, com o passar do tempo, são interiorizadas pelas pessoas da organização. Muitas vezes elas são passadas por meio de histórias, rituais, símbolos e linguagem
⇉ KENOBY.COM
-
Para responder corretamente à questão, precisamos ter conhecimentos acerca do que está envolvido no conceito de cultura organizacional. No caso desta questão, a alternativa correta deverá apresentar os três pilares que sustentam a identidade da organização.
Os níveis, ou pilares, da cultura são:
- Primeiro nível (artefatos observáveis): é o mais superficial. Basicamente, são todos os aspectos que percebemos assim que temos contato com uma organização. Dentro desse nível temos: os produtos, os padrões comportamentais, o vestuário, o espaço físico, os símbolos, os logotipos, a linguagem etc.
- Segundo nível (valores compartilhados): Relacionados com a crença no que é certo ou errado dentro da organização. Existem em um nível consciente e são utilizados para explicar e justificar o comportamento dos integrantes. Podem ser percebidos nas histórias, nas lendas, na linguagem e nos símbolos.
- Terceiro nível (pressupostos básicos): São as verdades inquestionáveis. São aqueles valores tão arraigados que nem são mais explicitados. São as fontes originais dos valores. É o nível mais profundo e difícil de ser mudado.
Após ter verificado o assunto, concluímos que a alternativa "A" é a correta.
GABARITO: A
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.
-
GAB A
A CULTURA ORGANIZACIONAL POSSUI TRÊS NÍVEIS: (CAIU MUUUITO)
- ARTEFATOS OBSERVÁVEIS: É o nível mais superficial e perceptível da cultura. É aquilo que podemos notar facilmente a partir do que as pessoas falam e como se comportam;
- VALORES COMPARTILHADOS: São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem. Funcionam como justificativas aceitas por todos os membros.
- PRESSUPOSTOS BÁSICOS: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes, muitas vezes não escritas e nem sequer faladas.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)