SóProvas


ID
3098995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Sobre a atuação do assistente social na política de saúde, julgue o item que se segue.


A alta a pedido do usuário é atribuição do assistente social, já que esse procedimento, na maioria das vezes, é motivado por determinantes sociais.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    ? Conforme o documento: Parâmetros para a Atuação de Assistentes Sociais na Saúde:

    ? A alta a pedido também é uma situação que recai sobre a equipe e, muitas vezes, sobre o profissional de Serviço Social. Algumas reflexões são importantes sobre o significado da alta e da autonomia do usuário no serviço de saúde e que procedimentos a equipe deve adotar coletivamente. O usuário, na condição de sujeito protagonista da sua história, deve ser autônomo para decidir sobre os rumos do tratamento de saúde a ser adotado e a que procedimentos deve ser submetido. Entretanto, vale questionar, de que protagonismo e autonomia está se falando, posto que os usuários dos serviços de saúde pública são fruto de uma sociedade desigual e, assim, como pode protagonizar o seu direito a saúde? O usuário, civilmente capaz, deve exercer o seu direito de decidir sobre o seu tratamento e sobre que rituais deve adotar quanto ao destino de sua saúde. Porém, deve também ser esclarecido quanto aos procedimentos e quanto ao tratamento que será adotado e, em caso de solicitar a alta este usuário deverá ser abordado pela equipe de saúde. Segundo o artigo 46, do Código de Ética Médica, os médicos só podem se recusar a dar a alta a pedido ao usuário no caso de iminente risco de vida, em caso contrário, deve ser respeitada a decisão do usuário.

    ? Assim, a atuação do assistente social frente a este procedimento é o de orientação, esclarecimento, e reflexão junto ao usuário e à equipe de saúde com relação às condições objetivas que estão impulsionando os usuários a tomarem esta decisão.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.

  • É o mesmo caso da questão anterior. “Alta a pedido” não está no roll de atribuições citadas pelo art. 5º da lei 8662/93. Logo, não é considerada uma atribuição privativa do assistente social e assim, o item está errado.

    Resposta: ERRADO

  • “Entendemos que o médico decide acerca da alta hospitalar e, quando a saída do paciente se dá contrariamente à decisão médica, o risco de vida deve ser ponderado. O Termo de Responsabilidade assinado pelo paciente ou duas testemunhas alheias ao caso pode representar defesa hábil e suficiente para o médico.”