SóProvas


ID
3083587
Banca
VUNESP
Órgão
UFABC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em função de disputas políticas, diversas obras e projetos públicos são interrompidos no Brasil, dificultando a continuidade em políticas públicas. Ciente disso, um candidato a prefeito de um determinado município reuniu sua equipe e solicitou a elaboração de um planejamento estratégico. A ideia desse candidato era aproveitar o que estava sendo feito corretamente, evitar os eventuais erros, observar o que outros municípios vizinhos desenvolviam e em que a sociedade local poderia desafiar o futuro chefe do executivo. Diante disso, a equipe desse candidato utilizou-se de uma metodologia conhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Entre as fases do planejamento, uma das mais importantes é a fase do diagnóstico estratégico. Nessa fase, analisa-se o ambiente externo e interno da empresa para que o gestor saiba qual a real situação em que se encontra a organização e possa definir quais tipos de estratégia são mais adequados no momento. Uma das ferramentas mais utilizadas é a análise SWOT (aerônimo dos termos em inglês: Strengths = forças; Weaknesses = fraquezas; Opportunities = oportunidades; Threats = ameaças). Portanto, é uma análise das forças e fraquezas da organização (ambiente interno) e das ameaças e oportunidades que ela pode ter de enfrentar (ambiente externo). A principal diferença entre o ambiente interno e externo para o gestor é que no primeiro caso (ambiente interno) as variáveis são controláveis, e no segundo caso (ambiente externo), não!

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • ANÁLISE SWOT:

    • Ferramenta de diagnóstico estratégico criada pela Escola do Design de Planejamento.

    • Por meio dela, realiza-se a auditoria de posição, que analisa as forças e fraquezas do ambiente interno, bem como as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

    • Relaciona os fatores internos da empresa, ou seja, suas competências e deficiências versus fatores que são de mercado, como ambiente político, economia, aspectos sociais e tecnológicos.

    • Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas e de possíveis linhas de ação. 

    FONTE: Gran cursos.

  • Análise SWOT, ou seja, busca-se reconhecer os pontos fortes e fracos do município e também as oportunidades e ameças do entorno.

  • Qual o erro da A?

  • Gabarito: E

  • Letra E

    É uma ferramenta utilizada para criar análises de cenário e também como base para a gestão e o planejamento estratégico de uma organização.

    • Auxilia no posicionamento e na verificação da posição estratégica da empresa no ambiente analisado.

    • O termo SWOT é um acrônimo, proveniente do idioma inglês, de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). 

  •  o que estava sendo feito corretamente - forças

    evitar os eventuais erros - fraquezas

    observar o que outros municípios vizinhos desenvolviam - ameaças

    e em que a sociedade local poderia desafiar o futuro chefe do executivo - oportunidades

    "desafiar o chefe do executivo"?? não entendi rs

  • A questão em análise aborda um assunto relacionado ao planejamento estratégico de uma organização. Antes de entrarmos na resolução da questão, cabe aprofundarmos um pouco mais o assunto. Segundo Philip Kotler (1994): “planejamento estratégico é uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente". Ademais, segundo Michael Porter, em seu artigo para a Harvard Business Review intitulado “O que é Estratégia?", estratégia pode ser entendida como a criação de uma posição ímpar e valiosa, envolvendo um conjunto diverso de atividades.

    Além disso, para analisarmos as alternativas, precisamos entender a proposta do candidato a prefeito. Ele quer elaborar um planejamento estratégico, mas para isso quer: aproveitar o que estava sendo feito, isso ressaltar algum ponto forte da prefeitura; evitar os eventuais erros, isso o previne de incidir em pontos fracos; observar o que outros municípios vizinhos desenvolviam, essa atitude visa aproveitar as oportunidades do ambiente externo à prefeitura; e o candidato quer que o planejamento aborde em que a sociedade local poderia desafiar o futuro chefe do executivo, essa posição o previne de possíveis ameaças.

    Pelo exposto, podemos observar que o candidato à prefeitura gostaria da elaboração de uma Análise SWOT de todo o cenário em que pode se inserir. Com isso, o gabarito da questão é a letra “E". Na oportunidade, cabe explicar as demais alternativas:

    Letra “A" Análise de Cenários:  essa análise objetiva avaliar três possíveis cenários de tendência para a situação em que determinada empresa se encontra. Cenários: otimista, pessimista e realista.

    Letra “B" Metodologia Kaizen: Kaizen é um termo japonês que significa “melhoramento" ou “mudança para melhor". Essa metodologia visa ao aprimoramento contínuo de todos os integrantes de uma empresa. No Kaizen, todos os níveis hierárquicos devem estar envolvidos.

