-
GABARITO: LETRA C
? É exatamente no sentido da ação de ?estar com? ou ?próximo de? que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS.
? Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste ?estar com?, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros.
? Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida.
? Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade.
>>> Fonte: http://www.redehumanizasus.net/90050-acolhimento-vivificacao-da-producao-de-saude#sthash.fCnjDSHP.dpuf
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Implica o compromisso individual em detrimento do coletivo = significa “contrariamente ao interesse de”
-
A palavra “acolher”, em seus vários sentidos, expressa “dar acolhida, admitir, aceitar, dar ouvidos, dar crédito a, agasalhar, receber, atender, admitir” (FERREIRA, 1975). O acolhimento como ato ou efeito de acolher expressa uma ação de aproximação, um “estar com” e “perto de”, ou seja, uma atitude de inclusão, de estar em relação com. É exatamente no sentido da ação de “estar com” ou “próximo de” que queremos afirmar o acolhimento como uma das diretrizes de maior relevância política, ética e estética da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Política porque implica o compromisso coletivo de envolver-se neste “estar com”, potencializando protagonismos e vida nos diferentes encontros. Ética no que se refere ao compromisso com o reconhecimento do outro, na atitude de acolhê-lo em suas diferenças, dores, alegrias, modos de viver, sentir e estar na vida. Estética no que diz respeito à invenção de estratégias, nas relações e encontros do dia-a-dia, que contribuem para a dignificação da vida e do viver e, assim, para a construção de nossa própria humanidade.
-
II. Implica o compromisso individual em detrimento do coletivo.
Detrimento singifica: dano moral ou material; prejuízo, perda.