SóProvas



Questões de Teorias clássicas do Estado


ID
7636
Banca
ESAF
Órgão
CGU
Ano
2004
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A justificativa para o que foi denominado ciclo político invertido baseou-se no argumento da existência de restrições políticas ou sociais à adoção de medidas fiscais impopulares. A promoção do desenvolvimento e o esforço no sentido de minimizar os conflitos sociais formam, naturalmente, parte do ideário de qualquer governo. O que caracteriza as políticas populistas, de acordo com seus críticos, seria a combinação de quatro fatores. Identifique o fator que não é pertinente.

Alternativas
Comentários
  • Políticas populistas:
    a) O ativismo governamental. Correto, pois implica a ação do governo intervindo em contraprestações à sociedade
    b) O redistributivismo a qualquer custo. Correto, pois visa a redistribuição de renda através de programas sociais, isenções, concessões de beneficios sem contrapartida. A qualquer custo porque não leva em consideração contrapartidas para manter o equilibrio das contas públicas como : redução de gastos, fonte de custeio etc.
    c) A afirmação das consequências positivas de elevados déficits fiscais. Errada. Claro que afirmar ser positivo défcits fiscais não há de ser uma atitude sensata em qualquer tipo de governo.
    d) Correta. Famosas as frases "Nunca antes na história deste pais...."Pois isto retrata uma tentativa de mostrar condições positivas mesmo quando o contexto é outro.
    e) Correta. Novamente, uma política populista não leva em consideração contextos econômicos, está mais preocupada em manter programas sociais que causam maiores impactos a curto prazo na percepção do povo.

  • Discordo do gabarito. 

    c) É próprio dos regimes populistas a afirmação de haverem mais consequências positivas do que negativas no endividamento dos Estados, o que o estudo da Economia mostra não ser verdade, pois um devedor terá sempre custos maiores para as suas ações do que um credor, afora a perda com o pagamento de juros para o sistema financeiro.

    a) O "ativismo governamental" pode ser entendido como a mera ação incisiva e resolutiva do Estado no enfrentamento de problemas históricos e persistentes, agindo de forma a equacionar tais problemas, mas não necessariamente com viés populista ou ideologizante. Creio que o gabarito deveria ser a letra A. 

ID
800302
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de Estado, é correto afirmar:


Alternativas
Comentários
  • A definição de um conceito de Estado já foi discutida por autores clássicos da sociologia. Para Max Weber, por exemplo, ele pode ser caracterizado por possuir o monopólio legítimo da violência em conformidade com a lei, dentro de um determinado território. Para Karl Marx, por outro lado, o Estado é um instrumento da burguesia para manter sua dominação. Já para Émile Durkheim, ele assegura a solidariedade social e o pleno desenvolvimento do indivíduo. Tendo em vista essas definições apresentadas, é possível perceber a dificuldade de se estabelecer de maneira precisa um conceito do Estado. Um ideia mais geral, todavia, é aquela que caracteriza o Estado como um mecanismo político responsável por controlar determinado território, utilizando uma força militar e um sistema legal de regras. Tendo em vista essas definições, a alternativa “b” está incorreta, já que a existência de um Estado pressupõe divisão territorial.  A opção “c” também está incorreta, considerando que o voto é um aspecto do regime político democrático, e não uma característica inerente ao Estado. A opção “d” está incorreta, já que se trata de uma explicação dos autores contratualistas, que tentam analisar a origem do Estado, e não conceituá-lo, opondo-o a um estado de natureza, em que a autoridade política é inexistente. A opção “e” também está incorreta, visto que o Estado não pode ser caracterizado como uma entidade que possui uma autoridade ilimitada, o que só acontece quando se tem uma ditadura.

    A opção correta, portanto, é a letra “a”. 



ID
1199203
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em “A Teoria das Formas de Governo”, Norberto Bobbio destaca, na obra “Política de Aristóteles”, a importância de o Estado zelar pelo ideal da vida humana perfeita; para tal, era necessário o desenvolvimento das seguintes virtudes:

Alternativas
Comentários
  • Para os Guerreiros do Gratuito:

    B


ID
1199206
Banca
CEPERJ
Órgão
SEDUC-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Norberto Bobbio, na obra “A Teoria das Formas de Governo”, destaca que Maquiavel definiu as formas de governo em duas, a saber:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

     

    Com Maquiavel (1469-1527) ocorrem as evoluções importantes na história do pensamento político, entre elas uma nova classificação das formas de governo, onde passam de três a duas: principados e repúblicas. Sendo o principado correspondente ao reino, e a república correspondente tanto à aristocracia como à democracia. Para Maquiavel, o que importa são os resultados e não a ação política em si, sendo legítimos os usos da violência contra os que se opõe aos interesses estatais.

