-
Resumo dos preguiçosos:
A ideia detrás da digitalização é manter uma cópia de segurança, com um acesso facilitado. Não de possibilitar a inutilização ou incineração dos documentos como dita o enunciado
FONTE: papelada minha
-
A digitalização é tecnologia que consiste na criação de uma cópia digital de um documento físico. Tal método permite acesso mais ágil e simultâneo, ao passo que auxilia na preservação do documento, evitando que o mesmo seja utilizado e exposto a risco de danos.
Considerando que a preservação de documentos deve ser aplicada quando os mesmos devem ser mantidos por longos prazos de guarda, e que mesmo oferecendo vários benefícios a digitalização possui custos. Sua utilização deve ocorrer com o objetivo de proporcionar múltiplos acessos ao documento ou para preservar documentos originais que não serão descartados.
Além disso, incineração não é mais aceita como uma técnica de inutilização de documentos, por agredir ao meio ambiente. A técnica utilizada atualmente é a fragmentação, que pode ser manual ou mecânica.
Gabarito do professor: Errado
-
A digitalização é uma mera cópia, podendo ser usada, por exemplo, para divulgação de um edital na internet. Digitalizaremos o termo original e colocaremos a cópia na internet, porém, esta cópia necessariamente não permite eu jogar o edital original e assinado.
A micrografia permite a substituição de documentos, porém não daqueles permanentes / históricos.
Ex: Não é porque eu micrografei a assinatura do termo de posse do Ex Presidente da República Getulio Vargas que eu o jogarei fora, o documento físico, neste caso, é insubstituível.
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
Errado
DIGITALIZAÇÃO
Facilita o múltiplo acesso aos documentos. Não podendo ser eliminados, mesmo após terem sido digitalizados ou microfilmados.
Vantagens dos documentos digitais
• Usa menos espaço físico
• Facilidade de acesso às informações
• Maior Produtividade
• Facilidade de gerar e distribuir dados / informações
Desvantagens dos documentos digitais
• Fragilidade
• Tecnologia fica obsoleta com muita rapidez
• Complexidade e custo da preservação Digital;
-
Pensando por um outro ângulo... Sabemos que a digitalização não substitui a cópia original. O produto da digitalização, a imagem digital, não substitui legalmente a informação armazenada no suporte original.
Sendo assim, seria lógico meter fogo na papelada depois de digitalizar? não né...
Espero ter ajudado
Gabarito: ERRADO
-
O termo arquivo morto é válido? Se sim, a que ele se refere?
-
Arquivo morto é quando o arquivo não tem mais utilidade nenhuma, porém precisa ser guardado por questões legais.