SóProvas


ID
3091999
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considere o texto abaixo.

Se concluímos que não existe um fato histórico eterno, mas existe um fato que consideramos hoje um fato histórico, é fácil deduzir que o conceito de documento siga a mesma lógica. Fato e documento histórico demonstram nossa visão atual sobre o passado, num diálogo entre a visão contemporânea e as fontes pretéritas.

(KARNAL, Leandro e TATSCH, Flávia G. “Documento e história: a memória evanescente”. In: PINSKY, Carla e LUCA, Tania de (orgs).O historiador e suas fontes. São Paulo, Contexto, 2009, p. 13)


Segundo o texto,

Alternativas
Comentários
  • O trecho apresentado, dos historiadores Leandro Karnal e Flávia Tatsch mostra a relatividade da História. Não existe “A Verdade Histórica" e sim perspectivas de análise que são marcadas pelo tempo, pelo espaço e pelos atores sociais. A História é um processo que passa por mutações. Partindo deste pressuposto, a questão pede que seja assinalada, entre as alternativas, aquela que  está  adequada ao que está  dito no trecho transcrito.

    A) CORRETO - Os fatos e documentos históricos não são “verdades imutáveis" e rígidas. Podem ser interpretados de forma diversa e terem significado diferente de acordo com o tempo. Da mesma forma que o ser humano é mutável, fatos e documentos históricos também, na medida em que trabalha com relações entre comunidades humanas.

    B) INCORRETO – Esta opção apresenta o documento histórico como imutável. Ele pode ser lógico porém, sua interpretação é passível de modificação.

    C) INCORRETO – Os documentos e fatos históricos são, sim, construções de historiadores mas, não só historiadores do passado e não necessariamente perenes pois sã passíveis de reinterpretações.

    D) INCORRETO – Esta opção pode parecer correta em função de apresentar a análise contemporânea como definitiva e verdadeira. Mas, o trabalho de estudiosos do passado não pode ser desconsiderado e, além disso, o que é contemporâneo hoje, certamente será “passado" em pouco tempo.

    E) INCORRETO - O que se entende por “ lógica dedutiva atual “ ? A opção não esclarece o suficiente para que possa ser considerada correta. Além disso apresenta fatos históricos como “passageiros". Este conceito de “passageiro" pode ser dúbio. O fato histórico existe e tem documentação. Seja escrita ou não. Neste sentido ele não é passageiro. Se assim fora não seria possível sua análise em outros tempos. Só haveria a história do tempo presente! No entanto, a análise do fato pode ser passageira. Ela pode não sobreviver no tempo.

    RESPOSTA : ALTERNATIVA A