SóProvas


ID
3089095
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao treinar um determinado número de animais, um treinador deseja fazer com que logo eles apresentem um ritmo lento e constante das respostas que ele deseja ensinar. Segundo as pesquisas de B. F. Skinner, para atingir esse objetivo, o treinador deverá adotar um esquema de reforçamento de

Alternativas
Comentários
  • No condicionamento operante, um esquema de intervalo variável é um esquema de reforço, onde uma resposta é recompensada depois que uma quantidade indeterminada de tempo passou. Este esquema produz um ritmo lento e constante de resposta.

    ALTERNATIVA - A.

  • O esquema de condicionamento operante que produz um ritmo lento e constante de resposta é o esquema de intervalo variável, no qual uma resposta é recompensada depois que uma quantidade indeterminada de tempo passou, o reforço é fornecido em diferentes e imprevisíveis intervalos de tempo.


    Vejamos os demais conceitos:


    B) Neste esquema o referencial são as respostas, não o tempo, como visto acima, sendo a resposta reforçada após um número imprevisível de respostas. Este esquema cria uma alta taxa de resposta constante.


    C) Como no esquema de intervalo fixo, porém a primeira resposta é recompensada somente após um determinado período de tempo decorrido, após um intervalo fixo de tempo. Este esquema faz com que grandes quantidades de respostas aconteçam perto do fim do intervalo, mas sejam muito mais lentas imediatamente após a entrega do reforçador.

    D) Como no esquema de razão variável, porém a resposta é reforçada só depois de um determinado número de respostas, um número fixo de respostas. Este esquema produz uma taxa alta e constante de respostas com apenas uma breve pausa após a entrega do reforçador.


    E) Combinação dos dois esquemas.



    GABARITO: A

  • Oi!

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -As pessoas costumam dizer que a motivação não dura sempre. Bem, nem o efeito do banho, por isso recomenda-se diariamente. – Zig Ziglar