     

    Fonte: As Teorias sobre as Formas de Governo Elaine Ticiana Polizel, Beatriz Barbosa Kachiyama, Tarcísio Vilton Meneghetti, Josemar Sidinei Soares (orientador)

  • A democracia nada mais é do que um sistema de governo, no qual o povo governa para sua própria sociedade.Pode-se observar que a democracia pode ser de 2 formas, direta ou indireta. Este conceito de democracia é de toda massa populacional brasileira nos dias de hoje, pois é este conceito de escolha de nossos representantes legais, por voto popular, que aparece nos discursos da população. democracia pode ser compreendida como 'método de organização social e política tendente à maior realização da liberdade e da igualdade. É um Sistema político em que o povo constitui e controla o governo, no interesse de todos


ID
1913020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao Estado moderno e à dominação racional legal, julgue o item a seguir.

Na perspectiva da dominação racional legal, funcionários que compõem o quadro administrativo burocrático do Estado são livres e devem obedecer às obrigações objetivas de seu cargo, são nomeados por hierarquia, têm competências funcionais fixas, são contratados de acordo com a qualificação profissional e exercem o cargo como profissão única.

Alternativas
Comentários
  • 1. São individualmente livres e sujeitos à autoridade apenas no que diz respeito a suas obrigações oficiais.

    2. Estão organizados numa hierarquia de cargos, claramente definida.

    3. Cada cargo possui uma esfera de competência, no sentido legal, claramente determinada.

    4. O cargo é preenchido mediante uma livre relação contratual. Assim, em princípio, há livre seleção.

    5. Os candidatos são selecionados na base de qualificações técnicas.

     

    Fonte: 

    A Burocracia Weberiana e a Administração Federal Brasileira

  • Gabarito Certo

    Para melhor entendimento sobre o Estado moderno e à dominação racional legal, sugiro a leitura do livro da biblioteca básica/Serviço Social nº 5, Estado, Classe e Movimento Social de Montaño e Duriguetto.

     

  • Max Weber, o autor que descreve a dominação racional legal como uma das três possíveis que moldam o caráter estatal (as outras duas são a carismática e a tradicional), compreendia que os quadros do Estado deveriam ser ocupados a partir de premissas racionais e científicas determinados por lei. Dessa forma, a partir da racionalidade, as instituições estatais se organizariam em instituições pensadas e moldadas com base na legislação que determina seu objetivo, sua hierarquia e suas competências cabendo aos funcionários o estrito cumprimento do estabelecido na norma vigente. Dessa forma, o poder burocrático tem o escopo de atuação de seus funcionários e o exercício de suas funções em estrita concordância com a norma estabelecida. Ao contrário do poder político, tais postos seriam ocupados com base na capacidade técnica para o cargo destinado através de currículo e/ou concurso e os mesmos não seriam eleitos, mas nomeados.

    A afirmação está correta.
  • Comentário do professor:

    Max Weber, o autor que descreve a dominação racional legal como uma das três possíveis que moldam o caráter estatal (as outras duas são a carismática e a tradicional), compreendia que os quadros do Estado deveriam ser ocupados a partir de premissas racionais e científicas determinados por lei. Dessa forma, a partir da racionalidade, as instituições estatais se organizariam em instituições pensadas e moldadas com base na legislação que determina seu objetivo, sua hierarquia e suas competências cabendo aos funcionários o estrito cumprimento do estabelecido na norma vigente. Dessa forma, o poder burocrático tem o escopo de atuação de seus funcionários e o exercício de suas funções em estrita concordância com a norma estabelecida. Ao contrário do poder político, tais postos seriam ocupados com base na capacidade técnica para o cargo destinado através de currículo e/ou concurso e os mesmos não seriam eleitos, mas nomeados.


