SóProvas


ID
309877
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Chester Barnand, um dos primeiros teóricos a enfatizar a organização como um sistema social, as pessoas, para alcançarem seus objetivos, não atuam isoladamente, mas mediante interações com outras pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Barnard defende que para funcionar bem, a organização precisa contar com comunicação efetiva e que deve existir uma compatibilização entre objetivos individuais e organizacionais para maior produtividade.
  • "Barnard observa que as organizações são construídas com fins específicos e determinados, porém empregam indivíduos que possuem objetivos diversos e interesses próprios, que podem não se coadunar com os das organizações. Ele reconhece a natureza única do indivíduo, que detém poder de escolha e vontade própria. O autor diz que as organizações são sistemas cooperativos que emergem porque os indivíduos, que detêm objetivos próprios, não podem realizá-los sozinhos, então se associam a fim de satisfazê-los." 

    FONTE: MOTTA & DE VASCONCELOS. Teoria Geral da Administração

  • Bernard defende também que as empresas regem-se pela cooperação entre indivíduos..

  • CORRETO.

    Comentário: Já em meio à Teoria Clássica e antecipando-se à Teoria das Relações Humanas surgiram autores (pioneiros) que criticaram as bases da teoria administrativa, ficando em meio à transição entre essas teorias. E um deles foi Chester Barnard abordando o aspecto social na organização.

    Parte superior do formulário

    Chester I. Barnard (1886-1961): Introduzio a teoria da cooperação na organização. Como as pessoas têm limitações – biológicas, físicas e psicológicas –, elas precisam superá-las por meio do trabalho conjunto. A cooperação entre as pessoas surge da necessidade de sobrepujar as limitações que restringem a ação isolada de cada uma. A necessidade de cooperar entre si leva as pessoas a constituírem grupos sociais e organizações. Um grupo social existe quando:

    -Existe interação entre duas ou mais pessoas

    -Há desejo e disposição para cooperar

    -Existem objetivos comuns entre elas

    Assim a organização é um sistema cooperativo racional. A racionalidade reside nos fins visados pela organização, isto é, nos alcance dos objetivos comuns. No fundo, as organizações existem para alcançar objetivos que as pessoas isoladamente não conseguem alcançar. Pg.100 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

  • Correta

    Pensador da Escola das Relações Humanas, foi um dos primeiros teóricos da administração a ver o homem como um ser social, e a estudar suas organizações informais dentro das empresas.

    Para ele, as organizações eram sistemas sociais que exigiam cooperação.

    Fonte:Wikipedia

  • Confesso que essa questão suscitou dúvidas e controvérsias. Que eu saiba o protagonista da Teoria das Relações Humanas (1932) foi o americano Elton Mayor onde foi dado os primeiros passos aos pensamentos do homem social. o Chandler foi um dos protagonistas juntamente com Stalker da Teoria da Contingência (1972) que postulava que tudo era relativo e tudo dependia. Acredito que houve um equívoco no enunciado.