SóProvas


ID
3091378
Banca
FGV
Órgão
TJ-CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

João, Juiz de Direito, respondeu a processo disciplinar no âmbito do Tribunal de Justiça e foi absolvido. Insatisfeito com a absolvição, Pedro, o representante, decidiu levar o caso ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça.


À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que o Conselho Nacional de Justiça:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D!

    [CF] Art. 103-B, §4º: Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: (...) V - rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

  • GABARITO: LETRA D

    Outra questão batida:

    Ano: 2010 Banca: FGV Órgão: OAB Prova: Primeira Fase

    A respeito do Conselho Nacional de Justiça é correto afirrmar que:

    b) pode rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de Tribunais julgados há menos de um ano.

    Bons estudos!

  • O CNJ tem poder correicional: pode fiscalizar a conduta dos membros do Poder Judiciário podendo instaurar PAD, avocar PAD e rever PAD (processo administrativo disciplinar) se tiver sido julgado a menos de 01 ano.

    Fonte: anotações do caderno, aulas do professor João Trindade (IMP)

  • "Outra questão batida" PQP Q CARA CHATO

  • Gabarito: D

    Fundamento: Artigo 103-B, parágrafo quarto.

  • Gabarito : D

    Conselho Nacional de Justiça - CNJ

    CF

    Art. 103-B. § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:  

    V- rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;  

  • O CNJ pode rever o caso, de ofício ou mediante provocação, desde que julgado há menos de um ano.

  • Nunca consegui colaborar com a maioria aqui nos comentários. Vocês são ótimo s, se Deus quiser vamos viver se batendo nos corredores dos tribunais. Vlw galera
  • D. pode rever o caso até um ano após a decisão do Tribunal de Justiça; correta

    Art. 103-B

    §4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

    V - rever,de ofício ou mediante provocação,os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

  • Lembrando que a competência do CNJ é concorrente e não subsidiária à do Tribunal.

  • Gab. D

    Art. 103, § 4º, inciso V: "rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano; [...]"

  • A questão exige conhecimento acerca da organização constitucional do Conselho Nacional de Justiça. Por meio de caso hipotético, expõe situação na qual certo magistrado responde a processo disciplinar no âmbito do Tribunal de Justiça e é absolvido. Ato contínuo, o representante, decidiu levar o caso ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça. Nessa situação, é correto afirmar que o Conselho Nacional de Justiça pode rever o caso até um ano após a decisão do Tribunal de Justiça. Conforme a CF/88, temos que:


    103-B, § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:      (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) [...] V - rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004).


    Gabarito do professor: letra d.

  • Conforme vimos, poderá o CNJ rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de Juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano, com supedâneo no disposto no quinto inciso, do § 4º, do art. 103-B, da Constituição Federal. Nossa resposta está, pois, na letra ‘d’.

    Gabarito: D

  • Não concordo com a redação. Acredito ser a menos errada, pois se chegar a 1 ano não será inferior ou menos que 1 ano. Até 1 ano, e há menos de 1 ano são coisas distintas. Se minha interpretação estiver equivocada, corrijam-me.

  • Por falta de atenção li: "rever após um ano".

  • Art. 103-B

    §4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

    V - rever,de ofício ou mediante provocação,os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

  • Art. 103-B

    §4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:

  • V - rever,de ofício ou mediante provocação,os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;

    há menos de um ano e diferente de até um ano, pois 01 ano exato não entra no artigo e até um ano pode ser 01 ano exato.

  •  

    ATUALIZAÇÃO ! A EC 103/19 retirou a expressão "aposentadoria com subsídios" do art. 103-B, § 4º, da CF

    III - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção ou a disponibilidade e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;

    Em 18/11/2020 foi fixada a seguinte tese: "Nos termos do artigo 102, inciso I, r, da Constituição Federal, é competência exclusiva do Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente, todas as ações ajuizadas contra decisões do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público proferidas no exercício de suas competências constitucionais, respectivamente, previstas nos artigos 103-B, § 4º, e 130-A, § 2º, da Constituição Federal". (ADI 4412)

  • Compete ao CNJ: V–rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano.

    HÁ MENOS DE UM ANO E ATÉ UM ANO É A MESMA COISA.

    GABARITO LETRA ''D''

  • É atribuição do CNJ rever atos processuais até um ano. Ou de oficio ou por provocação.

  • Em 17/09/21 às 11:25, você respondeu a opção D. Você acertou!

    Em 17/08/21 às 17:13, você respondeu a opção B. Você errou!

    .

    Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e seus planos serão bem-sucedidos.

    | provérbios 16: 3 |

  • Acertei a questão só me recordando que os membros do MP possuem as mesmas garantias que os Juízes. Ou seja, respondi uma questão sobre o CN do MP, e nela dizia que poderia ser reexaminado em até um ano. Pode servir para você também! Acertei essa do Judiciário lembrando da do MP. Você pode acertar a do MP lembrando essa do Judiciário. Bons estudos! “Vencedor não é aquele que sempre ganha, mas o que nunca desiste.”
  • interessante que até um ano e diferente de menos de um ano, pois até um ano pode ser ano exato e pela norma não pode ser um ano exato quando diz menos de um ano, mas é a menos errada.

  • João, Juiz de Direito, respondeu a processo disciplinar no âmbito do Tribunal de Justiça e foi absolvido. Insatisfeito com a absolvição, Pedro, o representante, decidiu levar o caso ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça.

    pode rever o caso até um ano após a decisão do Tribunal de Justiça;

  •  . Competências do CNJ

    - controle de atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário

    - zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências (sua competência não alcança o STF)

    - zelar pela observância do art. 37 e apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário, podendo desconstituí-los, revê-los ou fixar prazo para que se adotem as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, sem prejuízo da competência do Tribunal de Contas da União

    - o CNJ tem competência para apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do Poder Judiciário. Entretanto, não cabe ao Conselho examinar efeitos de atos de conteúdo jurisdicional

    - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário (competência correicional), inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso e determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;

    - os Tribunais do Poder Judiciário possuem competência correicional e disciplinar. Podem, por exemplo, aplicar sanções disciplinares a magistrados que tenham cometido ilícitos administrativos

    - representar ao MP, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade

    - rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de 1 ano (podendo agravar ou abrandar a decisão)

    - elaborar semestralmente relatório estatístico sobre processos e sentenças prolatadas, por unidade da Federação, nos diferentes órgãos do Poder Judiciário;

    - elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias, sobre a situação do Poder Judiciário no País e as atividades do Conselho, o qual deve integrar mensagem do Presidente do STF a ser remetida ao Congresso Nacional, por ocasião da abertura da sessão legislativa

  • CNJ possui a competência para rever, de ofício ou mediante provocação, as decisões das Corregedorias locais que julgam, a favor ou contra, juízes e membros de Tribunais. No entanto, essa competência revisora deverá ser exercida no prazo máximo de 1 ano depois da decisão proferida (art. 103-B, § 4º, V, da CF/88).