SóProvas


ID
3092002
Banca
FCC
Órgão
SEC-BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Império Romano, diante do desafio de administrar um vasto território conquistado, estruturou-se por meio de uma ordem política

Alternativas
Comentários
  • letra E

  • Roma governava milhões de pessoas e seu exército não tinha nem 1 milhão de soldados. Então, para poder melhor controlar as províncias, os romanos faziam alianças com as elites locais. Um exemplo dessa aliança foi a crucificação de Jesus: como ele estava incomodando as elites religiosas - que também era a política da província da Judea - foi pedido aos romanos que cuidassem dele e, se não o fizessem, poderiam rever essa aliança entre judeus e romanos. Roma não pensou 2 vezes.

    GAB: E

  • O Império Romano foi, sem dúvida, o maior império territorial da antiguidade ocidental do qual se tem notícia. A expansão romana tem como marco a derrota dos cartagineses no norte da África, no século III a.C. No século II depois de Cristo ou seja, por volta de 400 anos depois, o império atingia a sua extensão máxima. Os romanos dominavam todas as terras ao redor do Mar Mediterrâneo. Por isso mesmo o chamavam de “Mare Nostrum" – Nosso Mar. Alcançaram até mesmo a Bretanha (Ilhas Britânicas) atravessando o braço de mar entre o continente e as ilhas.

    O império em sua parte ocidental existiu, embora decadente, até o século V. A parte oriental, que vai desenvolver uma história própria, sobrevive até o século XV. A questão proposta versa sobre o legado do Império Romano, no que se refere ao seu modelo político-administrativo. Como os romanos controlavam tão vasto e diversificado território ?

    A) INCORRETO – Embora o latim vulgar tenha se difundido por todas as regiões dominadas pelos romanos, não há propriamente uma imposição do idioma tampouco da cultura romana. Culturas locais sobrevivem, ainda que mescladas à hábitos e atitudes romanas, consideradas “civilizadas".

    B) INCORRETO – O sistema romano não era exatamente federativo, embora houvesse assembleias e o Senado que votavam leis e expressavam opinião, ao menos até o final do século II. No entanto, a indicação de quem seria o Imperador vinha do Imperador em exercício, que poderia indicar alguém de sua família ou algum general ou político que considerasse à altura do cargo.

    C) INCORRETO- A ocupação militar dos territórios é fato. Porém não o é a imposição do catolicismo nem a administração colocada nas mãos de dignatários da Igreja. Esta é uma característica do medievo.

    D) INCORRETO- O modelo grego foi completamente diverso daquele dos romanos até mesmo porque a proposta grega não era imperial. Os gregos criaram uma confederação de cidades estado, ligadas, acima de tudo, pela língua, cultos e cultura.

    E) CORRETO – a estrutura administrativa do império era hierarquizada a partir do centro – Roma e, contava com a articulação do dominador romano com as elites locais das áreas dominadas, encarregadas da cobrança de impostos e controle social.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E
  • O período imperial de Roma se efetivou por meio de várias conquistas, entre elas, na Grécia, Espanha, norte da África, com destaque para a absolvição e agregação da cultura grega na estrutura social romana. O Império, assim, estendia-se do Rio Reno para o Egito, chegava à Grã-Bretanha e à Ásia Menor, estabelecendo uma conexão com a Europa, a Ásia e África.

    Diante do desafio de administrar um vasto território conquistado, o Império Romano estruturou-se por meio de uma ordem política organizada de maneira hierárquica, centralizada em Roma e que contava com a adesão das elites locais das regiões dominadas para a cobrança de impostos exigida e a manutenção da ordem social.

    Resposta: E