SóProvas


ID
3093883
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere aos elementos e à supremacia da Constituição, aos direitos e às garantias fundamentais e aos princípios constitucionais da Administração Pública, julgue o item.


A necessidade de se instaurar o procedimento licitatório para a contratação com o Poder Público é uma das consequências do princípio da impessoalidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Princípio da Impessoalidade: Significa dizer que a Administração deve adotar critérios objetivos e pré-estabelecidos para suas decisões. Ou seja, quando realizar um procedimento licitatório, deve aplicar critérios imparciais entre todos os participantes. Não pode a Administração ser subjetiva nas suas decisões e suas atitudes.

    Logo, a necessidade de se instaurar o procedimento licitatório para a contratação com o Poder Público é uma das consequências do princípio da impessoalidade.

    Bons estudos!

  • Correto

    A Administração Pública deve presar pelo bem comum , pela transparência de seus atos, portanto o principio da impessoalidade vêm nortear essas diretrizes e a instauração de procedimento licitatório é um de muitos exemplos.

  • Imagina se não tivesse licitação, o que teria de governante contratando amigo e parente, valendo da pessoalidade.

  • Não haveria edificação caso não existisse essa necessidade na área da construção civil, por exemplo. Só haveria escombros

  • GABARITO CERTO.

    Licitação deriva do princípio da impessoalidade.

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 

    Em definição, o princípio da impessoalidade consiste na atuação da Administração sem discriminações que visem prejudicar ou beneficiar determinado administrado, ou seja, funda-se na conduta e tratamento isonômico da Administração perante os administrados, com a destinação de atingir o interesse coletivo.

    Bons estudos.

  • POISE , AQUI ONDE EU MORO NÃO RESPEITAM ESSE PRINCÍPIO DA ADM . PÚBLICA NÃO . O QUE TEM DE PARENTES SE BENEFICIANDO .

  • PRINCIPIO DA IMPESSOALIDADE=> É APLICADO, POIS CASO CONTRÁRIO O PODER PÚBLICO VIRA UMA ZONA.

    IMAGINA O PREFEITO IA CONTRATAR APENAS EMPRESAS DE SEUS AMIGOS.

    GABARITO= CERTO

    AVANTE GUERREIROS.

  • DICA: quando for fazer questões, não se baseie pelo seu "achismo", mas sim procure na sua memória o que você já aprendeu e tente usar. 

  • Certo. Se não instaurasse o Processo Licitatório, abriria margem para pessoalidade. Um prefeito, por exemplo, poderia escolher empresa de um amigo, parente, não dando oportunidade para os demais licitantes.

  • Licitação é um procedimento administrativo que objetiva a seleção da  melhor proposta para contratação com a Administração. Atualmente, a licitação é disciplinada pelas normas gerais das leis 8.666/93 e 10.520/02.

    Art. 3o  da Lei 8.666/93: “A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade (...)".


    A licitação é processada em conformidade com a impessoalidade, ou seja, a escolha da melhor proposta é feita sem considerar inclinações pessoais. Trata-se de uma faceta da isonomia. As propostas apresentadas são tratadas igualmente, sendo selecionada a mais vantajosa para a Administração, do ponto de vista técnico e econômico. A escolha é objetiva, não subjetiva, conforme o princípio da impessoalidade. 


    Gabarito do professor: certo.