-
Método numérico (sistema indireto):
Numérico simples: as pastas são enumeradas e a identificação de cada número é feita por meio de um índice, denominado onomástico; GABARITO
Numérico cronológico: neste método, os documentos também são organizados por números, porém a atribuição destes segue uma ordem cronológica;
Dígito-terminal: usado quando há um grande volume de informação. Desta forma, para evitar o trabalho com um número muito extenso, fraciona-se o mesmo em 3 pares e se passa a trabalhar com cada par individualmente, da direita para a esquerda.
-
Gabarito: Certo
Método numérico utilizado quando o principal elemento a ser considerado para arquivamento e busca de um documento for o seu número. É considerado um método do sistema indireto, tendo em vista que para a recuperação dos documentos deve-se fazer uso de um índice alfabético
-
métodos que precisam de números são indiretos (onde normalmente iremos procurar primeiro pelo nome para achar o código/número) teremos duas pesquisas
métodos que precisam só de letras/nomes são diretos
-
GABARITO: CERTO
Sistema indireto:
Para recuperar o documento é necessário recorrer a um índice alfabético remissivo ou a um determinado código.
Ex.: métodos numéricos.
FONTE: Arquivologia Para Concursos - Série Provas & Concursos - 4ª Edição VALENTINI,RENATO.
-
Índices Alfabéticos?
-
C
Sistema indireto: para se localizar o documento, é preciso, antes, consultar um índice ou código.
método numérico--> é um método INDIRETO.
-
CORRETA
SISTEMA DE ARQUIVOS:
ARQUIVAMENTO DIRETO --------------------> ALFABÉTICO E GEOGRÁFICO
ARQUIVAMENTO INDIRETO -----------------> IDEOGRÁFICO E NUMÉRICO
ARQUIVAMENTO SEMI-DIRETO -----------------> ALFANUMÉRICO
Ninguém disse que seria fácil!!
-
Os métodos de arquivamento podem ser divididos em três sistemas: direto, indireto e semi indireto.
O sistema direto é composto por métodos que dispensam completamente ferramentas auxiliares para a localização de documentos. Ex: alfabético, geográfico, ideográfico, etc.
O sistema indireto é composto por métodos que necessitam de ferramentas auxiliares para a localização dos documentos. Ex: numérico, cronológico, decimal, etc.
O sistema semi direto é composto por métodos que necessitam parcialmente de ferramentas auxiliares para a localização dos documentos. Ex: alfanumérico.
Portanto, como visto nas definições, o método numérico de organização necessita de ferramentas que auxiliam na recuperação dos documentos, sendo assim classificado no sistema indireto.
Gabarito do professor: Certo
-
Gab. C
Métodos numéricos. Quando o principal elemento a ser considerado em um documento é o NÚMERO, a escolha deve recair sobre um dos seguintes métodos: simples, cronológico ou dígito-terminal.
Tais métodos são indiretos, uma vez que, para se localizar um documento ou pasta, há que se recorrer a um índice alfabético (em fichas), que fornecerá o número sob o qual o documento ou pasta foram arquivados.
Por exemplo: M (de miscelânea) e documento 1 - Carlos São Pedro: M-1. (PAES, 2005)