SóProvas


ID
3086917
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Orlândia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto de Antonio Prata, a seguir, para responder à questão.


      Nada me deixava mais tranquilo do que os sons da máquina de escrever vindos do quarto ao lado. Era meu pai, escritor, que trabalhava depois que todos haviam ido dormir. O batuque no teclado, o ronco grave do rolo girando com o papel e a sineta do carro tilintando ao ser devolvido à posição inicial – plim! – me garantiam a presença de um adulto, ali ao lado: se não ao alcance das mãos, ao menos dos ouvidos. O ritmo caótico, mas contínuo – como chuva no telhado –, era ainda melhor do que a música de ninar, cadenciada, pois sugeria que mesmo em meio à confusão poderia haver harmonia. Sob esse cafuné auditivo, o mundo desaparecia, sem violência, depois voltava a existir, quando eu menos esperasse, iluminado: plim!

Prata, Antonio. Nu, de botas p.15 – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2013. (Excerto adaptado) 

A seguinte redação está em conformidade com a norma-padrão de uso e de colocação de pronome:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Para que se sentisse mais tranquilo, ficava atento aos sons da máquina de escrever. ? correto.

    B) Quando sentia-o por perto, tinha a garantia de que o mundo não desapareceria para sempre. ? conjunção subordinativa temporal "quando" sendo um fator atrativo do pronome, fator de próclise, logo o correto seria: quando o sentia...

    C) Acreditava, na infância, que tudo traria-lhe tranquilidade, desde que viesse de um adulto. ? temos a conjunção integrante "que" sendo fator atrativo, o correto seria: que tudo lhe traria;

    D) Os barulhos do teclado, do rolo e da sineta, escutava-lhes, do quarto ao lado. ? quem escuta, escuta alguma coisa, logo o pronome "lhes" não poderia ser usado, visto que equivale a um complemento indireto, o correto seria: escutava-os.

    E) Ninguém sugeria-o que os sons da máquina de escrever não fossem a harmonia produzida pelo pai. ? temos o pronome indefinido "ninguém" sendo fator de próclise, fator atrativo, logo o correto seria: ninguém o sugeria.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • É de grande valia seus comentários Arthur, que Deus te abençoe.

    e outra uma nota de descontentamento com o QC, nunca vi o site comentando nenhuma questão da matéria, sem falar nas demais...

  • Para quem ficou com dúvidas na Assertiva

    D) Os barulhos do teclado, do rolo e da sineta, escutava-lhes, do quarto ao lado.

    Perceba que ele escutava algo= Objeto direito.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • b) advérbio sem vírgula é fator de atração

    c) '' que '' é fator de atração

    d) escutava é VTD, lhe é para OI

    e) Ninguém é fator de atração então o pronome devia vir antes de ''sugeria''

    Minha humilde ajuda, boa sorte a todos.

    GAB A

  • "Os barulhos do teclado, do rolo e da sineta, escutava-lhes, do quarto ao lado."

    Além da inoportuna colocação do pronome "lhe", visto inexistir verbo transitivo indireto ou transitivo direto e indireto, há também um objeto direto pleonástico. Ao conferir nova redação, temos: "os barulhos do [...] teclado escutava-os". O pronome "o" é prescindível nessa construção, embora seja corrente entre autores o seu uso.

    Letra A

  • b) Quando o sentia por perto;

    c) tudo lhe traria tranquilidade

    d) escutava-os (Escutar -> VTD)

    e) Ninguém o sugeria

  • Complementando a sugestão do colega Mario Cesar Morais Dos Santos "e outra uma nota de descontentamento com o QC, nunca vi o site comentando nenhuma questão da matéria, sem falar nas demais...", vamos sugerir ao QC para dar descontos para quem mais comenta e tem likes positivos, afinal somos nós que estamos fazendo o site acontecer!!! Nunca vi comentário de professores...

    abs

    Boa sorte!!

  • Arthur Carvalho!

    Obrigado, mais uma vez, pela riqueza da explicação.

  • Não tem mais comentários dos professores do QConcursos nas questões de português da Vunesp do ano 2019. Isso é um grande descaso. Com as novidades de outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviço, perderão muitos alunos caso não melhorem urgentemente. Fico me guiando pelas respostas de outros colegas e pesquisando a matéria para saber onde errei, com isso perco tempo, sendo que era para ter o comentário objetivo do professor em cada questão Que absurdo, hein QConcursos!!!!!

    OBS: Artur obrigada pelos seus comentários nas questões.

  • Não tem mais comentários dos professores do QConcursos nas questões de português da Vunesp do ano 2019. Isso é um grande descaso. Com as novidades de outras empresas que prestam o mesmo tipo de serviço, perderão muitos alunos caso não melhorem urgentemente. Fico me guiando pelas respostas de outros colegas e pesquisando a matéria para saber onde errei, com isso perco tempo, sendo que era para ter o comentário objetivo do professor em cada questão Que absurdo, hein QConcursos!!!!!

    OBS: Arthur obrigada pelos seus comentários nas questões.

  • C) Acreditava, na infância, que tudo traria-lhe tranquilidade, desde que viesse de um adulto. → temos a conjunção integrante "que" sendo fator atrativo, o correto seria: que tudo lhe traria;

    Apenas uma pequena correção nos sempre excelentes comentários do Arthur: nesse caso temos o pronome indefinido "tudo" funcionando como palavra atrativa. Portanto, fiquemos atentos que essa classe de palavras também atrai e faz ocorrer a próclise.

  • Confesso que 99% do que aprendendo é com os comentários e não com os professores ( nem vejo os vídeos deles quase). Mas pelo tanto de reclamações, essa plataforma tem que ficar esperta, até porque ela não é mais a única nesse ramo!

    Talvez quando as outras chegarem no nível dessa de comentários dos alunos, muita gente migrará pra concorrência!