Além de sua importância como doença ocupacional, a silicose, ou mesmo a exposição à sílica sem doença estabelecida, associa-se a risco aumentado de desenvolvimento de diversas co-morbidades, tanto pulmonares quanto sistêmicas. Tem sido documentada, entre silicóticos, prevalências mais elevadas de doença pulmonar obstrutiva crônica, câncer de pulmão, tuberculose, micobacterioses não-tuberculosas, glomerulonefrite, artrite reumatóide, esclerodermia e outras doenças auto-imunes.
A questão versa sobre a tuberculose relacionada ao trabalho.
Vamos extrair as informações necessárias para respondermos essa questão da Portaria MS nº 1339 de 1999 e do Manual de Procedimentos de doenças relacionados ao trabalho do Ministério da Saúde.
De acordo com o referido Manual, a doença é definida da seguinte forma:
"Doença de evolução aguda, subaguda ou crônica que compromete vários órgãos e sistemas, em especial as vias aéreas inferiores. No Brasil, resulta da infecção pelo Mycobacterium tuberculosis, transmitida geralmente por inalação, e pelo Mycobacterium bovis, veiculada por ingestão de material infectante. É classificada em pulmonar e extrapulmonar, nas formas serosa, miliar, úvea, meningoencefálica, linfonodal, hepática, intestinal, renal, supra-renal, osteoarticular e da coluna vertebral".
De acordo com a referida Portaria, a tuberculose relacionada ao trabalho está associada aos seguintes agentes ou fatores de risco:
- "Exposição ocupacional ao Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch) ou Mycobacterium bovis, em atividades em laboratórios de biologia, e atividades realizadas por pessoal de saúde, que propiciam contato direto com produtos contaminados ou com doentes cujos exames bacteriológicos são positivos.
- Hipersuscetibilidade do trabalhador exposto a poeiras de sílica (Sílico-tuberculose)".
Como vimos acima, a exposição à poeira de sílica é uma das possíveis causas da tuberculose. Adicionamos aqui que esse agente (sílica livre ou poeira de sílica) também ligado à doença silicose (pneumoconiose devida à poeira de Sílica).
Portanto, a tuberculose relacionada ao trabalho e a silicose podem ser comumente associadas, pois possuem um agente causador em comum: a sílica.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Doenças Relacionadas ao Trabalho. Manual de Procedimentos para Serviços de Saúde. Brasília. 2001.
GABARITO: LETRA A