ID
1913023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Julgue o próximo item, referentes ao Estado de bem-estar social e à cidadania.

A crise do Estado de bem-estar social manifesta-se pela articulação dos seguintes fatores: o universalismo protetor, as formas crescentes de particularismo social e a mercantilização da política social.

Alternativas
Comentários
  • CORRETA

     

    "Segundo Cabrero (2002), a crise histórica que ocorreu entre os objetivos universalizantes do Estado de bem estar, no pós-segunda guerra, e os interesses do grande capital desregulado em ascensão nos anos 80, redundou em 1995, numa articulação ambivalente e desigual entre o universalismo protetor, formas crescentes de particularismo social e crescente mercantilização da política social."

     

     

    IN: A RESPONSABILIDADE DO ESTADO ENQUANTO PROVEDOR DE POLÍTICAS PÚBLICAS E O SERVIÇO SOCIAL: ASPECTOS POLÊMICOS.

  • O Estado de bem-estar social se estabeleceu na Europa do pós-guerra, embora possamos encontrar alguns germens ainda no século XIX, principalmente na Alemanha de Bismark que concedeu alguns benefícios com o claro fim de conter o desenvolvimento de ideias socialistas e o crescimento do ideário comunista. O fim da guerra e a ameaça do espectro soviético forçou o estabelecimento de Estados de bem-estar social na Europa, os quais concediam direitos universais básicos como educação, saúde, renda e moradia com o fim de garantir a cidadania plena. O desenvolvimento, entretanto, desse universalismo concomitante à privatização de setores da política social, colocou em cheque a função desse Estado que passou a ser visto e acusado cada vez mais de paternalismo. Para cumprir todas as funções que estão prevista nessa ótica, o Estado exige alta cobrança de impostos para financiar suas ações e um amplo campo de atuação que por vezes atinge setores considerados da esfera privada dos cidadãos. No Brasil, a Constituição de 1988 estabeleceu em lei o objetivo de bem-estar social, porém uma ampla parcela de sua população faz uso dos serviços privados de saúde e educação, por exemplo, embora continuem pagando impostos que deveriam ser revertidos em tais serviços públicos que não são utilizados. Isso gera um duplo pagamento pelo serviço, a partir da ótica privada, e uma completa desconexão entre objetivos e meios desse Estado que passa a ser contestado profundamente em sua função, estabelecendo a crise do modelo.

    A afirmativa está, portanto, correta.

ID
2717674
Banca
FADESP
Órgão
COSANPA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Stuart Mill, ao discutir a relação liberdade e poder, demonstra que

Alternativas

ID
2724331
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Sobre o conceito de legitimidade em relação ao Estado é correto afirmar:

Alternativas

ID
2770075
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UNIFESSPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O redimensionamento do papel do Estado a partir dos anos 1980 fez surgir um novo contexto social marcado pelo(a)

Alternativas

ID
3090433
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado Moderno surge na Europa como uma forma racional de organização social do poder num dado território e com um corpo de auxiliares qualificados à disposição do soberano, sendo sua característica principal: 

Alternativas
Comentários
  • Disposição do soberano = centralização do poder.

    Gabratito : A

  • ALTERNATIVA : A

    para esse tipo de questão precisa estar bem claro as fases do poder e, consequentemente, a politica:

    ANTIGUIDADE ( GRECIA) : O poder estava com o povo, porem em votos diretos.... Isso acontecia quando os cidadãos iam para as praças discutir o que era melhor para a polis( cidade). tudo girava em torno do que era melhor para o desenvolvimento do bem comum.

    IDADE MODERNA ( RENASCIMENTO): aqui vigorava a soberania do ESTADO. O essa soberania foi dada ao monarca ( o Rei ). Ele era o que hoje chamamos de constituição como se ela fosse uma pessoa. quando se precisava saber o que a cidade precisava ou decidir algo, era a ele que o povo recorria e sua palavra era a própria lei. Por isso que esse período foi chamado como ABSOLUTISTA. O PODER ERA ABSOLUTO DO REI. HAVIA UMA CONCENTRAÇÃO DE PODER NELE E APENAS NELE.