    Letra “C" Método Ágil: Esse método se refere a um conjunto de práticas e ferramentas relacionadas à tecnologia da informação, trazendo para a gestão empresarial rapidez, flexibilidade e eficiência.
    Letra “D" Matriz BCG:  Essa metodologia foi desenvolvida por uma consultoria americana chamada Boston Consulting Group (BCG), nos anos 60. A Matriz BCG analisa um produto em relação ao mercado e aos seus concorrentes. Essa analise se realiza em um gráfico onde os eixos são: crescimento de mercado e participação relativa de mercado. Seu objetivo é verificar o potencial de desempenho presente e futuro de cada produto. Isso auxilia na tomada de decisão e na competitividade da empresa.
    Letra “E" Análise SWOT: A Matriz ou Análise SWOT é uma análise das Forças e das Fraquezas (análise do ambiente interno), das Oportunidades e das Ameaças (análise do ambiente externo) – em inglês os possuem os seguintes nomes: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou seja, pelas iniciais, SWOT. Essa análise nos possibilita levantar características e possíveis cenários para a organização, os quais sofrem impactos dos ambientes internos e externos ao órgão.

    Gabarito do professor: Letra E.
    FONTE:
    KOTLER, Philip. Administração de Marketing: análise, planejamento, implementação e controle. São Paulo: Atlas, 1994.
  • "...observar o que outros municípios vizinhos desenvolviam...'' para mim é mais um benchmarking do que SWOT, pois isso não representa diretamente uma oportunidade ou ameaça para a cidade. É a segunda questão da Vunesp que eu vejo eles misturarem esses conceitos.

  • A letra A tá errada apenas pela justificativa, pq pra mim isso é análise de cenários

  • GAB E

    MATRIZ SWOT faz parte do PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO e é utilizada na fase de Diagnóstico Institucional, visando identificar pontos fortes e fracos (análise interna) da organização, assim como oportunidades e ameaças (análise externa). Análise de cenários, que pode ser interno ou externo: MATRIZ SWOT/ FOFA. Determina quais são as forças e as fraquezas, assim como as oportunidades e as ameaças à organização, sendo:

    ANÁLISE INTERNA

    1. FORÇAS: são competências, ou seja, características positivas da organização.
    2. FRAQUEZAS: são deficiências, ou seja, características negativas da organização.

    ANÁLISE EXTERNA

    1. OPORTUNIDADES: são condições favoráveis que podem ser usadas para que a organização alavanque o seu desempenho.
    2. AMEAÇAS: são dificuldades que podem dificultar o desempenho da organização.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS

  • Nessa questão, temos que fazer um esforço de compreender o que o examinador espera como resposta. Vamos destacar alguns trechos e pensar em possíveis associações aos conceitos de administração, vamos lá!

    “aproveitar o que estava sendo feito corretamente” -Esse trecho sugere a identificação de pontos fortes da prefeitura.

    “evitar os eventuais erros” – Esse trecho sugere a identificação de pontos fracos da prefeitura.

    “observar o que os outros municípios vizinhos desenvolviam” – Esse trecho sugere a realização de um benchmarking (verificar as boas práticas do mercado) ou pode indicar também a identificação de oportunidades.

    “em que a sociedade local poderia desafiar o futuro chefe do executivo” – Esse trecho sugere a identificação de ameaças.

    Ora, sabemos que a ferramenta mais adequada para identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças é a Análise SWOT. Portanto, o gabarito da questão é a alternativa E.

    Alternativa A. Errado. A alternativa descreve a metodologia de análise de cenários de forma apropriada. No entanto, o enunciado não traz elementos que sugiram a utilização de cenários pelo prefeito. Cenários são descrições acerca de possíveis futuros.

    Alternativa B. Errado. A alternativa descreve a metodologia Kaizen de forma apropriada, no entanto, não há elementos no enunciado acerca da utilização dessa prática.

    Alternativa C. Errado. A metodologia ágil, de fato, defende um processo de desenvolvimento baseado em prototipagem e adaptação a mudanças. No entanto, não existem elementos no enunciado acerca da utilização desse método pelo prefeito.

    Alternativa D. Errado. A alternativa descreve corretamente o uso da Matriz BCG, que é orientar decisões acerca do portfólio de produtos e serviços, porém o enunciado não traz elementos da utilização dessa ferramenta.

    Perceba, portanto, que todas as alternativas são coerentes. Assim, devemos buscar aquela que melhor se adequa aquilo que está sendo descrito no enunciado, que é a identificação de pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Ao fazer essa análise, concluímos que a melhor alternativa é a alternativa E.

    GABARITO: E