SóProvas


ID
3086908
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          Agência da ONU insta países das Américas

                                   a livrar continente da malária


      O Paraguai foi certificado por ter eliminado a malária de seu território em junho deste ano. A Argentina está trilhando o caminho para obter sua certificação em 2019. Belize, Costa Rica, Equador, El Salvador, México e Suriname têm o potencial de alcançar a eliminação até 2020. Outros países, no entanto, registraram aumento no número de casos, o que põe em risco a consecução das metas de redução e eliminação da doença na região até 2030.

      No Dia de Luta contra a Malária nas Américas (6 de novembro), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) insta os países da região a tomar medidas urgentes para conter o aumento de casos, manter as conquistas e libertar o continente da doença que, durante o último século, foi a principal causa de morte em quase todas as nações do mundo.

      “A eliminação da malária está mais próxima do que nunca”, disse a diretora da OPAS, Carissa F. Etienne. No entanto, ela também advertiu que “não podemos confiar nem relaxar nas ações já tomadas”. “Os esforços devem ser intensificados onde a incidência da doença aumentou”, acrescentou.

      Desde 2015, os casos de malária nas Américas aumentaram em 71%; 95% do número total destes casos estão concentrados em cinco países, principalmente em áreas específicas onde os esforços contra a doença estão enfraquecidos. Muitos dos afetados são populações indígenas, pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade, trabalhadores mineiros e migrantes.

      “Se queremos eliminar a malária, precisamos melhorar o investimento e ampliar o acesso a prevenção, diagnóstico e tratamento oportunos da doença em comunidades onde a maioria dos casos está concentrada”, afirmou Marcos Espinal, diretor do Departamento de Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde na OPAS.

(Agência da ONU insta países das Américas a livrar continente da malária. ONU Brasil. https://nacoesunidas.org/agencia-da-onu-insta-paises-das-americas-a-livrar-continente-da-malaria/amp/. 06.11.18. Acesso em 07/11/2018)

Considere os seguintes trechos:


•  ... a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) insta os países da região a tomar medidas urgentes …

•  … “não podemos confiar nem relaxar nas ações já tomadas”.

•  “Os esforços devem ser intensificados onde a incidência da doença aumentou”...


Assinale a alternativa que, mantendo o sentido original do texto, reescreve passagem de acordo com a norma-padrão de regência e de concordância.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) A diretora da OPAS está otimista, mas advertiu serem necessário estarmos alerta em relação a malária. → temos um sujeito oracional, logo concordância no singular: Estamos alerta ser necessário.

    B) Nas Américas, os casos de malária circunscreve-se as áreas específicas de cinco países. → temos um sujeito simples com o núcleo no plural "casos", logo verbo vai ao plural: Os casos... circunscrevem-se

    C) Mais vulnerável, indígenas, trabalhadores mineiros e migrantes integra a maior parte dos afetados. → temos um sujeito composto com três núcleos, logo verbo vai ao singular: integram.

    D) No último século, foi atribuído a malária a principal causa de morte nas quase totalidade de nações do mundo. → temos um sujeito posposto ao verbo, na ordem direta: A principal causa de morte foi atribuída à malária; deveria ter a crase, visto que temos a exigência da preposição (atribuída a algo) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "malária".

    E) Com um aumento em 71%, a malária concentrou-se em áreas em que o combate à doença é mais frágil. → correto.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Completando o comentário do colega Arthur:

    E) Com um aumento em 71%, a malária concentrou-se em áreas em que o combate à doença é mais frágil. → correto.

    Depois de porcentagem,quando tivermos um substantivo, o verbo deve concordar com esse substantivo. Do contrário, devemos fazer a concordância com a porcentagem.

    Ex: 25% do orçamento do país deve destinar-se à Educação. (Verbo concorda com o substantivo)

    85% dos entrevistados não aprovam a administração do prefeito.

    25% querem a mudança. (verbo concorda com a porcentagem)

    1% conhece o assunto.