SóProvas


ID
3083575
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numa avaliação de perfil profissional dos gestores públicos recém-contratados de um município, percebeu-se que mais da metade deles possuia deficiência numa das funções administrativas conhecida como “direção”.


Assinale a alternativa que descreve corretamente esse tipo de deficiência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    Esta é a função da tomada de decisões, de liderança e intercomunicação com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar, esta função administrativa exige muito da habilidade humana do profissional pela área relacionada, a direção pode ser a nível institucional abarcando toda a empresa, nível departamental abrangendo as unidades em separado e por fim a nível operacional.

    FONTE: centraldefavoritos.com.br

  • Um pouco de conceito:

    A função administrativa da Direção vai orientar, garantir, assegurar integrar, coordenar, liderar, persuadir, influenciar os funcionários a executar um determinado trabalho para que os objetivos estabelecidos no planejamento sejam alcançados.

    Com isso, uma dificuldade nesse âmbito pode nos levar a pensar que a pessoa teria problemas em orientar os funcionários, coordenar, influenciar ou não conseguiria liderar a equipe.

  • A direção constitui a terceira função administrativa que compõe o processo administrativo. Ela se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados e é o processo de dirigir esforços coletivos para os objetivos desejados

  • Aguardando alguém justificar a C

  • Comentário da assertiva C: a função direção está liga a pessoas, e na assertiva "c" está ligada a função organização no que tange à divisão de tarefas, já o controle de resultados está ligado a função controle.

  • palavra-chave : busca dos objetivos

    letra C refere-se a tarefa, controle

  • Direção- trata-se de fazer as coisas funcionarem por meio da comunicação e liderança dos funcionários, para que eles tenham motivação para alcançar os objetivos.

    Gabarito: B

    Fonte: Estratégia Concursos

  • A função direção é uma exclusiva da gestão de pessoas.

  • Função administrativa Direção: 

    orientar, garantir, assegurar integrar, coordenar, liderar, persuadir, influenciar

  • Acredito que os erros sejam estes:

    a) Dificuldades em visão estratégica e operacional, ou seja, de pensar em colocar em práticas as ideias e os projetos. Planejar

    b) Dificuldades em administrar as pessoas em busca dos objetivos, ou seja, com problemas em comunicar, incentivar, motivar e liderar pessoas. Organizar

    c) Problemas para estabelecer as prioridades de trabalho, assim como a divisão de tarefas e, finalmente, o controle dos processos e resultados. Direção

    d) Deficiências de relacionamento interpessoal, indecisão e falta de liderança para indicar os rumos e os indicadores de controle das atividades. Direção e Controlar.

    e) Debilidade para lidar com problemas, tomada de decisão e reordenamento de pessoal, pois não têm habilidade em lidar com números e resultados. Organização e controle

  • Gabarito: B

  • Ewerton tá equivocado. Divisão de tarefas é organização. O item certo é o B.
  • B- Dificuldades em administrar as pessoas em busca dos objetivos, ou seja, com problemas em comunicar, incentivar, motivar e liderar pessoas.

  • Ewerton Andrade, se equivocou...

    DIREÇÃO = ICENTIVAR, MOTIVAR, LIDERAR PESSOAS

    ORGANIZAÇÃO = DIVISÃO DE TAREFAS, ALOCAÇÃO DE RECURSOS...

  • DIRIGIR

    MOTIVAR, LIDERAR, PERSUADIR, INCENTIVAR

    ORGANIZAR

    ALOCAR, EMPREGAR, DISTRIBUIR, DIRIGIR OBJETIVOS

  • Administrar pessoas e alcançar objetivos....prioridades no cargo de direção.

  • administradores. com.br/artigos/funcoes-administrativas-direcao

  • A questão em análise envolve a temática das funções do administrador. Essas funções compõem um processo administrativo cíclico, dinâmico e interativo. As funções são as seguintes: planejar, organizar, dirigir e controlar. Apesar da questão abordar de forma específica a função “direção", cabe resumirmos cada uma delas para melhor compreensão.

    A função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico, do Planejamento Tático e do Planejamento Operacional de uma empresa. A função organizar está relacionada a estrutura da empresa, a sua arquitetura organizacional, ou seja, a forma como ela se estrutura e distribui as tarefas para prestação de serviços a seus clientes. A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Essa função refere-se ao relacionamento interpessoal do administrador com o subordinado, ou seja, reflete um processo de informação e de decisão. Por fim, a função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo (CHIAVENATO, 2009).

