-
possibilita o compartilhamento de reponsabilidades na tomada de decisões quanto aos atendimentos realizados junto aos pacientes.
-
Gabarito letra D)
Peduzzi (1998; 2001), em seus estudos sobre conceito e tipologia do trabalho em Equipe Multiprofissional de Saúde, afirma que o trabalho em Equipe Multiprofissional é uma modalidade de trabalho coletivo centrada na reciprocidade entre trabalho e interação, que as principais dimensões do trabalho em equipe são a articulação das ações e a interação de seus agentes.
Fonte: Peduzzi (1998; 2001)
Bons estudos...
-
multiprofissional não é mais um trabalho voltado para cada especificidade?
-
Acredito que essa questão esteja referenciada na dissertação de Renata Cristina Arthou Pereira, intitulada “O trabalho multiprofissional na Estratégia de Saúde da Família: estudo
sobre modalidades de equipes"
, que corrobora o nosso enunciado.
Porém, o trecho do qual se extraiu o gabarito não está tao de acordo assim:
"O trabalho em equipe é concebido como interdisciplinar quando profissionais de
diferentes disciplinas trabalham juntos compartilhando responsabilidades e
conhecimentos na tomada de decisões para fenômenos complexos, cuja compreensão
necessite de um olhar para múltiplas dimensões que o compõe."
Relevando as diferenças conceituais entre multidisciplinaridade e interdisciplinaridade - o que a própria autora parece fazer -, a resposta estaria correta.
Mas sabemos que há uma grande diferença entre as duas formas de trabalho em equipe. A multidisciplinaridade ocorre quando
há
mais de uma área de conhecimento em um determinando projeto ou
propósito, mas cada uma destas disciplinas mantém seus métodos e teorias
em perspectiva, sem necessariamente ter relação uma com a outra,
permanecendo
cada disciplina com sua própria metodologia e o resultado não
integrado. A multidisciplinaridade serve a problemas imediatos e não
possui
foco na articulação e nos ganhos colaborativos. Já
na interdisciplinaridade, mais de uma disciplina se une em um projeto
comum, com um planejamento
que as relacione; um intercâmbio mútuo e interação de diversos
conhecimentos de forma recíproca e
coordenada; uma perspectiva metodológica comum a todos; e resultados
integrados. Aqui há a construção de um novo saber, menos fragmentado e
mais dinâmico. Os interesses próprios permanecem, porém, buscam-se
soluções dos seus próprios problemas através da articulação com
as outras disciplinas.
Nesse sentido a alternativa "C" se encaixa melhor na descrição de multidisciplinaridade.
GABARITO BANCA: D
GABARITO PROFESSOR: C
-
A letra C também está correta dentro do pré suposto do que se entende como multidisciplinaridade. Questão passível de anulação.
-
O pessoal tá falando muito em multidisciplinar porem a questão fala de multiprofissional... tendo isso em mente, retirei um recorte de um artigo (deixo a referência a baixo) para que vcs leiam e tirem suas próprias conclusões:
"Sendo assim, é importante diferenciar trabalho multiprofissional de trabalho em equipe. No trabalho multiprofissional, existe uma interação entre os vários conhecimentos técnicos específicos com a produção de uma solução/proposta de intervenção que não seria produzida por nenhum dos profissionais isoladamente. O trabalho em equipe é fundamental e implica no compartilhar do planejamento, na divisão de tarefas, na cooperação e na colaboração, que pode (e deve) acontecer entre profissionais de uma mesma disciplina, entre profissionais de uma mesma carreira e também dentro de uma equipe multiprofissional. No entanto, não implica necessariamente construção de um novo saber ou de uma nova prática. O que cria a possibilidade do novo é a interação democrática entre diferentes atores, saberes, práticas, interesses e necessidades (Feuerwerker e Sena-Chompré, 1999).
O trabalho em equipe multiprofissional consiste em modalidade de trabalho coletivo que se configuraria na relação recíproca entre as múltiplas intervenções técnicas e a interação dos agentes de diferentes áreas profissionais. Por meio dessa relação dialética entre trabalho e interação, os agentes poderiam construir um projeto assistencial comum e pertinente para a atenção integral às necessidades de saúde dos usuários do serviço (Peduzzi, 1998)."
Referência:
https://www.scielo.br/j/sausoc/a/HfDT6wMvTHcBRW7GSvRh5Nz/?lang=pt#:~:text=O%20trabalho%20em%20equipe%20multiprofissional,agentes%20de%20diferentes%20%C3%A1reas%20profissionais.
-
Cai na pegadinha da Vunesp também. A questão não está falando de atuação multidisciplinar. A questão está falando de atuação multiprofissional. São coisas distintas.