-
Estilos de liderança:
Autocrático – líder centraliza as decisões
Democrático( consultivo/participativo) – os subordinados são incluídos na tomada de decisões
Liberal ou laissez-faire – O líder da total liberdade aos subordinados
-
Da abordagem situacional, pode-se inferir as seguintes proposições:
a. Quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, a liderança é limitada e sujeita a controles pelo chefe, que passa a adotar um padrão de liderança próximo ao extremo esquerdo do gráfico.
O extremo esquerdo do gráfico é a liderança centralizada no chefe - autocrático
-
Eu entendi que a liderança autocrática, obviamente, é centralizada. Mas eu não entendi a relação de uma liderança autocrática e centralizada com tarefas rotineiras e repetitivas. Alguém pode explicar?
-
CERTO
@ LUIZ FELIPE,
Quando as atividades são rotineiras e repetitivas, tornam-se "engessadas" (feitas de modo automático, robotizado). É o que acontece em diversos setores da administração pública e no setor privado, por exemplo. Devido a isso, "engessamento das atividades desenvolvidas pelos subordinados", o líder (chefe) é quem toma as decisões de maneira autocrática, ou seja, sozinho, sem se preocupar muito com as opiniões de seus subordinados. É aquilo e pronto (automático).
-
Gabarito: C
-
Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.
Discordo do gabarito. Pelo que aprendi o Estilo Situacional, desenvolvido por House, prover fonte de satisfação aos liderados ao esclarecer os objetivos de desempenho, os meios para alcançá-los e os padrões de comparação.
-
Meu ponto de vista: se o infeliz passa vinte anos apertando o mesmo tipo de parafuso (rotineira e repetitivamente), precisa ter a liderança de um chefe? Vai que ele faz errado, né?
-
Ninguem fala mas eu falo, NINGUEM QUER SABER O TEU ACHISMO. POR MAIS GABARITOS COMENTADOS PAUTADOS NO QUE DEVE SER EFICIENTEMENTE DITO.
BOM DIA
-
-
O que não entendi foi a relação entre teoria situacional e liderança autocrática, visto que o na teoria situacional o líder se adapta a cada situação e à maturidade de cada funcionário. Alguém me explica?
-
QUESTÃO - Segundo a teoria situacional da liderança, quando as tarefas são rotineiras e repetitivas, há uma tendência de liderança centralizada no chefe, que passa a ter uma postura autocrática.
___________________________
Esse gabarito não faz sentido !
(1) Segundo a Teoria Situacional, Modelo de Fiedler, ''os líderes voltados para a tarefa tendem a ter desempenho melhor em situações extremas'', por outro lado , ''em situações cotidianas e medianas, o líder orientado para pessoas é o mais adequado.''
Cotidiana : Orientado para Pessoas ( + Liberal )
Extremas : Orientada para Tarefas ( + Autocrática)
(2) Segundo outra Teoria Situacional , Teoria caminho-meta :
Liderança Diretiva ( Estruturada) : quando as tarefas'' são ambíguas ou estressantes '';
Liderança Apoiadora ( Consideração): ''melhor desempenho e satisfação quando os liderados realizam tarefas estruturadas;''
Fonte: Andreia Ribas, Gestão de Pessoas
OBS.: Pelas teorias apresentadas, pode-se concluir que ,quando rotineira e repetitiva a tarefa, a postura do líder deve ser orientada para Pessoas , ou seja, mais liberal ou apoiadora. = / ???
OBS 2. Fica meu apelo aos professores que comentam as questões : Citem as bases teóricas que vocês estão se fundamentando. O comentário perde totalmente a relevância e confiança. Nas outras matérias, os professores sempre utilizam leis ou doutrinas para se justificarem, porque em Administração Geral é essa bagunça ??
________________
Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .
Vamos espalhar o conhecimento ! = )
-
Aí quer dizer que em situações instáveis e não repetitivas a postura deve ser democrática? Pra mim não faz sentido. Em situações de crise por exemplo, o que mais se encontra são posturas autocráticas. Mas enfim, dale Quadrix kkkkkk