    Com isso, para resolução da questão, vamos analisar as alternativas:
    Letra “A": Dificuldades em visão estratégica e operacional estão relacionadas à função planejamento.
    Letra “B": Dificuldades em administrar as pessoas em busca dos objetivos, ou seja, com problemas em comunicar, incentivar, motivar e liderar pessoas – essa é a alternativa correta. O foco em alcançar objetivos, comunicação, liderança e motivação são ações fundamentais da função direção.
    Letra “C": Assuntos relacionados a estabelecimento de prioridades , tarefas e processos estão relacionadas à função organização.
    Letra “D": Essa alternativa fala sobre deficiências da função direção, mas também da função planejamento, como o estabelecimento de indicadores.
    Letra “E": O reordenamento de pessoal está relacionado à função organização e habilidade em lidar com números e resultados está mais relacionada à função controle.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “B".

    Gabarito do professor: Letra B.

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.
  • LETRA B

  • Os quatro pilares do PODC (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar), compõem os princípios básicos para uma Administração eficaz e eficiente de uma empresa.

    Planejar: Começando pela base das funções administrativas, encontramos em sua sustentação o princípio de toda e qualquer atividade empresarial: o Planejamento.

    É nesse processo que o administrador definirá as metas a serem alcançadas pela organização, bem como plano e as ações necessárias para atingir o resultado desejado.

    Dentro desta função administrativa, o gestor deve ter a capacidade de antecipar cenários considerando as movimentações e oscilações do mercado. Para esta previsão, o administrador utiliza estudos e dados concretos do mercado como referências de possíveis projeções.

    Organizar: Organizar é o processo de arrumar o local, a autoridade, os membros e os recursos disponíveis em uma organização, de modo que todo o conjunto, em uníssono, trabalhe para alcançar o objetivo desejado.

    Nesta função administrativa, o gestor coloca em práticas as ações que irão viabilizar a realização do plano traçado. Esta é o momento do administrador definir o que deve ser feito, quem irá ser responsável pelo trabalho, como esse trabalho deverá ser executado, a quem os empregados devem se reportar e tudo que deve ser feito para a conclusão da tarefa.

    Dirigir (direção): A função administrativa da direção também pode ser apontada como “liderar”, “influenciar” e “motivar” os empregados a realizar as tarefas essenciais do projeto. Para ser um bom líder, no entanto, é importante que o gestor saiba distribuir tarefas, cobrar funcionários e resultados, além de inspirá-los com segurança e determinação. Nesta fase, a atividade está relacionada diretamente às lideranças de uma empresa, que deve estar preparada para exercer as tarefas de delegar, acompanhar, cobrar e motivar a equipe da instituição.

    Controlar: Por fim, a última função administrativa é a do controle. Nessa última etapa, o domínio dos processos, do ambiente, documentos, estatísticas e equipe são responsáveis por garantir o resultado esperado.

    É aqui também que o administrador irá acompanhar relatórios, dados e tecnologias, avaliar o desempenho dos profissionais, buscar soluções para os desafios e programar a melhoria contínua da organização.

  • GAB. B

    "Dirigir significa interpretar os planos para as pessoas e dar as instruções e a orientação sobre como executá-los a fim de garantir o alcance dos objetivos."

    "A direção é o processo de guiar as atividades dos membros da organização pelos rumos adequados"

    "A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do

    administrador com seus subordinados"

    Chiavenato, 2012.

  • GAB B

    FUNÇÃO DIREÇÃO---------> SÃO RELAÇÕES INTERPESSOAIS

    1. Como liderar, motivar e comunicar os funcionários.
    2. A direção é a função administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que o planejamento e organização possam ser eficazes, eles precisam ser complementados pela orientação e apoio às pessoas, através de uma adequada comunicação, liderança e motivação. Para dirigir as pessoas, o administrador precisa saber se comunicar, liderar e motivar. Enquanto as outras funções administrativas - planejamento, organização e controle - são impessoais, a direção constitui um processo interpessoal que define as relações entre indivíduos. A direção está relacionada diretamente com a atuação sobre as pessoas da organização. Por essa razão, constitui uma das mais complexas funções da administração. Alguns autores preferem substituir a palavra direção por liderança ou influenciação. Outros ainda preferem o coaching. (CHIAVENATO, 2009)

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS