SóProvas


ID
3085885
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à estrutura organizacional, aos tipos de departamentalização, à organização informal e à cultura organizacional, julgue o item.


A cultura organizacional pode ser transmitida aos funcionários por meio de histórias e rituais, mas não por meio de símbolos materiais.

Alternativas
Comentários
  • Os artefatos são todas ou eventos que podem nos indicar visual ou auditivamente como é a cultura da organização. Os símbolos, as histórias, os heróis, os lemas, as cerimônias anuais são exemplos de artefatos.

     Fazem parte dos símbolos culturais (cultura objetiva)artefatos materiais que representam a cultura da empresa. Envolvem mobiliário, automóveis, ambiente de trabalho (escritórios abertos ou fechados, estacionamentos com vagas privativas) e imagens (logotipo, estilo de vestuário).

  • Níveis da cultura organizacional

    o  Artefatos

    § Pessoas (heróis), Lugares, Expressões, mascotes, símbolos, músicas, cerimônias

    § São as partes visíveis da empresa

    o  Valores compartilhados

    § Padrões orientadores de conduta da maioria das pessoas à Honestidade, respeito, não preconceito, iniciativa …

    § Estão relacionados com o que as pessoas fazem

    § Geralmente criados pelos fundadores

    o  Pressuposições básicas

    § Padrões mais profundos/ inconscientes

    § É o mais difícil de mudar

    Todos esses segmentos podem influenciar o comportamentos dos colaboradores. Logo, eles transmitem a cultura organizacional para os membros da organização.

  • Para os não assinantes, gabarito: ERRADO

  • GAB Errado

     

    Sabemos que símbolos fazem parte da cultura organizacional e que ela se divide em níveis.

     

    1º Nível [observável] = ARTEFATOS

    Estruturas e processos organizacionais visíveis (mais fáceis de decifrar).

     

    2º Nível [Não - observáveis] = NORMAS E VALORES

    Filosofias, estrategias e objetivos (justifictivas compartilhadas).

     

    3º Nível [Não - observáveis] = PRESSUPOSTOS SUBJACENTE / PRESSUPOSIÇÕES BÁSICAS

    Crenças insconscientes, percepções, pensamentos e sentimentos (fontes mais profundas de valores e ações).

     

    https://www.google.com/search?q=n%C3%ADveis+da+cultura+organizacional&safe=strict&client=firefox-b-d&tbm=isch&source=iu&ictx=1&fir=zP5ockCWe7CeqM%253A%252C-ZGdiZIcKG3faM%252C_&vet=1&usg=AI4_-kSkO8Hp_0QAMZpnURhBxLoW_eYQXg&sa=X&ved=2ahUKEwjvr_DarJzmAhWqILkGHQYkDikQ9QEwGnoECAUQDw#imgrc=zP5ockCWe7CeqM:

     

  • Vários são os componentes da cultura organizacional, e entre eles estão os símbolos materiais. Ao desconsiderar o papel dos símbolos na transmissão da cultura organizacional, o enunciado fica errado.

    Vamos lembrar alguns elementos:

    Artefatos: Os artefatos são os componentes mais visíveis de uma cultura organizacionais. Trata-se de um conceito utilizado que compreende o tipo de arquitetura dos imóveis, os veículos utilizados, o tipo de roupa que os empregados utilizam, os produtos ofertados e utilizados pela própria organização. 

    Tecnologia: Tecnologia é o repertório de conhecimento utilizado para resolver problemas. O conceito de tecnologia não se limita ao uso de aparelhos tecnológicos (computadores, celulares, etc). 

    Símbolos: Símbolos compreendem comportamentos e objetos que carregam e transmitem mensagens e significados dentro de uma cultura organizacional. É o caso, por exemplo, das armas para os militares e do crucifixo para as igrejas cristãs.

    Crenças e Valores: Os valores estão no nível mais profundo da cultura organizacional. Compreendem crenças, ideologias e todos os tipos de atitudes e julgamentos compartilhamentos pelos integrantes da organização, a respeito de qualquer elemento interno ou externo. Os valores influenciam diversos comportamentos nas organizações, desde a forma de relacionamento entre as chefias e os subordinados até a forma de relacionamento que a empresa cria com seus clientes.

    Histórias e mitos: As histórias e os mitos são elementos das tradições orais de organização. São muito importantes para perpetuar a cultura dominante e socializar os novos integrantes de uma organização. As histórias são narrativas ou sequências de eventos sobre os fundadores, sobre crises, sucessos ou outros episódios marcantes da vida de uma organização. É comum que histórias, ao longo do tempo, combinem elementos da realidade e da ficção à medida que são contadas. Os mitos, por outro lado, são narrativas totalmente ficcionais que surgem de maneira intencional ou não e são disseminadas pelos indivíduos ao longo do tempo.

    Heróis: Os heróis são os personagens das histórias e mitos. Costumeiramente, são representados pelos fundadores ou empregados que realizaram feitos incomuns. Os heróis personificam os valores e comportamentos presentes na cultura organizacional. 

     

    Gabarito: ERRADO