    MUNDO COMTEMPORANEO ( IDEIAS ILUMINISTAS ) : Rompimento com o pensamento absolutista. cada individuo passar a gerir sua própria vida. teve uma inovação na ideia de SOBERANIA. agora ela passa a ser do povo....

    nasce com John Lock os direitos naturais e inalienáveis.

    todos nascem livres.

    a Soberania é do povo..... e o povo sede sua soberania para representantes elegidos por ele ( politica indireta e não mais direta como era na Grécia)

    Montesquieu cria a tripartição dos poderes e afirma que se o poder tiver centralizado em uma pessoa ou instituição, nao haverá LIBERDADE.

    ESSA O NASCIMENTO DO LIBERALISMO.


ID
3286243
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O que é participação política?

    A participação política envolve a possibilidade de influenciar, de forma efetiva, as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional, visa a impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo, a partir do voto,nas campanhas, nas eleições e na estrutura legislativa. A participação política ocorre, também, pela participação nas estruturas, nas atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.
     É muito comum se ouvir comentários de que a juventude hoje não se interessa por política, que é uma geração apática, alienada e consumista que passa a maior parte do seu tempo na frente da TV. Além disso, há inúmeras comparações da atual geração de jovens com aqueles que viveram os anos de ditadura no Brasil na década de 1960 e 1970. Com um tom de saudosismo, se diz que a juventude já não é como antes, que saía às ruas para protestar contra a repressão do governo e se arriscava em associações clandestinas para lutar pela liberdade de expressão e pela democracia.
    Aqueles que estão convencidos de que isso é verdade podem se surpreender. Em novembro de 2005, o IBASE e o Instituto Polis lançaram o resultado da pesquisa Juventude Brasileira e Democracia: participação, esferas e políticas públicas, que ajuda a desmistificar essa apatia da juventude. Foram entrevistados oito mil jovens em sete regiões metropolitanas brasileiras.
     Alguns dados interessantes: 28,1% dos oito mil jovens entrevistados faziam parte de algum grupo; 85,8% dos jovens afirmaram se informar sobre o que acontece no mundo; 89% dos jovens acreditam que as pessoas devem se unir para defender seus interesses; e 85% dos entrevistados disseram que é preciso abrir canais de diálogo entre cidadãos e governo.
     É fato que muitos jovens que desejam participar mais não sabem como fazer. Participação política pode ser bem mais do que votar em uma eleição. Esta é apenas uma das formas, por isso é muito importante tornar público quais os espaços já existentes e de que maneiras é possível participar!

Internet: http://www.infojovem.org.br/  (com adaptações).

Desde  a  Grécia  Antiga,  o  conceito  de  participação  política  vem  sendo  discutido  no Ocidente.  A  participação  política é  um  dos  aspectos  fundantes  das  democracias  atuais,  hoje  sendo uma referência indentitária do modo de vida social no  Ocidente.  Tendo  o  texto  apresentado  e  os  conceitos  de  participação  política,  democracia  e  identidade  como  referências iniciais, julgue os próximos itens.  

Para Weber, na obra A ciência e a política: duas vocações, o Estado precisa estar organizado burocraticamente para que as relações que se estabelecem dentro dele, inclusive as de participação política, sejam desenvolvidas em prol da manutenção do próprio Estado e de sua limitação.

Alternativas

ID
3498838
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de São Paulo - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A invenção de uma outra forma de organização social na Utopia de Thomas More e a análise das condições necessárias para a conservação do poder em o Príncipe de Maquiavel evidenciam a emergência de um novo pensamento social, marcado

Alternativas

ID
3582892
Banca
FEPESE
Órgão
UFFS
Ano
2011
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Essa Teoria surgiu na década de 1950, como explicação da maneira pela qual as sociedades industriais da América do Norte e Europa Ocidental se desenvolveram, especialmente através do crescimento do capitalismo industrial, a partir do século XVIII. Surgiu nessa época em parte devido à competição entre as ideologias comunista e capitalista no período posterior à Segunda Guerra Mundial.


Essa teoria é chamada de:

Alternativas

ID
3782008
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O conceito de Estado não é consensual na sociologia e, conforme a abordagem teórica adotada, pode-se refletir sobre um tipo específico de Estado.


