SóProvas


ID
308605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com referência à arquitetura de computadores, julgue os itens
seguintes.

Diferentemente do padrão SATA, o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial, possui um custo reduzido, sendo, por essa razão, padrão nos desktops.

Alternativas
Comentários
  • Serial Attached SCSI ou SCSI anexado serial é um protocolo de gerenciamento e armazenamento de dados (por exemplo discos rígidos de computadores). Foi espelhado no sistema SATA.

    O SAS é um barramento serial que tende a ser utilizado em servidores, por ser mais confiável, rápido e versátil que o SCSI. O custo do SAS tende a ser inferior ao SCSI, mas superior ao SATA, portanto sua aplicação deverá se manter para os servidores de alto padrão. As primeiras versões do SAS possuíam taxas de transferência de até 300 MB/s e atualmente as taxas atingem 1200 MB/s. O grande diferencial do SAS é a possibilidade de ligar os HDs com extensores a uma única porta SAS. A configuração típica é de um enorme rack com os discos SAS, que pode ser posicionado até 5 metros do servidor. O rack permite que os discos sejam gerenciados de maneira mais eficiente e até mesmo trocados sem a parada do servidor (hotswap), sendo as informações restabelecidas via RAID diretamente pelas controladoras SAS, geralmente instaladas no barramento PCI Express do servidor.

  • Diferentemente do padrão SATA, o SAS (Serial Attached SCSI), um barramento serial (Mesmo Padrão), possui um custo reduzido (Custo elevado comparado com sata), sendo, por essa razão, padrão nos desktops.

    resposta errada.
  • Errada!
    O SAS (Serial Attached SCSI) é um novo padrão SCSI, porém com comunicação em série, não paralela. É como o SATA está para o ATA. Inclusive, ele foi inspirado no próprio SATA e tem uma grande compatibilidade com este padrão. A comunicação SAS é realizada com transmissão serial, full-duplex, taxa de transmissão máxima de 3 Gbps (375 MB/s), frequência máxima de 3.0 GHz, comprimento de cabo de no máximo 8 metros, suporta hot-plug, permite 4 dispositivos por cabo, cabo de 32 pinos e o consumo de 800mV. O SAS é um padrão que tende a ser utilizado em servidores – e não em computadores caseiros.

    Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2014/04/qual-a-diferenca-entre-hd-sata-e-sas.html