SóProvas


ID
3090421
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

As análises da indústria cultural empreendidas pelos alemães Theodor W. Adorno e Max Horkheimer partiram das relações entre cultura e ideologia nas sociedades capitalistas de meados do século XX e consistiram em inúmeras considerações sobre as mudanças nas concepções artísticas e sua imbricação com o mercado e o consumo de bens culturais. Referente à “indústria cultural”: 

Alternativas
Comentários
  • Só pode ser essa:

    "as expressões artísticas, ao se constituírem como negócios, incorporam, explicitam e legitimam a dominação exercida sobre a sociedade pelo poder econômico, esvaziando a crítica a esse sistema social subjacente às obras de arte."

  • CULTURALISMO

    do ponto de vista SOCIOLOGICO, lembrar de: Escola de Frankfurt:

     Indústria Cultural: refuta a ideia de uma pretensa neutralidade dos meios de comunicação de massa e vem reforçar a ideia de que a cultura é algo fabricado. Onde a sociologia americana via o consumidor como sujeito do processo, a Escola de Frankfurt o vê como o objeto das grandes empresas. Os indivíduos seriam manipulados para se conformar ao papel de consumidores no mercado de bens culturais.

    Crítica à perspectiva frankfurtiana sobre a cultura são Jesus Barbero e Néstor Canclini: Teorias da recepção que, a partir dos anos 1960, empreenderam estudos que relativizam o caráter manipulador da cultura, introduzindo o debate sobre certas formas de resistência. Posteriormente, vários estudiosos salientaram ainda a capacidade de os sujeitos apropriarem-se das mensagens, construírem sentidos particularizados ao consumirem as mercadorias simbólicas.

    FONTE: QUESTOES SOBRE O TEMA DA FCC