A partir dessa afirmação, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3782611
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O período conhecido entre a Reforma e a Revolução Francesa foi marcado por grandes transformações políticas e econômicas na Europa no final da Idade Média. Foi nesse período que o controle político exercido por uma aristocracia, cujo poder derivava da posse de terras, passou a ser compartilhado por grupos que possuíam influência social, tais como mercadores, banqueiros, donos de fábricas e até mesmo guerreiros que pregavam a iniciativa individual. Tal período marca o surgimento do Liberalismo, que expressava as novas condições políticas e econômicas na Europa. Sobre o Liberalismo e sua filosofia, é CORRETO afirmar.

Alternativas

ID
3783556
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando as várias definições de Estado, é INCORRETO afirmar que

Alternativas

ID
3806113
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado moderno concentra em suas mãos o poder político, sendo que isso ocorreu porque o Estado expropriou os instrumentos de dominação política — como o exército e outros meios de administração — que pertenciam a indivíduos e grupos sociais.

Alternativas

ID
3806116
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O estado de natureza hobbesiano é marcado pela desigualdade entre os indivíduos e pela ausência de liberdade, o que leva à guerra de todos contra todos, gerando a insegurança permanente, o que possibilita, consequentemente, os indivíduos a celebrar um pacto que cria o Estado.

Alternativas

ID
3806119
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com Thomas Hobbes, o contrato que dá origem ao Estado foi firmado pelos indivíduos entre si e em benefício do Soberano, criado pelo referido documento, sendo essa forma do acordo uma das razões que não permite que ele seja revogado, a não ser por consentimento do Soberano, que é o beneficiário do pacto.

Alternativas

ID
3806125
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

De acordo com John Locke, o contrato que instituiu a sociedade política preservou todos os direitos naturais dos homens, exceto o de fazer justiça com as próprias mãos.

Alternativas

ID
3806131
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

John Locke defende que o direito de propriedade pode ser suprimido pelo Estado em nome do interesse coletivo, porque a propriedade privada não é um requisito necessário para preservar a liberdade dos indivíduos.

Alternativas

ID
3806137
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Montesquieu afirma que os governos têm uma natureza e um princípio: a primeira é o que faz o governo ser o que ele é — monarquia, república, despotismo; o segundo é o que põe esses governos em ação — a honra na monarquia, a virtude na república e o medo no despotismo.

Alternativas

ID
3806140
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A Teoria da Separação e do Equilíbrio dos Poderes de Estado, elaborada por Montesquieu, serviu de referência aos Estados constitucionais nascidos depois da Revolução Americana e da Revolução Francesa.

Alternativas

ID
3806143
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Jean-Jacques Rousseau declarou que a lei expressa a vontade geral e, por causa disso, é livre o cidadão que a ela obedece, porque está acatando à sua própria vontade, que está contida na vontade geral.

Alternativas

ID
3806146
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Em sua obra "O Contrato Social", Jean-Jacques Rousseau declara que a única forma legítima de governo é a República e que nela o poder legislativo pertence exclusivamente à assembleia geral dos cidadãos, não podendo ele ser transferido da assembleia para outra instituição ou para outros indivíduos.

Alternativas

ID
3889465
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Entre as principais contribuições para a teoria liberal clássica, encontra-se

Alternativas

ID
3907657
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Um novo modo de agir, pensar e produzir surge simultaneamente com o liberalismo no séc. XVIII, com repercussões na economia, na política e na sociedade. O liberalismo propõe uma teoria contratualista para explicar a origem do poder e do Estado de forma racional e laica. O poder passa a ser legitimado pelo contrato social, reafirmando o valor do indivíduo e do cidadão. Nesse sentido, para o liberalismo:

Alternativas

ID
3908200
Banca
UEG
Órgão
UEG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Estado, tal como é conhecido atualmente, tem suas origens na modernidade por obra de pensadores como Maquiavel, Hobbes, Locke, Montesquieu e Rousseau. Uma das teses para justificar o poder do Estado foi a do Contrato Social ou Pacto. Destacam-se, entre as teses do Contrato Social, a ideia de que os homens não são seres políticos por natureza, e que vivem em sociedade somente por interesse. Encontram-se em um estado natural de guerra de todos contra todos. “O homem é lobo do homem”. Guiados pelo instinto e não pela razão, sentem o medo de perder a vida a qualquer momento. Assim, por medo e interesse, abandonam todos de uma só vez o direito sobre todas as coisas e entregam tal direito nas mãos de um soberano, o qual fará leis e transformará o estado de natureza em estado civil. Estava assim justificado o absolutismo, pois o soberano não faz parte do pacto e, ao criar as leis, determina o justo e o injusto. Tais teses são defendidas na seguinte obra:

