-
Letra D. Controlar o sofrimento associado à depressão e à hipomania
-
O uso da cocaína provoca no cérebro o aumento do estado de alerta, da sociabilidade e da autoconfiança, além de reduzir a necessidade de dormir, o cansaço e o apetite.
Isso acontece devido à sobrecarga do psicoativo conhecido como dopamina, responsável por proporcionar os efeitos da droga.
-
Pacientes com transtornos de humor, como a depressão, são mais
propensos a serem dependentes de álcool e outras drogas ao longo da vida, segundo estudos; pois é comum buscarem nas drogas alívio para seu sofrimento
emocional e para sintomas como tristeza, desesperança e falta de
energia.
GABARITO: D
-
Se a hipomania é uma alteração de humor positiva, que não causa sofrimento, pelo contrário, faz com que a pessoa se sinta bem, por que alguém iria querer controlá-la?
-
D. Associados à DEPRESSÃO e à HIPOMANIA (pouca atividade), teoricamente; baixa atividade. A cocaína é uma droga estimulante, ou seja, vai deixar o indivíduo em um estado contrário desses. Por tanto, dizer que estado de hipomania "não causa sofrimento" é uma afirmação subjetiva, segundo a própria percepção pessoal, e não teórica. Hipomania é um estado, o que esse estado é para o paciente e como ele é experimentado depende da nossa investigação, não da opinião.
E, em termos técnicos; "positivo e negativo", Hipomania traria, teoricamente, efeitos "negativos" (retirada de atividade), nada a ver com a linguagem "positivo e negativo" do senso comum.
-
Gab D.
A demais alternativas falam dos efeitos que a cocaína causam.
-
realmente manolo ... não li a URL inteira ... poutzzz
-
O examinador nunca cheirou, certeza.
-
Controlar o sofrimento associado à depressão eu concordo, agora hipomania?! Sei n em... a pessoa já está com energia em excesso ai usa cocaína, n vejo sentido. kkk
A hipomania é considerada um tipo de transtorno bem mais leve que a mania. Seus sintomas estão relacionados à energia em excesso, impaciência, agitação e impulsividade. No entanto, quando comparados à mania, eles aparecem em níveis menos elevados.