SóProvas


ID
3095152
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O uso de padronizações na organização do trabalho em Enfermagem

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta, ''D'', é mais interpretação do que conhecimento no assunto.

    Protocolos assistenciais são tecnologias que fazem parte da organização do trabalho da enfermagem e se constituem em um importante instrumento de gerenciamento em saúde.

    Nesse sentido, a adoção dos protocolos para o cuidado é pertinente e dá suporte para organizar e gerenciar o trabalho de enfermagem.

    Algumas instituições lançam mão dos protocolos para organizar o serviço, otimizar o trabalho e padronizar condutas, incorporando-as à prática assistencial e arranjando-se a partir dos recursos disponíveis.

    Embora essa forma de organização seja amplamente difundida nas instituições de saúde, comumente ocorrem situações em que profissionais desconhecem os protocolos ou sabem da sua existência, mas não os aplicam na prática. Ocorre também de os profissionais desenvolverem as suas ações, muitas vezes sem terem a consciência do objeto a ser modificado.

    http://reme.org.br/artigo/detalhes/1225

  • A questão aborda o tema POP - protocolo operacional padrão . Usado para padronizar o serviço de enfermagem..

    gabarito letra D > Há profissionais que não sabem que existe o POP na instituição; outros sabem, mas não seguem as orientações do POP

  • A assistência de enfermagem sem suporte teórico e padronização adequados favorece o exercício profissional imperito, negligente ou imprudente, podendo ocasionar danos à clientela, problemas legais e éticos aos profissionais e descrédito da classe pela sociedade. 

    A padronização da assistência apresenta vantagens como: maior segurança aos usuários e profissionais, redução da variabilidade de ações de cuidado, melhora na qualificação dos profissionais para a tomada de decisão assistencial, facilidade para a incorporação de novas tecnologias, inovação do cuidado, uso mais racional dos recursos disponíveis e maior transparência e controle dos custos. Além disso, protocolos facilitam o desenvolvimento de indicadores de processo e de resultados, a disseminação de conhecimento, a comunicação profissional e a coordenação do cuidado. 

    As padronizações e protocolos de enfermagem precisam ser montados em cima de uma base teórica e baseado em evidência. A elaboração do protocolo de enfermagem não depende de uma equipe multiprofissional, portanto a alternativa A está errada. 

    Os protocolos assistenciais não privilegiam o trabalho individual. Alternativa B está errada. 

    A existência de protocolo não anula a autonomia profissional – o profissional é sempre responsável pelo que faz ao utilizar ou não um protocolo. Alternativa C está incorreta. 

    De acordo com o já colocado acima, o uso de padronizações na organização do trabalho em Enfermagem evidencia a superação da contradição entre a padronização das ações e a individualização do cuidado. Alternativa D está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra D 

    Bibliografia 

    Pimenta, Cibele A. de M...[et al.]. Guia para construção de protocolos assistenciais de enferma- gem/Cibele A. de M. Pimenta...[et al.].; COREN-SP – São Paulo: COREN-SP, 2015.