Alternativas

ID
3956677
Banca
Itame
Órgão
Prefeitura de Edéia - GO
Ano
2020
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O neoconservadorismo vem se configurando como forma dominante de apologia à conservação da ordem no cenário mundial pós consolidação da ofensiva neoliberal. Sobre esse processo ideo-político pode-se afirmar que:

Alternativas

ID
4048915
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir da década de 1980, a sociedade brasileira passa por transformações políticas significativas: o regime militar, iniciado em 1964, encerra-se em 1985, quando começa um período de construção de uma sociedade democrática, que ficou conhecido como Nova República. Entre as mudanças políticas ocorridas na sociedade brasileira na Nova República, assinale a alternativa correta.

Em 1988, é promulgada uma nova Constituição no Brasil, e, a partir de 1989, ocorrem eleições diretas para a presidência da República.

Alternativas

ID
4048918
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir da década de 1980, a sociedade brasileira passa por transformações políticas significativas: o regime militar, iniciado em 1964, encerra-se em 1985, quando começa um período de construção de uma sociedade democrática, que ficou conhecido como Nova República. Entre as mudanças políticas ocorridas na sociedade brasileira na Nova República, assinale a alternativa correta.

O sistema político-partidário passa, na Nova República, a ser composto por inúmeros partidos, em substituição ao bipartidarismo da época do regime militar.

Alternativas

ID
4048921
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir da década de 1980, a sociedade brasileira passa por transformações políticas significativas: o regime militar, iniciado em 1964, encerra-se em 1985, quando começa um período de construção de uma sociedade democrática, que ficou conhecido como Nova República. Entre as mudanças políticas ocorridas na sociedade brasileira na Nova República, assinale a alternativa correta.

A sociedade brasileira inicia um período de autoritarismo e repressão política aos opositores do governo, na Nova República.

Alternativas

ID
4048924
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir da década de 1980, a sociedade brasileira passa por transformações políticas significativas: o regime militar, iniciado em 1964, encerra-se em 1985, quando começa um período de construção de uma sociedade democrática, que ficou conhecido como Nova República. Entre as mudanças políticas ocorridas na sociedade brasileira na Nova República, assinale a alternativa correta.

A partir de 1989, o presidente da República passa a ser eleito pelos deputados federais e senadores.

Alternativas

ID
4048927
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir da década de 1980, a sociedade brasileira passa por transformações políticas significativas: o regime militar, iniciado em 1964, encerra-se em 1985, quando começa um período de construção de uma sociedade democrática, que ficou conhecido como Nova República. Entre as mudanças políticas ocorridas na sociedade brasileira na Nova República, assinale a alternativa correta.

Os partidos socialistas e comunistas são legalizados e passam a participar oficialmente das eleições, a partir da Nova República.

Alternativas

ID
4053424
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o tema poder, política e Estado, assinale o que for correto

O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas dominantes até então na Europa.

Alternativas

ID
4053427
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o tema poder, política e Estado, assinale o que for correto

Ao longo dos anos, o Estado capitalista manteve a mesma forma, não sendo a sua estrutura afetada pelas mudanças sociais.

Alternativas

ID
4053430
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando o tema poder, política e Estado, assinale o que for correto

É com o Estado liberal que se estabelece a separação entre público e privado e a noção de que não se deve interferir nas atividades econômicas.

Alternativas

ID
4053502
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os seus conhecimentos sobre a formação do Estado e as transformações ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.

Partidos políticos são associações de indivíduos com a finalidade de disputar eleições e, por esse meio, colocar os seus membros no poder.

Alternativas

ID
4053505
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os seus conhecimentos sobre a formação do Estado e as transformações ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.

Entre 1964 e 1984, o Estado brasileiro foi classificado como uma “república de generais”, pois, com o golpe militar, todas as eleições diretas para os cargos de governador e presidente foram suspensas.

Alternativas

ID
4053508
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando os seus conhecimentos sobre a formação do Estado e as transformações ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.

