-
O Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton que traduz a missão e a estratégia em objetivos e medidas, organizados de acordo com 4 perspectivas:
REFERÊNCIAS
KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. Organização orientada para a estratégia: como as empresas que adotam o balanced scorecard prosperam no novo ambiente de negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
FERNANDES, Bruno Henrique Rocha; BERTON, Luiz Hamilton. Administração Estratégica: da competência empreendedora à avaliação de desempenho. 2. Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
-
Raio X do Balanced Scorecard (BSC)
Aplicação: nível de planejamento estratégico.
Tipo: ferramenta gerencial de análise de desempenho.
Dimensões de desempenho: financeiro - clientes - processos internos - aprendizagem e inovação (perspectiva básica)
Papéis gerenciais: arquiteto - agente de mudanças - comunicador.
Mentores: Robert S. Kaplan e David P. Norton.
Processos gerenciais: esclarecer e traduzir a visão estratégica - comunicar e estabelecer vínculos - planejar e estabelecer metas - realizar feedbacks e avaliar estratégias .
Componentes: mapa estratégico - objetivo estratégico - indicadores de desempenho - metas - plano de ações.
Certo.
-
O Balanced Scorecard (BSC) - ou placar balanceado - é uma metodologia baseada no equilíbrio organizacional e se fundamenta no balanceamento entre quatro diferentes perspectivas de objetivos, a saber: 1. Perspectiva financeira: como a organização é vista por seus acionistas ou proprietários. Os indicadores devem mostrar se a implementação e a execução da estratégia organizacional estão contribuindo para a melhoria dos resultados. Exemplos: lucratividade, retorno sobre o investimento, fluxo de caixa, retorno sobre o capital. 2. Perspectiva do cliente: como a organização é vista pelo cliente e como ela pode atendê-lo da melhor maneira possível. Os indicadores devem mostrar se os serviços prestados estão de acordo com a missão da organização. Exemplos: satisfação do cliente, pontualidade na entrega, participação no mercado, tendências, retenção de clientes e aquisição de clientes potenciais. 3. Perspectiva dos processos internos: os processos de negócios que a organização precisa ter excelência. Os indicadores devem mostrar se os processos e a operação estão alinhados e se estão gerando valor. Exemplos: qualidade, produtividade, logística, comunicação interna e interfaces. 4. Perspectiva da inovação e aprendizagem: a capacidade da organização para melhorar continuamente e se preparar para o futuro. Os indicadores devem mostrar como a organização pode aprender e se desenvolver para garantir o crescimento. Exemplos: índices de renovação dos produtos, desenvolvimento de processos internos, inovação, competências e motivação das pessoas.
-
Questão abordando a ferramenta de gestão e planejamento, Balance Scorecard. Exige que o candidato saiba quais suas perspectivas e aplicações na organização.
Segundo seus autores, Kaplan e Norton (1999), O Balanced Scorecard é uma técnica que visa integrar e balancear todos os principais níveis de desempenho existentes. O BSC está disposto em 4 perspectivas, são elas:
>> Financeira: Envolve indicadores e medidas financeiras e contábeis, visando trazer lucro. Esta é colocada no topo do BSC.
>> Cliente: responsável por identificar quais fatores são importantes para os clientes. Entre as variáveis dessa perspectiva estão: participação no mercado, crescimento, retenção, captação, tempo, qualidade e desempenho do serviço.
>> Processos internos: atua na identificação dos processos críticos e em como podem ser aprimorados, visando a excelência. Envolve, basicamente, os processos operacionais e de inovação.
>> Aprendizagem e crescimento: refere-se aos ativos intangíveis das organizações, à base para o alcance dos seus objetivos, por meio de: retenção e satisfação das pessoas, motivação, liderança, clima e cultura organizacional, sistemas de informação e infraestrutura tecnológica.
GABARITO: CERTO
-
-
Pessoal, as vezes não vai funcionar para você mas depois desse minemonico eu nunca errei uma questão de BSC (balanced scorecard) que se baseia no equilíbrio organizacional em quatro perspectivas: finanças; clientes; processos internos; e aprendizagem/crescimento.
minemonico
BALANCED SCORCARD
EQUILIBRA 1°As finanças 2°dos clientes 3° nos processos internos 4° de aprendizagem ou crescimento
Financeira - Faturamento _ Valor Agregado _ Lucratividade
Clientes - Satisfação _ Captação e Retenção
Processos Internos - Produtividade _ Qualidade
Aprendizado e Crescimento - Gestão _ Clima e Cultura _ Liderança