SóProvas


ID
309886
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Caso opte por descentralizar, o administrador deve considerar o fato de essa decisão poder acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas da sua organização.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    Trata-se de uma desvantagem da descentralização já que o especialista na função de liderança deixa de exercer a função de execução de ativdades ou tarefas, na qual é "especialista" (habilidade técnica) e passa a desempenhar funções conceituais e interpessoais (exigidas, por exemplo, em situação de gerência).
  • 11lSltficiente aproveitamento dos especialistas.

    Em geral, os maiores especialistas de staff estão concentrados nos escritórios centrais. Com a descentralização, a tendência é pensar que não se necessita da assessoria da matriz. O staff da matriz pode ser adequadamente utilizado desde que a direção defina as relações entre a matriz e o campo de atividades, a fim de encontrar o melhor equilíbrio entre as vantagens de aguardar a chegada do assessoramento superior e a ação no mesmo lugar.


    TGA/2004 - Chiavenato

    Administrador Julio
    TGA 

  •     Essa questão, na minha humilde opinião, foi difícil de engolir de primeira... Mas, vamos lá! 
        Tanto a centralização quanto a descentralização referem-se aos níveis hierárquicos da organização e como as decisões deverão ser tomadas.
        Na centralização o poder decisório estará mais próximo do topo da pirâmide organizacional, enquanto na descentralização o poder decisório estará mais próximo da base da pirâmide organizacional.
        Como vantagens da centralização Chiavenato destaca, entre outras, as seguintes:
    ·         Os tomadores de decisão no topo da hierarquia são mais bem preparados do que os que estão nos níveis mais baixos;
    ·         A centralização elimina esforços duplicados de vários tomadores de decisão e reduz os custos operacionais;
        A descentralização consiste em distribuir o poder decisório para os níveis mais baixos das organizações fazendo com que decisões e fatos estejam mais próximos. Quanto maior for o nível de  d e s c e n t r a l i z a ç ã o, maior será o número de decisões tomadas nos níveis inferiores.
        Além disso, com a descentralização exige-se menos supervisão, pois ela traduz-se em uma relativa autonomia e independência para tomar decisões
        Portanto, afirmar que a descentralização pode acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas está correto, já que, segundo Chiavenato, os tomadores de decisão no topo da hierarquia são mais bem preparados (especialistas)  do que os que estão nos níveis mais baixos, mais ligados à execução, operação; por isso, ao se descentralizar, poderá ocorrer o afirmado pela questão, visto que as decisões serão tomadas por esses "menos" preparados, acarretando aproveitamento insuficiente dos especialistas; os quais não estarão focados nas decisões daqueles, por conseguinte, abrindo brecha para ocorrência das desvantagens da descentralização, como a referida na questão.
  • Minha namorada brigou comigo porque ela disse que escrevo de forma que ela precisa ler atentamente para entender.
    Então, é o seguinte:
    Quando o administrador opta pela descentralização, a maioria das decisões ocorrerão por parte dos oreias secas, que estão no nível mais baixo da hierarquia, nível operacional, de execução.
    E os mais providos de conhecimento, os cabeçudos - da alta hierarquia - não estarão preocupados com as decisões dos oreia; porque, por meio da descentralização, foi passada a responsabilidade das decisões para os oreia.
    Então, tá certa a questão, já que rolando a descentralização, a organização não aproveita tanto seus especialistas porque a organização deixa os oreia seca decidirem e não os cabeçudos, inteligentes, especialistas. 
  • Quando leio sobre aproveitamento errado de especialistas sempre penso na descentralização funcional. Ou seja, as funções iguais sendo desempenhas em vários departamentos. Isto acarretaria um desperdício de recursos.
    Por que todos entenderam como descentralização do processo decisório?
  • pessoal, me ajudem a entender essa questao.
    no meu entendimento, uma organização descentralizada(horizontalizada) é mais especializada, logo imagino que deveria aproveitar mais seus especialistas.
    entao por que a questao diz que ao descentralizar ela perde na especializaçao????

  • "Caso opte por descentralizar, o administrador deve considerar o fato de essa decisão poder acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas da sua organização."

    Em tese, quem está no topo, na alta hierarquia, é generalista. Imagine um diretor-administrativo de uma megaempresa, em nível estratégico e seu gerente, em nível tático, um pouco abaixo. Quem é especialista? O gerente, óbvio, não o diretor. Como é então que a questão diz que a descentralização causa não aproveitamento dos especialistas da organização. Até onde estudei em administração, quanto maior o nível hierárquico maior tendência à generalização pela necessidade de uma visão macro da organização. Quando se desce na escala hierárquica, vai se especializando cada vez mais. Prova disso é que as habilidades conceituais estão no nível estratégico; as humanas, no tático e as técnicas no operacional. A visão do todo vem de cima; a visão da parte vem de quem está na base. Foi esse o meu raciocínio para resolver essa questão. Por favor, se estiver errado, estou sujeito aos comentários. Obrigado. 

