SóProvas


ID
3083086
Banca
COPESE - UFT
Órgão
Prefeitura de Porto Nacional - TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em se tratando do Sistema de Compras por Licitação é CORRETO afirmar:


I. o procedimento licitatório tem como objetivo a igualdade, transparência e legitimidade que devem orientar as práticas administrativas de forma a colocar a busca do interesse público, ou seja, do cidadão, como objetivo final das ações administrativas.

II. a modalidade Leilão é dividida em duas fases: na primeira fase serão analisadas as condições para sua habilitação e na segunda o licitante fornece sua proposta de preço conforme (art. 22, Lei 8.666/93).

III. o ordenamento brasileiro, em sua Carta Magna (art. 37, inciso XXI), determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras realizados pela administração no exercício de suas funções.

IV. no tipo Menor Preço vence a proposta de melhor técnica, que aceitar o valor da proposta mais baixa dentre todas as com a técnica mínima exigida no edital ou carta convite.

V. no tipo Menor Preço vence a proposta mais vantajosa com o menor custo para a Administração Pública.


Com base nessas afirmativas, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CF

    Art. 37

    XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações. 

    Art. 45.  O julgamento das propostas será objetivo, devendo a Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.

    § 1  Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso:

    I - a de menor preço - quando o critério de seleção da proposta mais vantajosa para a Administração determinar que será vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço; 

    § 3  No caso da licitação do tipo "menor preço", entre os licitantes considerados qualificados a classificação se dará pela ordem crescente dos preços propostos, prevalecendo, no caso de empate, exclusivamente o critério previsto no parágrafo anterior. 

  • Embora seja possível acertar a questão por eliminação, entendo que o item III esteja incorreto, pois o ordenamento jurídico - inclusive a constituição (que traz a ressalva dos casos especificados na legislação) - não exige licitação em todas as aquisições de bens e contratações de serviços ou obras realizados pela administração, tanto que há casos de dispensa (licitação dispensável e dispensada) e inexigibilidade.

  • Eu vejo 2 erros nesse gabarito....

    Na assertiva I, a alternativa diz que a licitação deve buscar o interesse público, referindo-se apenas ao interesse público primário (do cidadão), quando na verdade também existe licitação para se alcançar o interesse público secundário (do Estado). Basta pensarmos na locação de imóvel em que a Administração Pública figura como locatária. Neste caso também é exigida a licitação.

    Já a assertiva III, dispõe que o art. 37, XXI, da CF, determina a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras realizados pela administração no exercício de suas funções, o que também não é verdade.

    CF

    Art. 37. (...)

    XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

    Portanto, não concordo com esse gabarito!

  • Gabarito''C''.

    >O procedimento licitatório tem como objetivo a igualdade, transparência e legitimidade que devem orientar as práticas administrativas de forma a colocar a busca do interesse público, ou seja, do cidadão, como objetivo final das ações administrativas.

    >O ordenamento brasileiro, em sua Carta Magna (art. 37, inciso XXI), determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras realizados pela administração no exercício de suas funções.

    >No tipo Menor Preço vence a proposta mais vantajosa com o menor custo para a Administração Pública.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Se você errou a questão, parabéns pois está dominando o assunto!

    Edit: Aos colegas que acham meu comentário "presunçoso" e "convencido" e chamaram-me de inteligentinho, só porque afirmei que a questão está terrivelmente mal formulada e se sentiram ofendidos porque acertaram uma coisa para a qual não existe gabarito (preferiram entender que o problema estava com eles e não com a questão), sugiro que vocês entendam que o mundo não gira em torno de vossos umbigos.

  • III. o ordenamento brasileiro, em sua Carta Magna (art. 37, inciso XXI), determinou a obrigatoriedade da licitação para todas as aquisições de bens e contratações de serviços e obras realizados pela administração no exercício de suas funções. (Dispensa? Inexigibilidade?)

  • acertei por eliminação e resposta aproximada aos conhecimentos já adquiridos, porém a banca não considerou algumas exceções, no meu ponto de vista.

  • C

  • Questão ridícula.

  • Sempre me arrependo de fazer questões de bancas fracas

  • Comentários como: Quem errou domina o assunto, quem acertou precisa estudar mais- não engrandecem em nada a discussão da questão.

    Para quem diz esse tipo de coisa, caso tenha errado a questão, desculpe-me, mas não quer dizer que você tenha dominio do assunto. Apenas que você é convencido demais para interpretá-la.

    Essas bancas pequenas tendem a deixar o texto truncado para tentar confundir o candidato, o item III tá descrito de forma maldosa, questões como essa já me derrubaram, por isso, tento respondê-las da forma mais abstraída possível, assim... existem ressalvas? existem. Mas a banca cobrou a regra deixando-as de lado, (não sei se fora anulada, deveria ser) fazer o que? No meio da prova não tem como pedir sua anulação. Então parta para exclusão, os itens IV e V tratam do mesmo tipo de licitação, menor preço,contudo, a assertiva IV não trás seu conceito. Sobram duas assertivas B e C, ambas trazendo o item III como correto. Quem errou essa questão pode até ter domínio do assunto, mas na minha humilde opinião, quem acertou de forma cautelosa sabe mais.

  • Essa letra A me deixou com dúvida.

    pelo entendimento geral, a finalidade da licitação deve ser sempre atender o interesse público, buscar a proposta mais vantajosa e deve haver igualdade de condições, bem como os demais princípios resguardados pela constituição.

    Mas, a, tem isso na lei, da forma que está na letra A?

  • Art 37 CF

     XXI - ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações.

    O inciso já começa com uma ressalva à regra. Logo, já se presume que a regra não é absoluta. A lei 8666 regulamenta os casos em que pode ser feito obras e contratos sem licitação....o inciso III ao meu ver esta incorreto.

  • Muito bem, Fábio M.

    Os inteligentinhos, que já foram aprovados em inúmeros concursos, eu presumo, criam uma premissa e querem submeter todos a ela. Então quer dizer que eu, por exemplo, que acertei a questão, preciso estudar mais? Concordo que preciso, afinal, para passar num concurso, todos precisamos estudar sempre um pouco mais. Mas isso não me torna inferior àqueles que a erraram.

  • Em questões desse tipo, devemos marcar a menos errada. No caso dessa questão, a banca levou em consideração somente a regra geral.

  • Gabarito: C

  • Estou estudando para bancas pequenas e o macete é:

    Ir na questão "menos errada" isso não significa que não existam outras que estejam erradas porém sempre tem a que prevalece. Triste mas se quer passar tem que se adaptar

  • Também considero que a proposição III esteja equivocada, pois há exceções no próprio inciso que determina a obrigatoriedade de licitar, não sendo todos os casos que a ADM Pública deverá licitar.

    Como também tenho minha ressalvas quanto a proposição I, pois no que concerne licitação, a ideia de cidadão não cabe em substituição ao termo interesse público, pois este remete a coletividade. A ideia do cidadão é compatível quando se trata da prestação do serviço público.

  • Questão muito mal elaborada.

  • Dica: Ignorem essa questão e bola pra frente.

  • Fala sério

    qual é o fundamento pra essa assertiva I está correta? Na lei não é.

    Licitação já é um assunto tão extenso e essas bancas ainda querem meter essa covardia.

  • XXI–ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações;

    no próprio artigo fala das ressalvas,hahaha mas ta de boa afinal é concurso de prefeitura e a lei é a banca e o prefeito

  • Qual o erro da II ?