SóProvas


ID
3090433
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado Moderno surge na Europa como uma forma racional de organização social do poder num dado território e com um corpo de auxiliares qualificados à disposição do soberano, sendo sua característica principal: 

Alternativas
Comentários
  • Disposição do soberano = centralização do poder.

    Gabratito : A

  • ALTERNATIVA : A

    para esse tipo de questão precisa estar bem claro as fases do poder e, consequentemente, a politica:

    ANTIGUIDADE ( GRECIA) : O poder estava com o povo, porem em votos diretos.... Isso acontecia quando os cidadãos iam para as praças discutir o que era melhor para a polis( cidade). tudo girava em torno do que era melhor para o desenvolvimento do bem comum.

    IDADE MODERNA ( RENASCIMENTO): aqui vigorava a soberania do ESTADO. O essa soberania foi dada ao monarca ( o Rei ). Ele era o que hoje chamamos de constituição como se ela fosse uma pessoa. quando se precisava saber o que a cidade precisava ou decidir algo, era a ele que o povo recorria e sua palavra era a própria lei. Por isso que esse período foi chamado como ABSOLUTISTA. O PODER ERA ABSOLUTO DO REI. HAVIA UMA CONCENTRAÇÃO DE PODER NELE E APENAS NELE.

    MUNDO COMTEMPORANEO ( IDEIAS ILUMINISTAS ) : Rompimento com o pensamento absolutista. cada individuo passar a gerir sua própria vida. teve uma inovação na ideia de SOBERANIA. agora ela passa a ser do povo....

    nasce com John Lock os direitos naturais e inalienáveis.

    todos nascem livres.

    a Soberania é do povo..... e o povo sede sua soberania para representantes elegidos por ele ( politica indireta e não mais direta como era na Grécia)

    Montesquieu cria a tripartição dos poderes e afirma que se o poder tiver centralizado em uma pessoa ou instituição, nao haverá LIBERDADE.

    ESSA O NASCIMENTO DO LIBERALISMO.