  • Este aspecto constitui, de fato, uma desvantagem da descentralização. A descentralização faz com que as decisões sejam pulverizadas nos níveis mais baixos da organização. Quem recebe o poder de decisão normalmente é um funcionário que antes atuava como especialista, em sua especialidade (competência técnica). Quando esse especialista recebe a descentralização, deixa de exercer (ou, pelo menos, passa a exercer menos) a função de execução de atividades ou tarefas de sua especialidade e passa a desempenhar funções gerenciais, que envolve aspectos de tomada de decisão, situação que poder acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas da organização. Questão Certa. 


    FONTE: PONTO DOS CONCURSOS

  • Caro Delcy,

    As habilidades humanas não estão no nível tático e sim em todos os 3 níveis.

  • Isto realmente acontece. Quando o gestor descentraliza, ele passa a desempenhar mais o papel gerencial ou estratégico do que um papel operacional. Com isso, estes especialistas não irão utilizar estes conhecimentos, sendo mais voltados para os aspectos de gestão e coordenação de pessoas subordinadas. O gabarito é mesmo questão certa.

    Prof. Rodrigo Rennó - Estratégia Concursos


  • Caso opte por descentralizar, o administrador deve considerar o fato de essa decisão poder acarretar aproveitamento insuficiente dos especialistas da sua organização. ( CERTA)

    _____________________________________________________________________________________________________

    Desafios e dificuldades causados pelos Subordinados: Na Descentralização

    -Não pedir delegação, não tomar iniciativa de alocar a execução de tarefas novas.

    -Evitar assumir o risco da decisão.

    -Incapacidade (técnica, psicológica etc.), não ter habilitação, competência para execução da tarefa solicitada, preferir a segurança da rotina à ambigüidade/incerteza gerada pela execução de novas tarefas.

  • Algumas desvantagens da descentralização:

    Inadequada utilização dos especialistas centrais.

    Maior necessidade de controle e de coordenação.

    Maior dificuldade de normatização e de padronização.

    Pouca flexibilidade da organização frente a situações excepcionais.

    Necessidade de contar com dirigentes treinados para a descentralização.

    O custo das comunicações tende a aumentar.

  • MAIOR INEFICIÊNCIA NA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS (HUMANOS, FINANCEIROS, MATÉRIAS E EQUIPAMENTOS) DA EMPRESA; OU SEJA, PREJUDICA A ESPECIALIZAÇÃO.

     

     

     

     

    GABARITO CERTO

  • Q649235 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: INPI Prova: Analista de Planejamento - Administração

    Nas organizações centralizadas, há predominância de uniformidade de procedimentos, enquanto, nas organizações descentralizadas, há perda de uniformidade e tendência ao desperdício e à duplicação. CERTA.

  • Desvantagens da Descentralização

     

    - Perda da Uniformidade;

    -Tendência ao disperdício;

    - Canais de comunicação mais dispersos;

    - Maior dificuldade de localizar os responsáveis pelos erros;

    - Insuficiente aproveitamento dos especialistas;

    - Dificuldade de controle e avaliação do desempenho da organização;

     

  • Princípio de Peter.

  • Principais Vantagens da Descentralização :

    ·        possibilidade de gerar maior especialização nas diferentes unidades organizacionais;

    ·        menor exigência de tempo nas informações e decisões;

    ·        maior tempo à Alta Administração para outras atividades;

    ·        possibilidade de gerar efeito competitivo, o que pode aumentar a produtividade;

    ·        maior facilidade de definição de objetivos e metas para as unidades organizacionais e as pessoas;

    ·        possibilidade de maior desenvolvimento das pessoas no aspecto administrativo e gerencial;

    ·        possibilidade de maior motivação;

    ·        possibilidade de maior participação;

    ·        possibilidade de atendimento mais rápido às necessidades da empresa e das unidades organizacionais;

    ·        melhor desenvolvimento da capacitação gerencial e profissional;

    ·        tomadas de decisões mais próximas da ocorrência dos fatos;

    ·        diminuição de conflitos entre os vários níveis hierárquicos da empresa; e tendência a maior numero de idéias inovadoras

    Principais Desvantagens :

    ·        inabilidades de quaisquer pessoas em manter observações sobre as modificações das condições locais ou de uma operação complexa, provocando decisões sem visão de conjunto;

    ·        sistemas inadequados no sentido de compreensão de desenvolvimento dos subordinados;

    ·        possibilidade de efeitos negativos na motivação;

    ·        maior necessidade de controle e de coordenação;

    ·        risco de duplicar esforços para executar determinadas atividades;

    ·        maior dificuldade de normatização e de padronização;

    ·        maior ineficiência na utilização de recursos (humanos, financeiros, matérias e equipamentos) da empresa; e

    ·         maior dificuldade de coordenação de atividades que envolvam alto nível de interdependência.