O sistema bipartidário jamais foi adotado na república brasileira, a qual se constituiu ora de regimes multipartidários ora de regimes que aboliram completamente a organização de partidos políticos.

Alternativas

ID
4053682
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com o avanço do Neoliberalismo, as relações de trabalho passam a ser:

Alternativas

ID
4053685
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Fundamentados em autores como Bóron e Netto, podemos afirmar que, a partir de 1970, o Estado:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar essa questão ? :)


ID
4053712
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Bandeirantes - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

A partir de 1970, as proposições neoliberais avançaram e, segundo Carloto (2015), nos sistemas de proteção social na América latina se intensifica uma perspectiva:

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe a referência?


ID
4100902
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Considerando a afirmação de que “o individualismo é uma ideologia que surge com o pensamento liberal do século XVII” (PICANÇO, K. Ideologia. In: LORENSETTI, E. et al. Sociologia. Curitiba: /SEEDPR, 2006, p. 212), tornando-se uma característica básica das sociedades modernas capitalistas, assinale a alternativa correta

Segundo a ideologia do liberalismo, quanto mais os indivíduos buscam a realização dos seus interesses individuais, maiores são os benefícios que geram para a sociedade em que vivem.

Alternativas

ID
4100905
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta

A proposta de um ideal de “Estado mínimo” tinha o objetivo de se contrapor ao “Estado de bem-estar social” (Welfare State), que havia sido implantado, após a II Guerra Mundial, por países como Suécia, Dinamarca, Alemanha e Inglaterra.

Alternativas

ID
4100908
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta

Na visão dos neoliberais, as políticas trabalhistas e a regulamentação da atividade econômica pelo Estado engessavam as empresas e outros agentes econômicos e teriam sido responsáveis pela crise econômica da década de 1970.

Alternativas

ID
4100914
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2012
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Algumas correntes do pensamento econômico denominaram de neoliberalismo a política econômica colocada em prática nos Estados Unidos, sob a presidência de Ronald Reagan, e no Reino Unido, sob o governo de Margareth Thatcher. Especialmente na década de 1990, essa política se disseminou por meio de organismos internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial, atingindo também os países em desenvolvimento. Segundo seus defensores, essa política foi criada com o objetivo de combater os efeitos da crise econômica que afetava os países capitalistas desenvolvidos nos anos 1970. Sobre a política neoliberal e sua visão de mundo, assinale a alternativa correta

A desregulamentação da economia e a flexibilização das relações de trabalho, aliadas ao uso intensivo de novas tecnologias, impulsionaram o processo de globalização da economia.

Alternativas

ID
4111564
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Preencha as lacunas e assinale a alternativa correta.


“O __________________ tardio ou maduro caracteriza-se por um intenso processo de monopolização do capital pela intervenção do _____________ na economia e no livre movimento do mercado, constituindo-se oligopólios privados (empresas) e estatais (empresas e fundações públicas), e expande-se após a crise de 1929-1932 e, sobretudo, após a _________________________ __________.”

Alternativas
Comentários
  • capitalismo / Estado / 2ª Guerra Mundial


ID
4111573
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

O Neoliberalismo surgiu logo após

Alternativas
Comentários
  • O neoliberalismo surgiu logo depois da Segunda Guerra Mundial, em regiões da Europa e da América onde imperava o capitalismo. Foi uma reação teórica e política veemente contra o estado do bem-estar social. ... I - O continente latino-americano foi testemunha da primeira experiência neoliberal sistemática do mundo.

  • A quebra da bolsa de Nova York não pode ser entendida como uma falha do neoliberalismo? Ou nesse contexto o termo correto não é neoliberalismo, e sim liberalismo? (o 'neo' teria vindo posteriormente)

  • GABARITO ERRADO.

    O neoliberalismo não surge "logo após" a segunda Guerra Mundial, o que surge é o keneysianismo. Algo muito diferente, e em substituição deste que o neoliberalismo surge. Na América Latina, por exemplo, o neoliberalismo foi introduzido logo após o golpe de 1973 no Chile.


ID
4921795
Banca
UDESC
Órgão
IMA-SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

Com relação ao papel do Estado na sociedade contemporânea, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica essa questão?