-
GABARITO: ERRADO
? A partir da Revolução Industrial do século XVII, fato marcado pela tomada do poder econômico e político pela classe trabalhadora, a questão social alcançou relevância semelhante àquela que se consolidou, posteriormente, nos séculos XIX e XX.
? Não foi uma relevância semelhante, ao contrário, os tempos marcaram olhares distintos acerca da "questão social"; somente no século XX ela passou a ser vista de uma forma mais crítica, porém ainda demorou-se bastante.
? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! O que nos parece uma provação amarga pode ser uma bênção disfarçada.
-
Revolução Industrial - Maior organização da classe trabalhadora, porém ainda de forma muito tímida - Questão social - Problema Moral e individual .
-
Quando se fala que uma alcançou semelhança, é o mesmo que dizer que apesar da semelhança ainda existia diferenças entre a "questão social de uma época para outra. O erro pra mim está em conceber que não existem vários tipos de "questões sociais". Pode se passar a época que for que a questão social será a mesma. O que mudará serão as expressões da questão social que estarão coligadas ao tipo de capitalismo da época (monopolista, concorrencial, gerencialista...)
-
eu acredito que o erro da questão está em "marcado pela tomada de poder econômico e político pela classe trabalhadora..." isso ainda não aconteceu, houve lutas e conquistas, mas a tomada de poder virá ainda hehehe...
-
Essa questão tem vários erros.
A partir da Revolução Industrial do século XVII, fato marcado pela tomada do poder econômico e político pela classe trabalhadora, a questão social alcançou relevância semelhante àquela que se consolidou, posteriormente, nos séculos XIX e XX.
Por partes:
Primeiro erro: A revolução industrial aconteceu no século XVIII (e não no século XVII, como está na questão).
Segundo erro: Com a revolução industrial, quem toma o poder econômico e político é a burguesia (e não a classe trabalhadora).
Terceiro erro: A Questão Social apresenta diferentes expressões ao longo dos séculos, variando inclusive sua relevância e forma de enfrentamento. Se pensar a QS no século XVIII, tem-se uma intervenção no âmbito da repressão e da caridade/ assistencialismo. Já no século XX, tem-se uma intervenção na perspectiva de ampliação dos direitos (vide Estado de Bem-Estar Social nos países de capitalismo central). Então não é uma relevância semelhante, têm particularidades - apesar de que, a raiz da QS, enquanto contradição entre capital e trabalho, permanece a mesma.
-
Para mim o erro da questão:
A partir da Revolução Industrial do século XVII, fato marcado pela tomada do poder econômico e político pela classe trabalhadora, a questão social alcançou relevância semelhante àquela que se consolidou, posteriormente, nos séculos XIX e XX.
A “questão social”, enquanto categoria teórica e problemática histórica, emergiu no cenário europeu em meados do século XIX, quando a classe proletária, então liderada pelas suas franjas operárias, impôs-se como um ator político independente e autônomo, lutando e reivindicando soluções para suas mazelas, tais como pauperismo, fome, péssimas condições de habitação, degradação do espaço urbano, dentre outras tantas. Estamos diante de necessidades sociais prementes sendo transformadas em demanda política coletiva, organizada e consciente dos seus meios e objetivos.
Fonte:
A “QUESTÃO SOCIAL” NA ORIGEM DO CAPITALISMO: pauperismo e luta operária na teoria social de Marx e Engels
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL
O erro da questão:
*A Revolução Industrial ocorreu no no séc. XVIII;
*Nunca houve tomada de poder econômico e político por parte da classe trabalhadora;
*E a questão social não surgiu no séc. XVIII, uma vez que que a classe operária começou a se manifestar politicamente e exigiu o seu reconhecimento enquanto classe trabalhadora a partir do séc. XIX, provavelmente também pela tensão que já vivia a Europa, uma secessão de conflitos.
Pelo que eu entendo a passagem da Revolução Industrial se deu pela manifestação da classe burguesa que não aceitava o sistema da época,o feudalismo, queria o fim, para que ocorresse o livre mercado. A partir daí dando início ao capitalismo.
"A Revolução Francesa foi a alavanca que levou a França do estágio feudal para o capitalista e mostrou que a população era capaz de condenar um rei.
Igualmente, instalou a separação de poderes e a Constituição, uma herança deixada para várias nações do mundo."
Vamos nessa!!!