SóProvas


ID
3093829
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.


A ________________é uma estratégia de comprar de terceiros o máximo possível de materiais que compõem o produto final ou os serviços que necessita. Daí o grande crescimento da terceirização e parcerias.

Alternativas
Comentários
  • Na horizontalização a estratégia é comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços que necessita. Daí o grande crescimento da terceirização e parcerias. Lembrando que os processos fundamentais (core process), aquele nos quais detém a tecnologia e a qualidade para o produto final não são terceirizados.

    Pesado, jurava que era decentralização. Mas achei esse conceito ai no blog de Administradores

    GAB: B

  • Gabarito: b)

     

    • Verticalização → Produz-se (ou tenta-se produzir) internamente tudo o que puder. Essa estratégia foi dominante nas grandes empresas – usualmente denominadas conglomerados, marcadas por uma departamentalização multidivisional, até o final do século passado, no intuito de assegurar a independência de terceiros (ex: General Motors). Mais raramente, há empresas que ainda se esforçam na verticalização de seus negócios (um exemplo seria a Faber-Castell que, na última década, esforçou-se na conquista da autossuficiência no plantio de madeira, matéria-prima na confecção de lápis). No entanto, verticalizar mostrou-se um negócio arriscado, já que se corre o risco da empresa ficar “engessada”, ou seja, a imobilização de recursos e a baixa flexibilidade do processo produtivo podem tornar o negócio pouco flexível.

     

    • Horizontalização → Compra-se de terceiros o máximo de itens que irão compor o produto final. Esta estratégia é a grande tendência das empresas modernas. De modo geral, apenas os processos fundamentais (chamados core processes) não são terceirizados, por razões de segredos tecnológicos. A estrutura horizontalizada é típica do Sistema Toyota de Produção, que remete a terceiros cerca de 75% do processo produtivo.

     

    Fonte: apostila Gestão de Materiais - ENAP

  • Gab. B

    Obs.: Acredito que esta questão deveria estar classificada como "Administração de Recursos Materiais", pois verticalização e horizontalização, normalmente, são estudados dentro desta matéria.

    Dito isto, vamos lá:

    Segundo Rennó (2015, p.523), verticalização acontece quando uma organização busca produzir os produtos de que necessita dentro da própria empresa. Assim, ela tentará comprar fora o mínimo possível. Sempre que puder, tentará produzir internamente.

    Por outro lado, a horizontalização é uma estratégia que busca exatamente o contrário – comprar o máximo de produtos no mercado. Com essa estratégia, as empresas buscam montar parcerias com os principais fornecedores para que estes entreguem produtos de qualidade, com preços competitivos e na qualidade desejada.

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2015.

  • A grande dica aqui é não confundir Direito Administrativo e Administração!

  • Gab B

  • RAPAZ,QUANTO MAIS SE ESTUDA ESSA MATÉRIA MAIS SUBJETIVA ELA FICA.

  • GABARITO: LETRA B

    COMPLEMENTANDO:

    A horizontalização é uma estratégia que busca exatamente comprar o máximo de produtos no mercado. Por meio dessa estratégia, as empresas procuram montar parcerias com os principais fornecedores para que estes entreguem produtos de qualidade, com preços competitivos.

    Naturalmente, essa estratégia também gera vantagens e desvantagens. As principais vantagens são: a necessidade de investimentos menores em maquinário e instalações, a manutenção do foco da empresa nos seus processos essenciais e a exibilidade para aproveitar novas tecnologias e produtos dos parceiros.Infelizmente, a horizontalização também apresenta uma maior dependência dos fornecedores e um domínio menor das tecnologias de produção. Apesar desses problemas, essa é a estratégia que tem sido adotada pela maioria das empresas e governos por todo o mundo.

    FONTE: Administração De Recursos Materiais Para Concursos: Teoria e 370 Questões de Concursos Comentadas – Rodrigo Rennó.

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as estratégias de aquisição de recursos materiais. Dentre as alternativas, devemos marcar aquela que apresenta o tipo de estratégia de aquisição de materiais e recursos patrimoniais em que a organização opta por comprar de terceiros o máximo dos itens que compõem o produto final ou serviço.

    Verticalização 

    É a estratégia que idealiza que organização deverá produzir, ou tentar produzir, internamente tudo o que puder. Um dos grandes exemplos da aplicação desta técnica é a Ford, que por muito tempo produzia aço, pneus, vidro e centenas de componentes para a fabricação dos seus veículos automotivos. 

    Dentre as principais vantagens, temos: 

    • independência de terceiros; 
    • maiores lucros; 
    • maior autonomia; 
    • domínio sobre a tecnologia própria. 

    As principais desvantagens são: 

    • maiores investimentos; 
    • Menor flexibilidade (perda do foco) 
    • aumento da estrutura da empresa. 

    Horizontalização 

    A horizontalização é o oposto da verticalização, consistindo em comprar de terceiros tudo o que puder dos itens que comporão o produto final ou serviços de que necessita. Os únicos processos que permanecem no poder interno são os mais fundamentais, ou o que se chama de core process, por uma questão de tecnologia, qualidade e responsabilidade final sobre o processo. 

    São duas as estratégias de compras: a verticalização, que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder, ou pelo menos tentará produzir, e a horizontalização, em que a empresa compra de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços de que necessita. 

    Possui as seguintes vantagens

    • redução de custos; 
    • maior flexibilidade e eficiência; 
    • incorporação de novas tecnologias; 
    • foco no negócio principal da empresa. 

    As maiores desvantagens são: 

    • menor controle tecnológico; 
    • menor lucratividade; 
    • maior exposição. 

    Após verificarmos as estratégias, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    MARTINS, Petrônio; ALT, Paulo Renato Campos. Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2009.