SóProvas


ID
309199
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO)
Ano
2004
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em controle de constitucionalidade por via de ação, declarou a inconstitucionalidade de um artigo de lei federal. Nessa situação, para a referida decisão ter efeitos erga omnes, é preciso que o Senado Federal suspenda a execução do referido artigo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO.

    Questão: O Supremo Tribunal Federal (STF), em controle de constitucionalidade por via de ação, declarou a inconstitucionalidade de um artigo de lei federal. Nessa situação, para a referida decisão ter efeitos erga omnes, é preciso que o Senado Federal suspenda a execução do referido artigo.

    Controle de constitucionalidade por via de ação é o controle concentrado.
    Em regra, os efeitos da decisão no modelo concentrado, são: erga omnes, vinculante, ex tunc.
    A decisão que reconhece a inconstitucionalidade declara a lei nula, inexistente ou anulável? NULA. Por isto esta decisão retroage à data de promulgação da lei.
    Ex.: Lei X revogada pela Lei Z. Lei Z foi declarada inconstitucional. A decisão retroage. A lei X é revigorada. O efeito é repristinatório. Não precisa remeter ao Senado. O Senado não participa do controle concentrado. O art. 52, X só se aplica ao modelo difuso. A decisão do Supremo produz efeitos erga omnes e ex tunc.
  • Prevê a CF/88,no art. 52., inciso X, que compete ao Senado Federal suspender a execução, no todo ou em parte, de lei declarada inconstitucional por decisão definitiva do Supremo Tribunal Federal.
     
    Essa competência do senado é exercida por meio de resolução, em face de decisão definitiva do STF que, em controle incidental, declara a inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo do poder publico, seja ele federal, estadual ou municipal. A comunicação ao senado é feita pelo STF.
      
    Tal disposição visa: 1) evitar a proliferação de ações judiciais proposta por todos aqueles que, igualmente, se sentissem afetado pela lei ou ato inconstitucional e, decerto, prevenir e;  2) prevenir a possibilidade de conflitos de decisões – que tanto maculam a segurança jurídica e a certeza do direito – entre os vários órgão judiciários competentes para a realização do controle difuso.
     
  • No controle concentrdo não existe essa de mandar para o Senado.  Neste controle, o objeto principal da ação é a constitucionalidade.

    Já, quando o STF julga ação, via controle difuso, sua decisão irá ao Senado, o qual poderá suspender a lei ou ato normativo, aplicando, dessa forma o efeito erga omnes.
  • A questão quis confundir as expressões controle de constitucionalidade por via de ação (concentrado) e controle de constitucionalidade por via de exceção (difuso).
  • Simples - Vias de Ação = Controle abstrato; em tese, concentrado. A atuação do Senado Federal para suspender a execução da lei com efeitos erga omnes, vinculante e ex nunc é somente no Controle Difuso.
  • art. 170 CFRB

    Parágrafo único. É assegurado a todos o livre exercício de qualquer atividade econômica, independentemente de autorização de órgãos públicos, salvo nos casos previstos em lei.

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 102. § 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia contra todos e efeito vinculante, relativamente aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal. 

  • Senado não é obrigado a suspender... já parei ai

  • STF passou a entender que tanto em controle concentrado quanto em controle difuso a decisão de mérito possui eficácia erga omnes, independentemente de qualquer atuação do Senado Federal.

    Para mais informações, segue link do DOD: https://www.dizerodireito.com.br/2017/12/stf-muda-sua-jurisprudencia-e-adota.html

    x

    Educação transforma vidas,

    transformou a minha,

    pode transformar a sua.

    Bons estudos. :)

  • Atualmente, compete ao SENADO FEDERAL apenas, conferir publicidade á decisão proferida pela corte, que por sí mesmo já possui eficacia erma omnes.

    Houve pois, um mutação constitucional do art.52 da CF.