GABARITO: D
O FAIR é um Guia de Princípios para gerenciamento e administração de dados científicos. Os dados poderiam ser considerados como a produção principal da pesquisa científica e sua publicação e reutilização é necessária para garantir sua validade, reprodutibilidade e para conduzir novas descobertas. Os princípios FAIR atendem a estas necessidades, fornecendo um conjunto preciso e mensurável de qualidades que uma boa publicação de dados deve apresentar – qualidades que garantem que os dados são Encontráveis, Acessíveis, Interoperáveis e Reutilizáveis (do inglês FAIR – Findable, Accessible, Interoperable, and Reusable).
Fonte: https://blog.scielo.org/blog/2016/03/16/principios-orientadores-fair-publicados-em-periodico-do-nature-publishing-group/#.XkrxzChKjIU
Web Semântica: Evoluindo a já clássica e conhecida “Web de documentos”, o W3C ajuda no desenvolvimento de tecnologias que darão suporte à “Web dos dados”, viabilizando pesquisas como num banco de dados. O objetivo final da Web de dados é possibilitar com que computadores façam coisas mais úteis e com que o desenvolvimento de sistemas possa oferecer suporte a interações na rede. O termo “Web Semântica” refere-se à visão do W3C da Web dos Dados Linkados. A Web Semântica dá às pessoas a capacidade de criarem repositórios de dados na Web, construírem vocabulários e escreverem regras para interoperarem com esses dados. A linkagem de dados é possível com tecnologias como RDF, SPARQL, OWL, SKOS.
O RDF é a base para a publicação e linkagem de dados. Outras tecnologias permitem inserir dados em documentos (RDFa, GRDDL) ou expor o que você tem em um bancos de dados SQL, ou ainda torná-lo disponível no formato RDF.
Fonte: https://www.w3c.br/Padroes/
Big Data refere-se a um grande conjunto de dados gerados e armazenados com os quais os aplicativos de processamento de dados tradicionais ainda não conseguem lidar em um tempo tolerável.
O CMS (Content Management System) é um conjunto de funções utilizadas para facilitar a vida dos criadores de sites. Embora o nome pareça referenciar a uma única e exclusiva ferramenta, como é o caso das IDEs (Integrated Development Environment), esses Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) são o conjunto de ferramentas para criação/edição de conteúdo na internet sem a necessidade de conhecimentos de programação.
Fonte: https://santabiblioteconomia.com.br/2019/01/23/analise-de-prova-unicamp-2019/