-
NBC TA 315
A59. A divisão do controle interno nos cinco componentes a seguir, para fins das normas de auditoria, fornece uma estrutura útil para que os auditores considerem como diferentes aspectos do controle interno da entidade podem afetar a auditoria:
(a) o ambiente de controle;
(b) o processo de avaliação de risco da entidade;
(c) o sistema de informação, inclusive os processos relacionados de negócio relevantes para os relatórios financeiros e a comunicação;
(d) as atividades de controle; e
(e) o monitoramento de controles.
A78. Elementos do ambiente de controle que podem ser relevantes na obtenção de seu entendimento incluem:
(a) Comunicação e aplicação de valores de integridade e ética – Estes são elementos essenciais que influenciam a efetividade do desenho, administração e monitoramento dos
controles.
(b) Compromisso com a competência – Assuntos como a consideração por parte da administração dos níveis de competência para trabalhos específicos e como esses níveis se traduzem nas habilidades e conhecimento necessários.
(c) Participação dos responsáveis pela governança – Atributos dos responsáveis pela governança, como:
· sua independência em relação à administração;
· sua experiência e reputação;
· a extensão de seu envolvimento e as informações que recebem, bem como o exame que fazem das atividades;
· a adequação de suas ações, inclusive o grau em que assuntos complexos são levantados e tratados junto à administração, bem como sua interação com os auditores internos e externos.
(d) Filosofia e estilo operacional da administração – Características da administração como:
· abordagem na aceitação e gerenciamento dos riscos de negócio;
· atitudes e ações com referência às informações e demonstrações contábeis;
· atitudes relacionadas ao processamento de informações e às funções contábil e de pessoal.
(e) Estrutura organizacional – A estrutura em que as atividades da entidade são planejadas, executadas, controladas e revisadas para alcançar seus objetivos.
(f) Atribuição de autoridade e responsabilidade – Assuntos relativos à maneira como a autoridade e a responsabilidade por atividades operacionais são atribuídas e como as relações de reporte e hierarquias de autorização são estabelecidas.
(g) Políticas e práticas de recursos humanos – Políticas e práticas que se relacionam, por exemplo, com recrutamento, orientação, treinamento, avaliação, aconselhamento, promoção, remuneração e ações corretivas.
GAB. A
-
GAB: A
Segundo o Coso, controle interno é um processo. Este processo é constituído de 5 elementos, que estão inter-relacionados entre si, e presentes em todo o controle interno. Os 5 elementos são:
· Ambiente de Controle
· Avaliação e Gerenciamento dos Riscos
· Atividade de Controle
· Informação e Comunicação
· Monitoramento
Primeiro Elemento: Ambiente de Controle
Ambiente de controle é a consciência de controle da entidade, sua cultura de controle. Ambiente de controle é efetivo quando as pessoas da entidade sabem quais são suas responsabilidades, os limites de sua autoridade e se têm a consciência, competência e o comprometimento de fazerem o que é correto da maneira correta. Ou seja: os funcionários sabem o que deve ser feito? Se sim, eles sabem como fazê-lo? Se sim, eles querem fazê-lo? A resposta não a quaisquer dessas perguntas é um indicativo de comprometimento do ambiente de controle.
Ambiente de controle envolve competência técnica e compromisso ético; é um fator intangível, essencial à efetividade dos controles internos.
Fonte: www.portaldeauditoria.com.br/o-processo-de-controle-interno-segundo-o-coso/
-
Ambiente de controle
1. A organização demonstra ter comprometimento com a integridade e os valores éticos.
2. A estrutura de governança demonstra independência em relação aos seus executivos e supervisiona o desenvolvimento e o desempenho do controle interno.
3. A administração estabelece, com a suspensão da estrutura de governança, as estruturas, os níveis de subordinação e as autoridades e responsabilidades adequadas na busca dos objetivos.
4. A organização demonstra comprometimento para atrair, desenvolver e reter talentos competentes, em linha com seus objetivos.
5. A organização faz com que as pessoas assumam responsabilidade por suas funções de controle interno na busca pelos objetivos.
-
Para solucionar a questão o candidato deve ter
conhecimento da NBC
TI 01 – Da Auditoria Interna, do Conselho Federal de Contabilidade.
De acordo com a norma, os elementos que compõem o
ambiente de controle interno são:
"1) Comunicação
e aplicação de valores de integridade e ética;
2) Compromisso
com a competência;
3)
Participação dos responsáveis pela governança;
4)
Filosofia e estilo operacional da administração;
5)
Estrutura organizacional;
6)
Atribuição de autoridade e responsabilidade;
7) Políticas
e práticas de recursos humanos."
Analisando
as alternativas é possível identificar que somente a alternativa A (Compromisso
com a competência) contempla um dos elementos previstos na norma.
Gabarito
do Professor: Letra A.