SóProvas


ID
3089152
Banca
VUNESP
Órgão
IPREMM - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A expressão assistência domiciliar

Alternativas
Comentários
  • A assistência domiciliar, também conhecida como home care (do inglês, cuidado do lar), pode ser definida como um conjunto de procedimentos hospitalares possíveis de serem realizados na casa do paciente. Abrangem ações de saúde desenvolvidas por equipe interprofissional, baseadas em diagnóstico da realidade em que o paciente está inserido, visando a promoção, a manutenção e a reabilitação da saúde. Pode se dividir em: atendimento domiciliar, que compreende as atividades assistenciais exercidas por profissionais e/ou equipe de saúde na residência do cliente, para executar procedimentos mais complexos, que exigem formação técnica para tal; internação domiciliar são atividades assistenciais especializadas, exercidas por profissionais e/ou equipe de saúde na residência do cliente, com oferta de recursos humanos, equipamentos, materiais e medicamentos, assemelhando-se ao cuidado oferecido em ambiente hospitalar (instalação de um mini - hospital); ou ainda, somente como uma visita domiciliar, atendimento realizado por profissional e/ou equipe de saúde na residência do cliente, com o objetivo de avaliar as necessidades deste, de seus familiares e do ambiente onde vive, para estabelecer um plano assistencial voltado à recuperação e/ou reabilitação.

    GABARITO: A
  • Gabarito letra A)

    Assistência Domiciliar é uma modalidade continuada de prestação de serviços na área da saúde que visa à continuidade do tratamento hospitalar no domicílio, realizado pela equipe multidisciplinar com a mesma qualidade, tecnologia e conhecimento.

    O atendimento domiciliar evita a permanência prolongada no hospital, à interrupção do cuidado ao paciente e o distanciamento dos profissionais envolvidos no tratamento. A desospitalização é uma tendência mundial, já que o atendimento domiciliar equivale ao prestado pelo hospital, com a vantagem de ser feito no domicílio, além de ser uma alternativa melhor para a recuperação do paciente do que um período prolongado de internação hospitalar. A assistência passa a ser feita por uma equipe de saúde formada por Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas e outros profissionais.

    Entre seus benefícios está à diminuição dos riscos de infecção em ambientes hospitalares, a humanização do atendimento no ambiente domiciliar, redução de complicações clínicas e reinternações desnecessárias e otimização do tempo de recuperação do paciente.

    Fonte: home saude

    Bons estudos...