SóProvas


ID
3094855
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Em relação aos testes clínicos utilizados na avaliação da articulação do punho e mão, considere as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) O Teste de Filkeinstein consiste em realizar um desvio ulnar do punho, mantendo o polegar aduzido e fletido na palma. O teste é positivo a Tenossinovite Estenosante de De Quervain se produzir dor na tuberosidade ulnar.

( ) No Teste de Phalen o paciente flexiona os punhos maximamente, mantendo os dorsos das mãos em contato, e retém esta posição por um minuto. A presença de formigamento do polegar, indicador e metade do anelar é sinal clínico para diagnosticar Síndrome do Túnel do Carpo.

( ) O Teste de Allen avalia o suprimento sanguíneo tanto da artéria radial quanto da ulnar. O paciente é orientado a abrir e fechar a mão várias vezes e estando o paciente com a mão fechada o fisioterapeuta comprime seu pulso vigorosamente sobre as artérias para ocluí-las. Quando o paciente abre a mão, o fisioterapeuta libera uma das artérias e a mão deve enrubescer imediatamente, se a mão não retoma a cor ou faz vagarosamente, a artéria estará parcial ou completamente obstruída.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

    teste de Finkelstein - toda a descrição do teste está correta, ocorre mesmo adução e flexão do polegar com desvio ulnar do punho, o teste é mesmo positivo para tenossinovite de De Quervain, porém o sintoma será dor com forte sensação de “agulhada” sobre o processo estilóide do RÁDIO (porção distal do rádio).

  • O diagnóstico da síndrome de De Quervain (Trata-se da inflamação da bainha sinovial dos tendões dos músculos extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar ao nível do punho) é fortemente sugerido pelo teste de Finkelstein. O paciente aduz e envolve o polegar com os dedos. O teste é positivo se o desvio ulnar passivo do punho provocar dor forte nas bainhas dos nervos afetados, ou seja, no região do processo estimou-se do rádio.